Debate Corporativo: O Poder das Multinacionais

Desenvolvida por: Sandra… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Geografia
Temática: Globalização e suas Facetas

Nesta atividade, a sala de aula se transformará em um vibrante fórum de debate, dando vida às complexidades do mundo globalizado. Os alunos assumirão papéis diversos, representando stakeholders chave como corporações internacionais, líderes de países em desenvolvimento, ativistas de ONGs e cidadãos de comunidades impactadas. Eles mergulharão em questões críticas como o impacto das corporações na economia global, as questões éticas de suas operações, responsabilidade social e as repercussões para as comunidades locais. Essa vivência proporcionará uma compreensão profunda das dinâmicas globais, fomentando um debate articulado e crítico. A preparação envolverá pesquisa aprofundada sobre os tópicos de discussão, permitindo aos alunos articular seus pontos de vista e defender suas posições com base em evidências e análises. A atividade promete ser um exercício estimulante de argumentação, pensamento crítico e empatia por perspectivas globais divergentes, desvendando o papel complexo das corporações na modelagem do cenário global contemporâneo.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é habilitar os alunos a compreenderem e debaterem as complexidades da globalização e o papel das corporações multinacionais, desenvolvendo habilidades críticas em argumentação e análise. Os estudantes serão incentivados a explorar diferentes perspectivas, promovendo uma compreensão mais profunda sobre como as operações das grandes corporações afetam a economia global, sociedades locais, e o meio ambiente. Através do engajamento direto e da pesquisa, eles aprenderão a construir argumentos sólidos, a considerar e a responder às opiniões contrárias com respeito e profundidade, e a refletir sobre a ética e a responsabilidade social das corporações no mundo contemporâneo.

  • Compreender o impacto das corporações internacionais na economia global.
  • Desenvolver habilidades de argumentação e debate.
  • Analisar a ética por trás das operações internacionais das corporações.
  • Refletir sobre a responsabilidade social das corporações.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF09GE02: Analisar a atuação das corporações internacionais e das organizações econômicas mundiais na vida da população em relação ao consumo, à cultura e à mobilidade.
  • EF09GE05: Analisar fatos e situações para compreender a integração mundial (econômica, política e cultural), comparando as diferentes interpretações: globalização e mundialização.
  • EF09GE15: Comparar e classificar diferentes regiões do mundo com base em informações populacionais, econômicas e socioambientais representadas em mapas temáticos e com diferentes projeções cartográficas.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático centrará em entender a globalização, o papel e a influência das corporações internacionais, ética em negócios globais, e a responsabilidade social corporativa. Os alunos serão expostos a uma gama de exercícios de pesquisa, análise crítica e formulação de argumentos, que os prepararão para o debate. Este currículo visa fornecer aos alunos uma base sólida para compreender as questões globais contemporâneas através do prisma das ações corporativas e suas consequências para diferentes partes interessadas no mundo globalizado.

  • Conceitos de globalização e mundialização
  • O impacto das corporações na economia global
  • Ética e operações internacionais
  • Responsabilidade social corporativa
  • Perspectivas de diferentes stakeholders: Corporações, governos, ONGs, e comunidades

Metodologia

Utilizando metodologias ativas como Atividade Mão-na-massa e Aprendizagem Baseada em Projetos, os alunos serão incentivados a se engajar ativamente na construção de seu conhecimento. Este enfoque prático visa promover uma aprendizagem significativa, onde os estudantes assumem um papel central na pesquisa, análise e discussão de temas relevantes. O trabalho em equipe será essencial, estimulando a colaboração entre os alunos enquanto assumem diferentes papéis no debate. Este método promove não apenas o entendimento profundo dos conteúdos, mas também o desenvolvimento de habilidades sociais e de comunicação.

  • Pesquisa individual e em grupo sobre as partes interessadas
  • Preparação de argumentos para o debate
  • Simulação de debate em sala de aula com papéis atribuídos
  • Feedback e reflexão pós-debate

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, haverá uma introdução ao tema e distribuição dos papéis, seguida de uma sessão de pesquisa e preparação para o debate. A segunda aula será dedicada ao debate propriamente dito, permitindo a expressão e discussão das diferentes perspectivas.

  • Aula 1: Introdução ao debate e fase de pesquisa
  • Aula 2: Realização do debate e reflexão

Avaliação

A avaliação será baseada na participação, pesquisa, qualidade dos argumentos apresentados e capacidade de resposta às questões levantadas. Será considerado também o nível de colaboração entre os alunos na fase de preparação. Feedback será fornecido após o debate, enfocando não apenas o conteúdo, mas também as habilidades de comunicação e cooperação demonstradas. Exemplos de critérios específicos incluem a clareza na apresentação das ideias, uso de evidências para suportar argumentos, capacidade de engajar com argumentos contrários de forma respeitosa e construtiva, e contribuições para o aprendizado coletivo.

Materiais e ferramentas:

Os recursos incluirão materiais didáticos sobre globalização e corporações internacionais, acesso à internet para pesquisa, e um guia de debate que orienta os alunos sobre como estruturar argumentos e responder a contra-argumentos. Além disso, será utilizado um espaço de sala de aula que permita a configuração para um debate, incentivando a interação e a discussão entre os participantes.

  • Material didático sobre globalização
  • Guias de preparação para debate
  • Acesso à internet para pesquisa
  • Espaço de sala de aula preparado para debate

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo