Debate Cultural: Todos Diferentes, Todos Importantes

Desenvolvida por: Andrei… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Geografia e História
Temática: Diversidade cultural e étnica

Esta atividade aborda a riqueza das diversidades cultural e étnica ao redor do mundo, instigando os alunos a se aprofundarem na história, cultura, música, dança e sistemas de crenças de grupos étnicos minoritários. Os estudantes serão divididos em grupos, e a cada um será atribuído um grupo étnico minoritário para que realizem pesquisas aprofundadas, com o intuito de preparar uma breve apresentação que destaque a importância cultural única de seus grupos e os desafios enfrentados especialmente pelo avanço da modernidade sobre suas tradições. Essas apresentações darão base a uma roda de debate focada no respeito às diferenças e na necessidade de preservar essas culturas ricas em um mundo cada vez mais globalizado. A atividade estimula a troca de conhecimentos, fomenta a empatia e a conscientização sobre a importância da diversidade cultural como patrimônio da humanidade.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é sensibilizar os alunos para a importância das diversidades cultural e étnica, promovendo a compreensão e o respeito pelas diferentes manifestações culturais ao redor do mundo. Busca-se desenvolver a empatia e o respeito mútuo entre os alunos, ao mesmo tempo em que se valoriza e se destaca a importância de preservar as culturas minoritárias frente aos desafios contemporâneos, como a globalização e a homogeneização cultural. Os estudantes irão aprimorar suas habilidades de pesquisa, argumentação e comunicação, enquanto se engajam ativamente na exploração de diferentes perspectivas culturais e na reflexão crítica sobre temas de relevância global.

  • Promover a conscientização sobre a importância da diversidade cultural e étnica
  • Estimular a empatia e o respeito pelas diferentes culturas
  • Desenvolver habilidades de pesquisa, apresentação e debate
  • Fomentar o pensamento crítico sobre o impacto da modernidade nas culturas minoritárias
  • Incentivar o respeito ao princípio da diversidade como valor humano essencial

Habilidades Específicas BNCC

  • EF09GE01: Analisar criticamente de que forma a hegemonia europeia foi exercida em várias regiões do planeta, notadamente em situações de conflito, intervenções militares e/ou influência cultural em diferentes tempos e lugares.
  • EF09GE03: Identificar diferentes manifestações culturais de minorias étnicas como forma de compreender a multiplicidade cultural na escala mundial, defendendo o princípio do respeito às diferenças.
  • EF09GE04: Relacionar diferenças de paisagens aos modos de viver de diferentes povos na Europa, Ásia e Oceania, valorizando identidades e interculturalidades regionais.

Conteúdo Programático

A proposta pedagógica deste plano abraça a pluralidade das expressões culturais e étnicas que compõem o espectro humano. Compreende-se que o estudo e o entendimento das diversas manifestações culturais ao redor do mundo são fundamentais no processo educacional para nutrir uma sociedade mais inclusiva e empática. Assim, o conteúdo programático inclui o estudo de diferentes grupos étnicos minoritários, enfocando suas tradições, música, dança, sistemas de crenças, e como estes são afetados e, por vezes, ameaçados pela modernidade. Este conteúdo visa expandir os horizontes dos alunos, elevando o respeito e a valorização dessas culturas.

  • Conceitos básicos sobre diversidade cultural e étnica
  • Importância da preservação das culturas minoritárias
  • Diferentes sistemas de crenças e suas manifestações culturais
  • Impactos da modernidade sobre tradições culturais

Metodologia

Esta atividade será embasada em metodologias ativas, como Atividade Mão-na-massa, Roda de Debate e Aprendizagem Baseada em Projetos, proporcionando aos alunos o protagonismo em sua jornada de aprendizagem. Os alunos realizarão pesquisas em pequenos grupos sobre os grupos étnicos designados e prepararão apresentações que abarquem elementos culturais, históricos e atuais destas comunidades. Posteriormente, essas apresentações serão compartilhadas em uma roda de debate, incentivando uma discussão rica sobre o respeito às diferenças e sobre como é possível atuar na preservação dessas culturas únicas.

  • Pesquisa em pequenos grupos sobre os grupos étnicos atribuídos
  • Preparação de apresentações multimídia
  • Realização de roda de debate orientada
  • Discussão e reflexão em grupo sobre os temas abordados

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida ao longo de 3.6 aulas de 50 minutos cada, totalizando aproximadamente 3 horas. As duas primeiras aulas serão dedicadas à pesquisa e preparação das apresentações. Na sequência, a terceira aula será destinada à apresentação dos grupos. Por fim, a quarta aula será reservada para a roda de debate e discussões finais sobre o aprendizado.

  • Aula 1: Introdução ao tema e divisão de grupos
  • Aula 2: Pesquisa e preparação das apresentações
  • Aula 3: Realização das apresentações
  • Aula 4: Roda de debate e discussões finais

Avaliação

A avaliação desta atividade será realizada com base na qualidade da pesquisa realizada, na clareza e profundidade da apresentação do grupo e na participação ativa no debate. Serão avaliados critérios como a habilidade de argumentação, o respeita às opiniões divergentes, e a capacidade de síntese e reflexão crítica sobre os temas discutidos. Um instrumento de avaliação, como uma rubrica, pode ser utilizado para determinar critérios específicos de avaliação como coesão e coerência da apresentação, profundidade da pesquisa, respeito e empatia nas discussões, entre outros. Exemplos de desempenho e feedback serão fornecidos aos alunos para incentivar o contínuo desenvolvimento e aprendizado.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como acesso à internet, projetor multimídia para as apresentações, espaço apropriado para a roda de debate e materiais de apoio para pesquisa como livros, artigos e documentários. Materiais de escrita e de papelaria também serão úteis para anotações e preparação das apresentações. Isso assegura que os alunos tenham as ferramentas necessárias para a pesquisa, discussão e reflexão crítica.

  • Acesso à internet para pesquisa
  • Projetor multimídia para apresentações
  • Espaço físico adequado para uma roda de debate
  • Materiais de apoio para pesquisa (livros, artigos, documentários)
  • Materiais de escrita e papelaria

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo