A atividade intitulada 'Debate das Corporações Globais' destina-se a alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e tem como propósito explorar o impacto das corporações internacionais no consumo, cultura e mobilidade ao redor do mundo. Os alunos serão divididos em grupos, cada um responsável por pesquisar sobre uma ou mais corporações de relevância global, investigando suas origens, áreas de atuação, presença em diferentes mercados e o impacto que geram nas sociedades locais. Esses estudos terão como objetivo fomentar discussões críticas em uma roda de debates, onde serão partilhadas as descobertas de cada grupo, e todos os alunos terão a oportunidade de discutir sobre os benefícios e desafios que essas corporações enfrentam em contextos internacionais diversos. A atividade busca, portanto, desenvolver a habilidade analítica dos alunos, incentivando a conscientização sobre como essas entidades influenciam as diversas esferas da vida cotidiana.
Os Objetivos de Aprendizagem para a atividade 'Debate das Corporações Globais' visam fomentar o desenvolvimento crítico e analítico dos alunos em relação à presença e influência das corporações internacionais no mundo. A atividade tem a intenção de capacitar os alunos a entenderem as complexidades das operações globais e seus impactos nas economias locais, na cultura e na mobilidade das populações.
O Conteúdo Programático desta atividade abrange uma análise abrangente de como as corporações influenciam e se moldam às culturas locais e globais. Ao examinar casos práticos, os alunos terão a oportunidade de observar as estratégias de mercado e a forma como essas empresas interagem com legislações e costumes locais. Esse conhecimento, aliado ao debate crítico, ajudará os alunos a entenderem o papel desempenhado por essas entidades em um contexto global.
A metodologia aplicada na atividade 'Debate das Corporações Globais' baseia-se em um aprendizado ativo, no qual os alunos pesquisam e discutem temas relevantes de forma colaborativa. A divisão em grupos permite a partilha de responsabilidades e a troca de conhecimentos, sendo cada estudante um elemento ativo no processo de aprendizado. As pesquisas realizadas serão usadas como base para fomentar a roda de debates, estimulando a argumentação crítica e a defesa de pontos de vista apoiados em dados concretos.
O cronograma está estruturado em 6 horas de atividade, distribuídas em 7.2 aulas de 50 minutos cada. Essa distribuição visa garantir que haja tempo suficiente para pesquisa, discussão e reflexão crítica. As aulas são planejadas de forma a permitir o aprofundamento nas corporações selecionadas, bem como o desenvolvimento de habilidades de apresentação e debate.
A avaliação da atividade será realizada por meio da observação dos alunos durante as apresentações e dos debates. Será considerado o entendimento dos alunos sobre o tema, a capacidade de análise crítica, a coerência na apresentação dos dados coletados e a participação ativa nos debates. Critérios específicos incluirão a clareza na exposição, a habilidade em defender argumentos com base em dados e a empatia demonstrada ao lidar com opiniões divergentes. Exemplo: durante o debate, um grupo poderá receber feedback positivo caso conseguirem demonstrar como uma corporação específica influencia a cultura local e ao mesmo tempo debater soluções para mitigar desafios apresentados.
Os recursos necessários para a realização desta atividade incluem materiais de pesquisa digital e impressa, dispositivos tecnológicos para apresentar os resultados (tais como computadores, projetores ou tablets) e um ambiente de sala de aula configurado para facilitar uma roda de debates. Esses recursos buscam fornecer as ferramentas necessárias para uma pesquisa eficaz e uma apresentação envolvente.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula