Debate Geo-Ético: Impactos Humanos no Ambiente

Desenvolvida por: Antoni… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Geografia
Temática: Impactos Humanos no Meio Ambiente

Nesta atividade prática, denominada 'Debate Geo-Ético: Impactos Humanos no Ambiente', os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de explorar, de maneira crítica e reflexiva, os diversos impactos que as atividades humanas exercem sobre o meio ambiente. A partir de uma seleção criteriosa de tópicos como desmatamento, poluição, uso excessivo de recursos naturais e ocupação desordenada do solo, os estudantes serão incentivados a identificar as principais causas desses problemas, além de propor soluções viáveis e sustentáveis para minimizá-los. A metodologia ativa, que inclui Saída de Campo, Atividade Mão-na-massa, Roda de Debate e Aprendizagem Baseada em Jogos, será empregada com o objetivo de proporcionar uma experiência educacional completa, estimulando não apenas a aquisição de conhecimentos teóricos, mas também o desenvolvimento de habilidades de argumentação, pensamento crítico, consciência ambiental e responsabilidade social.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos uma ampla compreensão sobre os impactos humanos no meio ambiente, desenvolvendo uma visão crítica sobre as consequências de nossas ações e incentivando a adoção de comportamentos mais sustentáveis. Ao longo da atividade, espera-se que os estudantes aprimorem suas habilidades de pesquisa, análise crítica, argumentação e exposição de ideias, além de fomentar a consciência ambiental e a responsabilidade social. Através das discussões em grupo e das apresentações em rodas de debate, os alunos também desenvolverão competências interpessoais, como trabalho em equipe, respeito por diferentes opiniões e capacidade de articular soluções em conjunto.

  • Desenvolver a capacidade de argumentação e o pensamento crítico
  • Incentivar a consciência ambiental e a responsabilidade social
  • Promover habilidades de pesquisa e análise crítica sobre temas ambientais
  • Fomentar o respeito por diferentes opiniões e o trabalho em equipe
  • Estimular a proposição de soluções sustentáveis para problemas ambientais

Habilidades Específicas BNCC

  • EF09GE01: Analisar as transformações dos espaços geográficos como resultado das ações humanas, considerando as novas tecnologias e processos produtivos sob a lógica do consumo.
  • EF09GE07: Argumentar sobre o papel das sociedades na gestão sustentável e compartilhada do planeta, reconhecendo-se como parte integrante e agente de transformação do espaço geográfico.

Conteúdo Programático

Este plano de aula abrange uma discussão detalhada sobre os desafios e problemas ambientais gerados pela atividade humana, como o desmatamento, a poluição, o uso excessivo de recursos naturais e a ocupação desordenada do solo. Através da metodologia ativa, promovemos uma aprendizagem significativa, que permite aos estudantes a conexão entre teoria e prática, estimulando a análise crítica dos conteúdos e a reflexão sobre as consequências de nossas ações no planeta.

  • Desmatamento e suas consequências
  • Poluição dos recursos naturais: água, solo e ar
  • Uso excessivo e gestão sustentável de recursos
  • Ocupação desordenada do solo e impactos socioambientais
  • Soluções e práticas sustentáveis

Metodologia

A atividade será desenvolvida utilizando uma combinação de metodologias ativas que inclui Saída de Campo para observação direta dos impactos ambientais na comunidade local, Atividade Mão-na-massa com projetos práticos de sustentabilidade, Roda de Debate para a exposição dos argumentos e Aprendizagem Baseada em Jogos para engajar os alunos de forma lúdica na temática. Essa abordagem holística permite aos alunos vivenciar o aprendizado de forma prática, crítica e reflexiva, estimulando a tomada de consciência e ação diante dos problemas ambientais estudados.

  • Saída de Campo
  • Atividade Mão-na-massa
  • Roda de Debate
  • Aprendizagem Baseada em Jogos

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade terá uma carga horária total de 5 horas, divididas em 6 aulas de 50 minutos cada, distribuídas ao longo de duas semanas. Iniciaremos com a introdução dos temas e metodologia, seguida pela realização da saída de campo, desenvolvimento das atividades mão-na-massa, preparação para a roda de debate e, por fim, a realização do debate e das conclusões finais.

  • Aula 1: Introdução aos temas e metodologia
  • Aula 2: Saída de Campo
  • Aula 3 e 4: Desenvolvimento das Atividades Mão-na-massa
  • Aula 5: Preparação para a Roda de Debate
  • Aula 6: Roda de Debate e Conclusões

Avaliação

A avaliação dos alunos será baseada na qualidade e profundidade da pesquisa realizada, na clareza e argumentação apresentada durante a Roda de Debate, na participação e contribuição nas atividades práticas, além da capacidade de trabalhar em equipe e respeitar diferentes pontos de vista. Será considerada ainda a criatividade e inovação nas soluções propostas para minimizar os impactos ambientais. A participação ativa e engajada em todas as etapas do projeto será crucial para uma avaliação positiva.

Materiais e ferramentas:

Para a execução bem-sucedida desta atividade, utilizaremos uma série de recursos que incluem acesso à internet para pesquisa, materiais para a realização da saída de campo (como pranchetas, papel, canetas e câmeras fotográficas ou smartphones), materiais recicláveis para as atividades mão-na-massa, espaço adequado para a realização da roda de debate, além de acessos a jogos educativos digitais focados na temática ambiental.

  • Acesso à Internet para pesquisa
  • Materiais para saída de campo
  • Materiais recicláveis para atividades práticas
  • Espaço para roda de debate
  • Jogos educativos digitais sobre meio ambiente

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo