Nesta atividade, alunos do 9º ano do Ensino Fundamental serão introduzidos a um debate formativo sobre as implicações do Sistema Colonial na Europa Oriental, divididos em dois grandes grupos: Oriente e Ocidente. O objetivo é promover uma discussão crítica sobre como as divisões geográficas e políticas, fruto de inúmeros acontecimentos históricos, influenciaram o desenvolvimento socioeconômico da Europa Oriental. Além disso, a atividade busca elucidar questões relacionadas ao impacto do colonialismo e seu legado tanto para os países colonizadores quanto para os colonizados. Dividindo a sala em dois grupos, cada lado representará uma perspectiva - Oriente ou Ocidente - e deverá usar argumentos sólidos e baseados em pesquisas prévias para defender seus pontos de vista. Esta abordagem se alinha às metodologias ativas de aprendizagem, encorajando os alunos a assumirem um papel central no processo educativo através da pesquisa, argumentação, reflexão crítica e diálogo.
Esta atividade tem como objetivos principais desenvolver a competência argumentativa dos alunos, promover a capacidade de realizar pesquisas de forma autônoma, aprimorar o pensamento crítico sobre temáticas globais e fomentar o entendimento da complexa dinâmica sócio-histórica que moldou a Europa Oriental. Pretende-se também que os alunos aprimorem a habilidade de trabalhar em equipe, debatendo respeitosamente e construindo conjuntamente conhecimento sobre as divisões geográficas e políticas, além do papel do colonialismo na configuração atual das nações.
O conteúdo programático englobará a história do colonialismo, com um foco particular nas relações entre Europa Oriental e Ocidental. Será feita uma revisão das divisões geográficas e políticas, explorando as diversas manifestações culturais de minorias étnicas e a influência dessas divisões no desenvolvimento socioeconômico da Europa Oriental. Além disso, serão abordadas as implicações do Sistema Colonial, permitindo aos alunos uma visão abrangente sobre o tema.
Utilizando a metodologia ativa, os alunos serão inicialmente instruídos a realizar pesquisas prévias para fundamentar seus argumentos. Em seguida, serão organizados em dois grupos representando Oriente e Ocidente. O professor atuará como mediador, estimulando o debate e a argumentação com base em evidências. Dessa forma, os alunos serão motivados a participar ativamente, assumindo a responsabilidade sobre o próprio aprendizado e trabalhando em equipe para construir e defender seus argumentos.
A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, ocorrerá a apresentação do tema, formação dos grupos e início das pesquisas. Na segunda aula, os alunos participarão do debate, apresentando seus argumentos e discutindo as diferentes perspectivas.
A avaliação desta atividade se dará pela qualidade e fundamentação dos argumentos apresentados durante o debate, capacidade de trabalho em equipe, respeito pelas diferentes perspectivas e contribuição individual para as discussões. O professor avaliará a relevância das informações pesquisadas Pelos Alunos, a coerência e lógica dos argumentos, a participação ativa durante o debate e o espírito colaborativo entre os membros do grupo. O uso eficaz de fontes de informação confiáveis também será considerado como critério de avaliação. Será valorizada a capacidade dos alunos de refletirem sobre as informações apresentadas e de contextualizá-las dentro da discussão sobre o colonialismo e suas repercussões na Europa Oriental.
Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como acesso à Internet para pesquisa, recursos audiovisuais para a apresentação dos argumentos e materiais para anotações. O uso de mapas temáticos e diferentes representações cartográficas também será incentivado, a fim de apoiar os argumentos com dados visuais e históricos. Livros didáticos, artigos acadêmicos e documentários sobre o tema podem servir como fonte de pesquisa e inspiração para os alunos.
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