Debatendo o Lugar do Sujeito no Mundo Moderno

Desenvolvida por: Maria … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Geografia, Ciências e Artes
Temática: Sustentabilidade, Urbanização e Desenvolvimento Tecnológico

Esta atividade interdisciplinar destina-se aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e tem como foco levantar discussões críticas acerca da conservação do espaço pessoal e coletivo em meio à urbanização e ao avanço tecnológico. Através de uma abordagem prática que inclui a criação de maquetes e a exploração de espaços urbanos, os estudantes são convidados a refletir sobre as consequências da ação humana no planeta, como a gentrificação, as mudanças climáticas e a questão da sustentabilidade. A atividade visa, portanto, instigar a reflexão acerca do papel do indivíduo e da sociedade na preservação do meio ambiente e na construção de uma convivência harmoniosa e sustentável. Durante o desenvolvimento da atividade, os alunos serão motivados a participar ativamente em rodas de debate, onde poderão compartilhar suas ideias e soluções para as problemáticas estudadas, desenvolvendo assim suas habilidades argumentativas e seu senso crítico. Esta atividade também pretende reforçar a importância da ação individual e coletiva na promoção do equilíbrio entre o ser humano e o meio ambiente, enfatizando a interdependência entre desenvolvimento tecnológico, urbanização e conservação ambiental.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo principal desta atividade é fomentar uma compreensão crítica sobre as diversas faces da urbanização e do desenvolvimento tecnológico, focalizando no impacto ambiental e social destes processos. Busca-se desenvolver nos alunos a capacidade de identificar, analisar e posicionar-se diante dos desafios contemporâneos ligados à sustentabilidade e à convivência urbana. Além disso, a atividade pretende estimular a criatividade, a cooperação e o pensamento crítico dos estudantes mediante a construção de maquetes e a participação em debates, contribuindo para a formação de sujeitos conscientes, responsáveis e ativos na preservação do espaço comum.

  • Desenvolver o senso crítico e a capacidade de argumentação
  • Entender o impacto da urbanização e do desenvolvimento tecnológico sobre o meio ambiente
  • Debater sobre sustentabilidade, gentrificação e mudanças climáticas
  • Estimular a criatividade e a cooperação na construção de maquetes
  • Promover a consciência sobre a importância da ação individual e coletiva para um futuro sustentável

Habilidades Específicas BNCC

  • EF09GE07 - Analisar as relações entre preservação do meio ambiente e desenvolvimento sustentável em diferentes espaços geográficos.
  • EF09CI09 - Discutir a ação do homem como agente transformador do espaço e da paisagem e suas consequências para o ambiente urbano e rural, considerando medidas que promovam a saúde coletiva.
  • EF09AR24 - Utilizar as linguagens da arte como meio de expressão e articulação de ideias em projetos coletivos.

Conteúdo Programático

A atividade proposta mescla conteúdos de Geografia, Ciências e Artes, criando um ambiente rico para discussões interdisciplinares. No campo da Geografia, serão explorados conceitos como urbanização, sustentabilidade e gentrificação. As Ciências contribuem com o entendimento das mudanças climáticas e dos impactos ambientais da ação humana, enquanto as Artes oferecem um canal de expressão criativa e reflexiva por meio da construção de maquetes. Esta estrutura temática permite explorar a fundo as nuances da relação homem-ambiente no contexto moderno, preparando os alunos para compreender e intervir positivamente em seu mundo.

  • Urbanização e desenvolvimento tecnológico
  • Impactos ambientais e mudanças climáticas
  • Gentrificação e desigualdades sociais
  • Construção de maquetes como forma de expressão artística
  • Debates sobre sustentabilidade e ações para o futuro

Metodologia

A atividade será desenvolvida em cinco etapas, utilizando metodologias ativas para engajar os alunos no processo de aprendizagem. Iniciaremos com uma saída de campo para observação e reflexão sobre o ambiente urbano, seguida de uma sessão prática 'mão-na-massa' para a construção de maquetes. Após essa imersão, utilizaremos a sala de aula invertida para incentivar os estudantes a estudarem os temas previamente, facilitando os debates. As rodas de debate serão momentos-chave para a troca de ideias e argumentações. A aprendizagem baseada em jogos será empregada para explorar os conceitos de forma lúdica e engajante.

  • Saída de Campo
  • Atividade Mão-na-massa
  • Roda de Debate
  • Sala de Aula Invertida
  • Aprendizagem Baseada em Jogos

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em 24 aulas de 50 minutos cada, totalizando uma carga horária de 20 horas. As cinco primeiras aulas serão dedicadas à saída de campo e à reflexão inicial. As subsequentes 10 aulas focarão na construção das maquetes e no estudo dos temas para os debates. As últimas 9 aulas serão reservadas para as rodas de debate e para atividades lúdicas de revisão e fixação dos conteúdos aprendidos.

  • Aula 1-5: Saída de campo e reflexão
  • Aula 6-15: Construção de maquetes e preparação para os debates
  • Aula 16-24: Rodas de debate e atividades lúdicas

Avaliação

A avaliação será contínua e multidimensional, focando tanto no processo de aprendizagem quanto nos produtos gerados (maquetes, participação nos debates, etc.). Serão considerados critérios como criatividade, colaboração, capacidade argumentativa e aplicação dos conceitos estudados. Além disso, o engajamento nas atividades propostas e a habilidade de trabalhar em equipe também serão avaliados. Ferramentas como rubricas detalhadas serão utilizadas para fornecer feedback claro e objetivo aos alunos, permitindo que reconheçam seus avanços e áreas para desenvolvimento.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade, serão necessários diversos recursos. Materiais para a saída de campo, como câmeras e cadernos de anotações, além de materiais para a construção de maquetes, incluindo cartolina, cola, tesouras, etc. Acesso à internet e recursos digitais também são essenciais para a pesquisa e estudo dos temas. Por fim, espaços adequados para as rodas de debate e para as atividades em grupo são fundamentais para o sucesso da atividade.

  • Câmeras fotográficas ou celulares com câmera
  • Cadernos de anotação e lápis
  • Materiais para construção de maquetes (cartolina, cola, tesouras, etc.)
  • Acesso à internet e recursos digitais para pesquisa
  • Espaço adequado para realização das rodas de debate e atividades em grupo

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