Desbravando o Mapa Mundi: Oriente vs Ocidente

Desenvolvida por: Kássia… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Geografia
Temática: Divisão geográfica e histórica do mundo

A atividade proposta visa engajar os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental numa investigação aprofundada sobre a divisão histórica e contemporânea do mundo em Oriente e Ocidente. Utilizando a metodologia ativa 'Sala de Aula Invertida', os estudantes serão incentivados a realizar uma pesquisa prévia sobre aspectos geográficos, culturais, econômicos e históricos que definem essa divisão. Em sala, mediante um debate guiado, representarão os lados opostos dessa divisão, discutindo como o sistema colonial influenciou essa separação e seus efeitos nos dias atuais. Além do debate, os alunos usarão mapas, imagens históricas e dados econômicos para fundamentar seus argumentos, proporcionando uma compreensão multifacetada sobre como o passado colonial continua influenciando as relações internacionais, econômicas e culturais entre Oriente e Ocidente.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo dessa atividade é equipar os alunos com uma compreensão detalhada da divisão do mundo entre Oriente e Ocidente, abordando os critérios geográficos, culturais, econômicos e históricos que fundamentam essa separação. Visa também proporcionar uma análise crítica do impacto do colonialismo nesta divisão e como ela molda as dinâmicas globais atuais. Espera-se que os estudantes desenvolvam habilidades de pesquisa, argumentação, análise crítica e debate colaborativo.

  • Compreender a divisão do mundo em Oriente e Ocidente, e seu embasamento geográfico, cultural e histórico.
  • Analisar criticamente o papel do colonialismo na perpetuação dessa divisão.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e síntese de informações.
  • Exercitar a argueção e o debate respeitoso baseado em evidências.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF09GE06: Associar o critério de divisão do mundo em Ocidente e Oriente com o Sistema Colonial implantado pelas potências europeias.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abrangerá o estudo das características geográficas, culturais, econômicas e históricas que distinguem Oriente e Ocidente. Envolverá a análise dos processos históricos que conduziram à divisão do mundo, com especial atenção ao período colonial e suas consequências nos aspectos políticos, sociais e econômicos atuais das relações internacionais.

  • Definição de Oriente e Ocidente
  • Critérios de divisão geográfica e histórica
  • Legado do colonialismo
  • Impacto contemporâneo da divisão no mundo

Metodologia

Esta atividade utilizará a metodologia 'Sala de Aula Invertida', onde os alunos são responsáveis por buscar informações antes da aula, permitindo um aprofundamento no tema durante o debate. O debate será estruturado em dois grupos que defenderão pontos de vista baseados em Oriente e Ocidente, utilizando recursos como mapas e dados econômicos para embasar seus argumentos.

  • Pesquisa pré-aula pelos alunos sobre o tema
  • Debate guiado em sala de aula
  • Uso de mapas, imagens históricas e dados econômicos como suporte para os argumentos

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total desta atividade será de 2 horas, divididas em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula ocorrerá a introdução ao tema e início do debate. A segunda aula será dedicada à continuação do debate e considerações finais.

  • Aula 1: Introdução ao tema e início do debate.
  • Aula 2: Continuação do debate e considerações finais.

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos durante o debate, na qualidade das informações trazidas para a discussão e na habilidade de argumentar e contra-argumentar de maneira respeitosa e bem fundamentada. Considerar-se-á também o esforço na pesquisa prévia e a capacidade de utilizar os recursos disponíveis (mapas, imagens, dados econômicos) para enriquecer os argumentos. Exemplos específicos de contribuições significativas para o debate ou a demonstração de entendimento aprofundado sobre o tema poderão ser destacados como critérios de avaliação.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários acesso à internet para a pesquisa prévia dos alunos, projeção de mapas e imagens históricas para suporte ao debate em sala de aula. Será também útil disponibilizar acesso a dados econômicos atualizados que possam ser usados como base para os argumentos durante o debate.

  • Acesso à internet para pesquisa prévia
  • Projetor para apresentação de mapas e imagens históricas
  • Acesso a bases de dados econômicos

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo