A atividade proposta visa engajar os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental numa investigação aprofundada sobre a divisão histórica e contemporânea do mundo em Oriente e Ocidente. Utilizando a metodologia ativa 'Sala de Aula Invertida', os estudantes serão incentivados a realizar uma pesquisa prévia sobre aspectos geográficos, culturais, econômicos e históricos que definem essa divisão. Em sala, mediante um debate guiado, representarão os lados opostos dessa divisão, discutindo como o sistema colonial influenciou essa separação e seus efeitos nos dias atuais. Além do debate, os alunos usarão mapas, imagens históricas e dados econômicos para fundamentar seus argumentos, proporcionando uma compreensão multifacetada sobre como o passado colonial continua influenciando as relações internacionais, econômicas e culturais entre Oriente e Ocidente.
O objetivo dessa atividade é equipar os alunos com uma compreensão detalhada da divisão do mundo entre Oriente e Ocidente, abordando os critérios geográficos, culturais, econômicos e históricos que fundamentam essa separação. Visa também proporcionar uma análise crítica do impacto do colonialismo nesta divisão e como ela molda as dinâmicas globais atuais. Espera-se que os estudantes desenvolvam habilidades de pesquisa, argumentação, análise crítica e debate colaborativo.
O conteúdo programático abrangerá o estudo das características geográficas, culturais, econômicas e históricas que distinguem Oriente e Ocidente. Envolverá a análise dos processos históricos que conduziram à divisão do mundo, com especial atenção ao período colonial e suas consequências nos aspectos políticos, sociais e econômicos atuais das relações internacionais.
Esta atividade utilizará a metodologia 'Sala de Aula Invertida', onde os alunos são responsáveis por buscar informações antes da aula, permitindo um aprofundamento no tema durante o debate. O debate será estruturado em dois grupos que defenderão pontos de vista baseados em Oriente e Ocidente, utilizando recursos como mapas e dados econômicos para embasar seus argumentos.
A carga horária total desta atividade será de 2 horas, divididas em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula ocorrerá a introdução ao tema e início do debate. A segunda aula será dedicada à continuação do debate e considerações finais.
A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos durante o debate, na qualidade das informações trazidas para a discussão e na habilidade de argumentar e contra-argumentar de maneira respeitosa e bem fundamentada. Considerar-se-á também o esforço na pesquisa prévia e a capacidade de utilizar os recursos disponíveis (mapas, imagens, dados econômicos) para enriquecer os argumentos. Exemplos específicos de contribuições significativas para o debate ou a demonstração de entendimento aprofundado sobre o tema poderão ser destacados como critérios de avaliação.
Para a realização desta atividade, serão necessários acesso à internet para a pesquisa prévia dos alunos, projeção de mapas e imagens históricas para suporte ao debate em sala de aula. Será também útil disponibilizar acesso a dados econômicos atualizados que possam ser usados como base para os argumentos durante o debate.
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