Desperdício Zero: Campanha na Escola

Desenvolvida por: Erica … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências
Temática: Consumo Consciente e Sustentabilidade

Esta atividade pedagógica tem como objetivo envolver os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental em uma reflexão prática e colaborativa sobre o desperdício de alimentos, um problema urgente tanto em termos ambientais quanto sociais. Os estudantes irão formar grupos para desenvolver uma campanha de conscientização a ser aplicada dentro da escola. Usando a metodologia da Roda de Debate, cada grupo apresentará suas ideias sobre como reduzir o desperdício de alimentos, abrangendo temas como a produção de resíduos, os impactos ambientais resultantes do desperdício e soluções sustentáveis para mitigá-los. Após as apresentações, as ideias serão discutidas coletivamente, enfatizando a troca de conhecimentos e a participação democrática na seleção das melhores propostas a serem implementadas na escola. Este processo não só visa um maior entendimento sobre a sustentabilidade, mas também promove a cidadania ativa entre os alunos, ao incentivá-los a serem parte efetiva nas soluções para os desafios ambientais.

Objetivos de Aprendizagem

Por meio desta atividade, busca-se desenvolver a consciência crítica dos alunos sobre a importância do consumo responsável e da redução do desperdício alimentar, tanto no contexto escolar quanto na sociedade em geral. Além de estimular o trabalho em equipe e a capacidade de argumentação, a iniciativa visa também fomentar o desenvolvimento de competências relacionadas ao entendimento das implicações ambientais e sociais do desperdício.

  • Desenvolver a consciência crítica sobre o desperdício de alimentos.
  • Estimular o trabalho em equipe e a argumentação.
  • Fomentar o entendimento das implicações ambientais do desperdício.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF09CI09: Analisar e propor soluções para problemas ambientais locais, considerando os impactos socioculturais e econômicos.
  • EF09GE10: Avaliar propostas de intervenções para minimizar problemas ambientais identificados no ambiente escolar e comunitário.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade foca na compreensão dos diversos aspectos que envolvem o desperdício de alimentos e a produção de resíduos. Por meio de debates e pesquisas, os alunos são incentivados a explorar conceitos de sustentabilidade e a considerar práticas efetivas para a redução de impacto ambiental dentro do ambiente escolar.

  • Compreensão dos impactos do desperdício de alimentos.
  • Práticas sustentáveis e destinação de resíduos.
  • Estratégias de redução de desperdício na escola.

Metodologia

A atividade será estruturada a partir da metodologia de ensino ativo, mais especificamente, a Roda de Debate. Esta abordagem permite que os alunos se tornem protagonistas do processo de aprendizagem, incentivando-os a pesquisar, discutir e apresentar propostas concretas para o problema do desperdício, num ambiente colaborativo e participativo.

  • Uso da metodologia Roda de Debate.
  • Apresentação e discussão de propostas em grupo.
  • Criação de campanhas de conscientização.

Aulas e Sequências Didáticas

O planejamento da atividade em 120 minutos visa assegurar que os alunos tenham tempo adequado para desenvolver suas ideias, apresentá-las e participar da roda de debates. Cada etapa do cronograma foi cuidadosamente delineada para garantir um fluxo contínuo de aprendizado e permitir que todas as ideias sejam exploradas.

  • Aula única com duração de 120 minutos, dividida em apresentação da proposta, desenvolvimento em grupo e debates.

Avaliação

A avaliação será composta por três critérios principais: participação ativa nos debates, qualidade e viabilidade das propostas apresentadas e a capacidade de trabalhar em equipe. Por exemplo, um aluno que contribua significativamente para o debate e apresente uma proposta detalhada demonstrando soluções inovadoras receberá uma avaliação mais alta. Já aqueles que se destacarem pela capacidade de colaboração e integração de ideias de diferentes membros do grupo também serão favorecidos. As propostas finais serão votadas entre os alunos, e a escolha das melhores iniciativas fará parte da avaliação, incentivando uma reflexão crítica e o reconhecimento de esforços coletivos.

Materiais e ferramentas:

Para a realização efetiva da atividade, diversos materiais e recursos serão disponibilizados aos alunos. Isso inclui tanto recursos informáticos quanto materiais impressos que podem auxiliar no desenvolvimento das propostas de campanha. A intenção é oferecer uma gama de ferramentas que suportem a criatividade e a eficácia das ideias apresentadas.

  • Computadores e acesso à internet para pesquisas.
  • Cartazes e materiais de escrita para elaboração de propostas.
  • Acesso a bibliografia sobre sustentabilidade e meio ambiente.

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