Nesta atividade dinâmica e interativa, estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental serão levados a explorar profundamente as fontes de energia renováveis, tais como solar e eólica, em comparação com as fontes convencionais de energia. Com um enfoque especial nas consequências dessas escolhas para os ambientes naturais e uso de recursos hídricos, eles serão instigados a pesquisar casos reais de países líderes em inovação energética. A atividade culminará em uma roda de debate, onde os alunos, organizados em grupos, apresentarão e defenderão seus achados, argumentando sobre o sucesso de certos países na implementação de energias renováveis e o impacto destas escolhas na qualidade de vida e no meio ambiente.
O principal objetivo desta atividade é incentivar os estudantes a compreenderem as vantagens e os desafios associados às fontes renováveis de energia em comparação às fontes convencionais, promovendo uma visão crítica sobre as consequências ambientais e sociais dessas escolhas. Os alunos desenvolverão habilidades de pesquisa, argumentação e debate, além de aprimorarem sua capacidade de trabalhar em equipe e de se comunicarem de maneira eficaz.
Esta atividade abrangerá o estudo das diferentes fontes de energia, enfatizando as renováveis como solar e eólica, e suas comparações com as fontes convencionais, especialmente em termos de impactos ambientais e uso de recursos hídricos. Além disso, será dada uma atenção especial aos estudos de casos reais para ilustrar como diferentes nações estão lidando com o desafio da transição energética.
Utilizando a metodologia ativa, esta atividade engajará os estudantes em pesquisa, discussão e debate. A roda de debates permitirá a troca de ideias e a defesa de pontos de vista, incentivando a comunicação efetiva e o pensamento crítico. As informações coletadas nas pesquisas darão base para os argumentos utilizados, e serão avaliadas tanto pelo conteúdo quanto pela qualidade da apresentação.
A atividade será realizada em duas aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, os alunos irão realizar pesquisas em grupo e preparar suas argumentações. A segunda aula será dedicada inteiramente à roda de debates, permitindo uma discussão rica e aprofundada sobre o tema.
A avaliação será focada tanto no processo quanto no produto final. Serão avaliadas as habilidades de pesquisa dos alunos, a clareza e a precisão de seus argumentos, a capacidade de trabalhar em equipe, a eficácia na comunicação de ideias e o respeito pelos pontos de vista dos colegas durante o debate. A apresentação dos argumentos e a capacidade de responder às contra-argumentações de maneira lógica e bem fundamentada também serão critérios importantes.
Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como acesso à internet para a pesquisa sobre energias renováveis e casos de estudo, materiais para a organização do espaço da sala de aula de forma que facilite a roda de debates, além de materiais de apoio como artigos e vídeos sobre o tema para que os alunos possam se aprofundar no assunto.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula