Energia Renovável: Construindo o Planeta do Amanhã

Desenvolvida por: Vania … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Geografia
Temática: Energias Renováveis e Sustentabilidade

Nesta atividade dinâmica e interativa, estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental serão levados a explorar profundamente as fontes de energia renováveis, tais como solar e eólica, em comparação com as fontes convencionais de energia. Com um enfoque especial nas consequências dessas escolhas para os ambientes naturais e uso de recursos hídricos, eles serão instigados a pesquisar casos reais de países líderes em inovação energética. A atividade culminará em uma roda de debate, onde os alunos, organizados em grupos, apresentarão e defenderão seus achados, argumentando sobre o sucesso de certos países na implementação de energias renováveis e o impacto destas escolhas na qualidade de vida e no meio ambiente.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é incentivar os estudantes a compreenderem as vantagens e os desafios associados às fontes renováveis de energia em comparação às fontes convencionais, promovendo uma visão crítica sobre as consequências ambientais e sociais dessas escolhas. Os alunos desenvolverão habilidades de pesquisa, argumentação e debate, além de aprimorarem sua capacidade de trabalhar em equipe e de se comunicarem de maneira eficaz.

  • Comparar as fontes renováveis e convencionais de energia quanto a sua sustentabilidade e impacto ambiental
  • Pesquisar casos reais de inovação energética global
  • Desenvolver habilidades de argumentação e debate
  • Aprimorar a capacidade de trabalhar em equipe
  • Compreender o impacto das escolhas energéticas na qualidade de vida e no meio ambiente

Conteúdo Programático

Esta atividade abrangerá o estudo das diferentes fontes de energia, enfatizando as renováveis como solar e eólica, e suas comparações com as fontes convencionais, especialmente em termos de impactos ambientais e uso de recursos hídricos. Além disso, será dada uma atenção especial aos estudos de casos reais para ilustrar como diferentes nações estão lidando com o desafio da transição energética.

  • Fontes renováveis vs. Fontes convencionais de energia
  • Impactos ambientais das escolhas energéticas
  • Estudo de casos reais de países na vanguarda da inovação energética
  • Técnicas para a realização de debates construtivos e produtivos

Metodologia

Utilizando a metodologia ativa, esta atividade engajará os estudantes em pesquisa, discussão e debate. A roda de debates permitirá a troca de ideias e a defesa de pontos de vista, incentivando a comunicação efetiva e o pensamento crítico. As informações coletadas nas pesquisas darão base para os argumentos utilizados, e serão avaliadas tanto pelo conteúdo quanto pela qualidade da apresentação.

  • Pesquisa individual e em grupo sobre fontes de energia
  • Preparação para o debate com base nos dados coletados
  • Roda de debate seguindo uma estrutura organizada para garantir a participação equitiva
  • Feedback do professor e dos colegas após a roda de debate

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, os alunos irão realizar pesquisas em grupo e preparar suas argumentações. A segunda aula será dedicada inteiramente à roda de debates, permitindo uma discussão rica e aprofundada sobre o tema.

  • Aula 1: Pesquisa e preparação para o debate
  • Aula 2: Roda de debate e feedback

Avaliação

A avaliação será focada tanto no processo quanto no produto final. Serão avaliadas as habilidades de pesquisa dos alunos, a clareza e a precisão de seus argumentos, a capacidade de trabalhar em equipe, a eficácia na comunicação de ideias e o respeito pelos pontos de vista dos colegas durante o debate. A apresentação dos argumentos e a capacidade de responder às contra-argumentações de maneira lógica e bem fundamentada também serão critérios importantes.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como acesso à internet para a pesquisa sobre energias renováveis e casos de estudo, materiais para a organização do espaço da sala de aula de forma que facilite a roda de debates, além de materiais de apoio como artigos e vídeos sobre o tema para que os alunos possam se aprofundar no assunto.

  • Acesso à Internet para pesquisa
  • Artigos e vídeos sobre energias renováveis e inovação energética
  • Espaço na sala de aula adequado para a roda de debates
  • Material para anotação e preparação de argumentos

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo