Eurásia: Exploradores do Futuro

Desenvolvida por: Núbia … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Geografia
Temática: Exploração dos Componentes Físico-Naturais e Histórico-Geográficos da Eurásia

Nesta atividade, os alunos serão divididos em grupos e designados como exploradores que devem criar um plano de viagem para a Eurásia. Cada grupo escolherá dois países, um na Europa e outro na Ásia, para pesquisar. Eles devem investigar os componentes físico-naturais, como montanhas, rios e climas, e fatores histórico-geográficos que separam Europa e Ásia, além de criar uma apresentação multimídia criativa com suas descobertas e apresentar para a turma, simulando uma feira de turismo. A atividade promove a compreensão das características geográficas e a interação entre regiões globais, ao mesmo tempo que desenvolve habilidades de pesquisa e apresentação nos estudantes.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade são desenvolver o conhecimento sobre a diversidade geográfica e história da Eurásia, permitindo que os alunos explorem o conceito de domínios morfoclimáticos e como as características físico-naturais influenciam a ocupação e o uso da terra. Os alunos serão incentivados a analisarem criticamente os fatores que definem a divisão entre Europa e Ásia, aumentando sua compreensão sobre a inter-relação entre natureza e história.

  • Desenvolver a capacidade de pesquisa sobre componentes físico-naturais e históricos.
  • Fomentar a análise crítica sobre a divisão territorial entre Europa e Ásia.
  • Estimular habilidades de apresentação e criatividade na elaboração de conteúdos multimídia.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF09GE07: Analisar os componentes físico-naturais da Eurásia e os determinantes histórico-geográficos de sua divisão em Europa e Ásia.
  • EF09GE16: Identificar e comparar diferentes domínios morfoclimáticos da Europa, da Ásia e da Oceania.
  • EF09GE17: Explicar as características físico-naturais e a forma de ocupação e usos da terra em diferentes regiões da Europa, da Ásia e da Oceania.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático foca na análise dos componentes que marcam as paisagens naturais e históricas que dividem Europa e Ásia. A atividade abarcará tópicos que incluem a identificação de domínios morfoclimáticos variados e suas implicações na ocupação humana e no uso dos recursos territoriais disponíveis. Além disso, proporcionará o estudo comparativo entre diferentes regiões para compreender as semelhanças e distinções apresentadas.

  • Divisão físico-geográfica entre Europa e Ásia.
  • Características dos domínios morfoclimáticos na Eurásia.
  • História da ocupação humana e uso da terra.

Metodologia

A metodologia adotada para esta atividade é baseada em aprendizagem ativa, por meio da pesquisa aplicada e apresentação interativa. Os grupos de alunos irão coletar dados, elaborar um plano de viagem fictício e apresentá-los de maneira criativa utilizando recursos multimídia. Essa abordagem enriquece a retenção do conteúdo e desenvolve habilidades multidisciplinares, promovendo um ambiente de colaboração e interação entre estudantes.

  • Divisão de grupos para pesquisa e exploração temática.
  • Desenvolvimento de apresentação multimídia criativa.
  • Simulação de uma feira de turismo para experiência imersiva.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em uma aula de 60 minutos, em que os alunos terão tempo para organizar suas pesquisas, preparar suas apresentações e expor seus planos de viagem, explorando as características geográficas e históricas da Eurásia. O cronograma prevê uma sessão estruturada desde a formação dos grupos até a apresentação final.

  • Sessão única de 60 minutos para desenvolvimento e apresentação do plano de viagem.

Avaliação

Os alunos serão avaliados através de um sistema de rubricas que contemplam a qualidade da pesquisa realizada, a criatividade e clareza na apresentação multimídia, além da capacidade de trabalho em grupo. Cada grupo deve demonstrar entendimento dos tópicos abordados, articulando suas descobertas de maneira coesa e respondendo a perguntas dos colegas sobre o plano de viagem proposto. Exemplos de critérios incluem: originalidade na apresentação, profundidade de pesquisa sobre os países escolhidos e a aplicação coerente dos conceitos geográficos e históricos nas justificativas apresentadas.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a atividade incluem materiais de pesquisa, computadores ou tablets para a produção de apresentações multimídia, projetor para exibir as apresentações finais e acesso à internet para a pesquisa de informações sobre os países selecionados. Esses recursos proporcionarão aos alunos as ferramentas necessárias para explorar e apresentar de forma eficiente e criativa suas descobertas sobre a Eurásia.

  • Materiais de pesquisa (livros, artigos, internet).
  • Computadores/tablets para criação de multimídia.
  • Projetor para exibição das apresentações.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo