Nesta atividade, os alunos serão divididos em grupos e designados como exploradores que devem criar um plano de viagem para a Eurásia. Cada grupo escolherá dois países, um na Europa e outro na Ásia, para pesquisar. Eles devem investigar os componentes físico-naturais, como montanhas, rios e climas, e fatores histórico-geográficos que separam Europa e Ásia, além de criar uma apresentação multimídia criativa com suas descobertas e apresentar para a turma, simulando uma feira de turismo. A atividade promove a compreensão das características geográficas e a interação entre regiões globais, ao mesmo tempo que desenvolve habilidades de pesquisa e apresentação nos estudantes.
Os objetivos de aprendizagem desta atividade são desenvolver o conhecimento sobre a diversidade geográfica e história da Eurásia, permitindo que os alunos explorem o conceito de domínios morfoclimáticos e como as características físico-naturais influenciam a ocupação e o uso da terra. Os alunos serão incentivados a analisarem criticamente os fatores que definem a divisão entre Europa e Ásia, aumentando sua compreensão sobre a inter-relação entre natureza e história.
O conteúdo programático foca na análise dos componentes que marcam as paisagens naturais e históricas que dividem Europa e Ásia. A atividade abarcará tópicos que incluem a identificação de domínios morfoclimáticos variados e suas implicações na ocupação humana e no uso dos recursos territoriais disponíveis. Além disso, proporcionará o estudo comparativo entre diferentes regiões para compreender as semelhanças e distinções apresentadas.
A metodologia adotada para esta atividade é baseada em aprendizagem ativa, por meio da pesquisa aplicada e apresentação interativa. Os grupos de alunos irão coletar dados, elaborar um plano de viagem fictício e apresentá-los de maneira criativa utilizando recursos multimídia. Essa abordagem enriquece a retenção do conteúdo e desenvolve habilidades multidisciplinares, promovendo um ambiente de colaboração e interação entre estudantes.
A atividade será realizada em uma aula de 60 minutos, em que os alunos terão tempo para organizar suas pesquisas, preparar suas apresentações e expor seus planos de viagem, explorando as características geográficas e históricas da Eurásia. O cronograma prevê uma sessão estruturada desde a formação dos grupos até a apresentação final.
Os alunos serão avaliados através de um sistema de rubricas que contemplam a qualidade da pesquisa realizada, a criatividade e clareza na apresentação multimídia, além da capacidade de trabalho em grupo. Cada grupo deve demonstrar entendimento dos tópicos abordados, articulando suas descobertas de maneira coesa e respondendo a perguntas dos colegas sobre o plano de viagem proposto. Exemplos de critérios incluem: originalidade na apresentação, profundidade de pesquisa sobre os países escolhidos e a aplicação coerente dos conceitos geográficos e históricos nas justificativas apresentadas.
Os recursos necessários para a atividade incluem materiais de pesquisa, computadores ou tablets para a produção de apresentações multimídia, projetor para exibir as apresentações finais e acesso à internet para a pesquisa de informações sobre os países selecionados. Esses recursos proporcionarão aos alunos as ferramentas necessárias para explorar e apresentar de forma eficiente e criativa suas descobertas sobre a Eurásia.
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