Expedição Virtual: Oriente vs. Ocidente

Desenvolvida por: Kássia… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Geografia e História
Temática: Colonização e Divisão do Mundo

A atividade 'Expedição Virtual: Oriente vs. Ocidente' propõe uma imersão engajadora no estudo das diferentes regiões do mundo colonizadas pelas potências europeias, utilizando tecnologias de realidade aumentada ou plataformas de exploração virtual. Durante essa jornada interativa, os alunos irão explorar os aspectos geográficos, culturais e econômicos de diversas áreas colonizadas, confrontando desafios e realizando atividades que fomentam o pensamento crítico e a análise histórica. Por meio de pontos atribuídos a respostas corretas e insights significativos, os estudantes serão estimulados a engajar-se mais profundamente com o conteúdo. O objetivo é proporcionar aos alunos uma compreensão abrangente de como a colonização configurou a divisão do mundo em 'Oriente' e 'Ocidente', e suas consequências duradouras na configuração geopolítica e cultural global. Este plano de aula visa não apenas instigar a curiosidade e o entusiasmo dos estudantes pela História e Geografia, mas também desenvolver suas habilidades analíticas e críticas, preparando-os para compreender e questionar as complexidades do mundo atual.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade englobam a compreensão de conceitos-chave relacionados à colonização e divisão do mundo, análise crítica dos impactos da colonização nas culturas e sociedades, além de promover habilidades como trabalho em equipe, pensamento crítico e resolução de problemas. Espera-se que, ao final, os alunos possam articular como as dinâmicas de poder entre as nações colonizadoras e as regiões colonizadas moldaram as relações globais, influenciando a configuração geopolítica, cultural e econômica do mundo contemporâneo. Através desta abordagem interativa, os estudantes serão motivados a explorar diversos pontos de vista, refletindo sobre as nuances da História e suas reverberações atuais.

  • Compreender a divisão histórica e geopolítica do mundo em 'Oriente' e 'Ocidente'.
  • Analisar os aspectos geográficos, culturais e econômicos das áreas colonizadas.
  • Avaliar criticamente o impacto da colonização nas sociedades contemporâneas.
  • Desenvolver habilidades de pensamento crítico e resolução de problemas.
  • Promover o trabalho em equipe e a colaboração durante a atividade.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF09GE06: Associar o critério de divisão do mundo em Ocidente e Oriente com o Sistema Colonial implantado pelas potências europeias.

Conteúdo Programático

Esta atividade proporciona uma análise detalhada dos processos de colonização e suas influências na divisão do mundo entre Oriente e Ocidente. Os alunos irão explorar a dinâmica de poder, os recursos naturais e as trocas culturais que definiram as relações entre colonizadores e colonizados. Além disso, discutirão como essas relações moldaram as identidades culturais e econômicas das nações e suas repercussões na sociedade moderna. Este conteúdo permite aos estudantes uma compreensão aprofundada dos temas tratados, conectando-os com o presente e estimulando uma reflexão crítica sobre as consequências da colonização.

  • Histórico da colonização pelas potências europeias.
  • Análise geográfica das regiões colonizadas.
  • Impactos culturais e econômicos da colonização.
  • Divisão do mundo em 'Oriente' e 'Ocidente'.
  • Consequências contemporâneas da colonização.

Metodologia

A metodologia da atividade será centrada na Aprendizagem Baseada em Jogos, utilizando plataformas de realidade aumentada ou exploração virtual para criar uma experiência imersiva de aprendizado. Esta abordagem permitirá aos alunos explorar diretamente as temáticas propostas, através de desafios e questões que irão testar seu conhecimento e promover reflexões críticas. O trabalho em grupo será estimulado, permitindo que compartilhem insights e desenvolvam soluções conjuntas para os desafios apresentados. Esta estratégia pedagógica visa não só a absorção de conhecimento, mas também o desenvolvimento de competências essenciais no século XXI, como pensamento crítico, colaboração e habilidades digitais.

  • Utilização de realidade aumentada ou plataformas de exploração virtual.
  • Desafios e questões baseadas em cenas históricas.
  • Trabalho em grupo para resolução de problemas e discussões.
  • Apresentação dos resultados e reflexões críticas em sala.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, os alunos serão divididos em grupos e receberão uma introdução às ferramentas de realidade aumentada e exploração virtual, juntamente com uma contextualização histórica básica. A segunda aula será dedicada à exploração, onde os alunos, guiados pela plataforma, irão interagir com os diferentes cenários e desafios propostos, trabalhando em conjunto para compilar suas descobertas e reflexões.

  • Aula 1: Introdução e divisão em grupos.
  • Aula 2: Exploração interativa e trabalho em grupo.
  • Aula 3: Apresentação das descobertas e reflexão conjunta.

Avaliação

A avaliação desta atividade será baseada na participação, no engajamento e na qualidade das reflexões apresentadas pelos grupos. Os pontos serão atribuídos por respostas corretas durante a exploração virtual e pela profundidade das reflexões e análises realizadas na apresentação final. A avaliação considerará também a capacidade de trabalhar em equipe, a originalidade das ideias e a habilidade em conectar os temas explorados com os impactos atuais da colonização. Será incentivo um ambiente de feedback construtivo, onde os alunos poderão aprender com seus próprios insights e com as contribuições de seus pares.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, será necessário acesso a computadores ou tablets com conexão à internet, bem como softwares ou plataformas de realidade aumentada configurados para a exploração das regiões colonizadas pelas potências europeias. Serão utilizados também materiais de apoio como mapas, textos históricos e artigos acadêmicos para fornecer contexto e aprofundamento nas discussões. Estes recursos serão fundamentais para uma imersão efetiva dos alunos no contexto histórico e na execução dos desafios propostos.

  • Computadores ou tablets com conexão à internet.
  • Software ou plataformas de realidade aumentada.
  • Mapas e textos históricos.
  • Guias de exploração e desafios propostos.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo