Gamificação da História: A Conquista do Mundo!

Desenvolvida por: Julian… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
Temática: História Global e Interculturalidade

A atividade 'Gamificação da História: A Conquista do Mundo!' propõe uma imersão pedagógica através de uma aprendizagem baseada em jogos, envolvendo os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental na simulação do processo de hegemonia europeia e suas repercussões ao redor do mundo. Utilizando um jogo de tabuleiro ou digital desenvolvido exclusivamente para esta atividade, os participantes estarão em situação de dominantes ou dominados, enfrentando decisões que remetem ao contexto de conflitos, intervenções militares, e influências culturais, vivenciando de forma lúdica a complexidade dessas relações. A atividade culminará em uma rica roda de debate, visando aprofundar a compreensão crítica sobre os impactos da hegemonia europeia. Esta fase será crucial para discutir a importância da valorização da interculturalidade e do respeito pelas diferentes identidades globais, refletindo sobre a nossa realidade atual e a formação da sociedade moderna.

Objetivos de Aprendizagem

Ao finalizar esta atividade, espera-se que os alunos desenvolvam uma compreensão crítica a respeito da hegemonia europeia e suas consequências em diferentes partes do mundo, assim como a valorização das identidades globais e da interculturalidade. Por meio da simulação estratégica do jogo e da subsequente roda de debate, os estudantes terão oportunidade de analisar diversos cenários históricos sob uma nova perspectiva, reconhecendo a importância da multiplicidade cultural. Este entendimento ajudará na formação de cidadãos mais conscientes e respeitosos em relação à diversidade cultural.

  • Analisar criticamente os impactos da hegemonia europeia
  • Reconhecer a importância da multiplicidade cultural
  • Desenvolver estratégias de negociação e decisão em contextos históricos simulados
  • Debater sobre as consequências culturais e políticas da expansão europeia

Habilidades Específicas BNCC

  • EF09GE01: Analisar criticamente de que forma a hegemonia europeia foi exercida em várias regiões do planeta, notadamente em situações de conflito, intervenções militares e/ou influência cultural em diferentes tempos e lugares.
  • EF09GE03: Identificar diferentes manifestações culturais de minorias étnicas como forma de compreender a multiplicidade cultural na escala mundial, defendendo o princípio do respeito às diferenças.
  • EF09GE04: Relacionar diferenças de paisagens aos modos de viver de diferentes povos na Europa, Ásia e Oceania, valorizando identidades e interculturalidades regionais.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático direcionará o foco para a compreensão da hegemonia europeia e suas diversas facetas ao longo da história, explorando como as práticas de colonização, exploração e intercâmbio cultural moldaram as sociedades ao redor do globo. A atividade proporcionará um entendimento aprofundado das consequências políticas e culturais dessas interações, incentivando uma perspectiva crítica sobre o respeito à diversidade cultural e à importância das identidades globais nas relações internacionais contemporâneas.

  • Hegemonia europeia e suas consequências históricas
  • Práticas culturais coloniais e seus efeitos nas sociedades locais
  • Interculturalidade e a formação da identidade global
  • Análise crítica da história global sob a perspectiva das relações de poder

Metodologia

A metodologia aplicada inclui a aprendizagem baseada em jogos, com o uso de tabuleiros ou plataformas digitais para a simulação, e a realização de uma roda de debate enquanto estratégias pedagógicas ativas. O jogo fomentará o engajamento e a vivência direta dos alunos em dilemas históricos, enquanto a discussão subsequente permitirá uma reflexão coletiva sobre as experiências vividas. Assim, o aluno não apenas absorverá o conteúdo de forma passiva, mas se tornará protagonista do seu processo de aprendizagem.

  • Aprendizagem Baseada em Jogos
  • Roda de Debate
  • Sala de Aula Invertida
  • Atividades Mão-na-massa

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade será realizada em duas sessões de 60 minutos cada, totalizando uma carga horária de 2 horas. A primeira sessão será dedicada à introdução do jogo, suas regras e ao início da simulação. A segunda sessão focará na continuação do jogo, seguida pela realização da roda de debate, onde será feito o fechamento da atividade, com reflexões e aprendizados evidenciados.

  • Aula 1: Introdução e início do jogo
  • Aula 2: Continuação do jogo e roda de debate

Avaliação

A avaliação será formativa e contínua, observando a participação, engajamento, e contribuição de cada aluno durante o jogo e a roda de debate. Será considerada a capacidade de análise crítica, articulação de ideias, respeito pelos colegas e pelas diversas perspectivas apresentadas. A observação direta dos professores e a autoavaliação dos alunos também comporão os critérios de avaliação, incentivando a reflexão sobre o próprio aprendizado e a capacidade de argumentação.

Materiais e ferramentas:

Os recursos incluem o jogo de tabuleiro ou plataforma digital específicos para esta atividade, além de materiais de apoio para a roda de debate, como artigos, mapas históricos e cronologias. Ferramentas digitais de colaboração também serão empregadas para facilitar o debate e a troca de ideias entre os alunos, promovendo uma experiência de aprendizado dinâmica e interativa.

  • Jogo de tabuleiro ou plataforma digital
  • Artigos e mapas históricos
  • Ferramentas digitais para colaboração
  • Cronologias e material de apoio para o debate

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