Giro Global: Uma Viagem pela Globalização

Desenvolvida por: Brenda… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Geografia
Temática: Globalização e Integração Mundial

Nesta atividade interativa denominada 'Giro Global: Uma Viagem pela Globalização', alunos do 9º ano do Ensino Fundamental serão propostos a mergulhar no conceito de globalização e integração mundial de uma maneira prática e envolvente. Serão organizados em pequenos grupos, onde cada um receberá um kit contendo uma variedade de informações, imagens e objetos representativos de diferentes países. O objetivo é que, através destes materiais, possam identificar elementos que simbolizam a globalização, como produtos alimentícios, tecnológicos e culturais que se tornaram comuns ao redor do globo. Através de metodologias ativas como Atividade Mão-na-massa e Aprendizagem Baseada em Jogos, espera-se que os alunos discutam e reflitam sobre a circulação de mercadorias, a troca de informações e a interdependência econômica e cultural entre nações. As apresentações finais de cada grupo servirão como uma janela para a compreensão de como determinados itens e práticas podem unir pessoas e lugares distantes, evidenciando os laços e as contradições da globalização.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade visa oferecer aos alunos uma compreensão prática e aprofundada da globalização e da integração mundial, demonstrando como produtos, tecnologias e culturas se interligam entre diferentes países. Ao trabalhar em grupos e investigar os kits recebidos, os estudantes desenvolverão habilidades de pesquisa, análise crítica e apresentação, essenciais para o entendimento da complexidade do mundo atual. Tais objetivos de aprendizagem estão alinhados com a necessidade de preparar os alunos para pensar globalmente e agir localmente, reconhecendo a importância da sustentabilidade e da ética nas relações internacionais.

  • Identificar e analisar elementos de globalização presentes no cotidiano.
  • Promover a compreensão da interdependência econômica e cultural entre países.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa, análise crítica e síntese de informações.
  • Estimular a cooperação e o trabalho em equipe durante a atividade.
  • Apresentar e discutir as descobertas com a turma, fortalecendo habilidades de comunicação.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF09GE05: Analisar fatos e situações para compreender a integração mundial (econômica, política e cultural), comparando as diferentes interpretações: globalização e mundialização.
  • EF09GE11: Relacionar as mudanças técnicas e científicas decorrentes do processo de industrialização com as transformações no trabalho em diferentes regiões do mundo e suas consequências no Brasil.
  • EF09GE18: Identificar e analisar as cadeias industriais e de inovação e as consequências dos usos de recursos naturais e das diferentes fontes de energia (tais como termoelétrica, hidrelétrica, eólica e nuclear) em diferentes países.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abordará conceitos fundamentais da globalização, focando na circulação de mercadorias, na troca de informações culturais e na integração econômica entre países. Além disso, será discutido o impacto da tecnologia e da inovação nas cadeias produtivas e a importância da sustentabilidade diante dos desafios globais. Esses tópicos serão explorados por meio de atividades práticas e interativas, possibilitando aos alunos relacionarem os conceitos teóricos com exemplos palpáveis ao seu redor.

  • Conceitos de globalização e mundialização.
  • Integração econômica e cultural entre países.
  • Impacto das tecnologias na economia global.
  • Cadeias produtivas e de inovação.
  • Sustentabilidade e ética nas relações internacionais.

Metodologia

A atividade será desenvolvida por meio de metodologias ativas, como a Atividade Mão-na-massa e Aprendizagem Baseada em Jogos, permitindo que os alunos sejam os protagonistas do seu aprendizado. Através do manuseio dos kits e da investigação dos objetos representativos de diferentes países, os estudantes poderão construir conhecimentos de forma colaborativa e engajadora, estimulando a curiosidade e a pesquisa. As apresentações em grupo servirão tanto para consolidar o aprendizado quanto para fomentar habilidades de comunicação e argumentação.

  • Atividade Mão-na-massa.
  • Aprendizagem Baseada em Jogos.
  • Trabalho em grupo.
  • Apresentações e discussões em classe.
  • Uso de recursos visuais e práticos para a exploração dos temas.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada ao longo de seis aulas de 40 minutos cada, distribuídas da seguinte maneira: duas aulas para a introdução dos conceitos e exploração inicial dos kits, duas aulas para o desenvolvimento das pesquisas e preparação das apresentações, e duas aulas finais para as apresentações e debates sobre as descobertas. Este cronograma permite um aprofundamento progressivo no tema, favorecendo a assimilação dos conceitos e a interação entre os alunos.

  • Aula 1: Apresentação do projeto e divisão dos grupos.
  • Aula 2: Exploração inicial dos kits e início das pesquisas.
  • Aula 3 e 4: Pesquisa e preparação das apresentações em grupo.
  • Aula 5 e 6: Apresentações dos grupos e debates.

Avaliação

A avaliação da atividade será realizada considerando diversos aspectos, como a participação ativa nas discussões em grupo, a qualidade da pesquisa e análise crítica dos objetos e informações contidos nos kits, a criatividade e clareza nas apresentações, bem como a capacidade de argumentação e debate sobre as descobertas. Será dada especial atenção ao entendimento dos conceitos de globalização e integração mundial expressos nas apresentações, além do trabalho em equipe e a cooperação entre os alunos durante todo o processo. Exemplos de trabalhos excepcionais poderão ser compartilhados com outras turmas ou mesmo em eventos escolares, como forma de reconhecimento.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade, serão necessários kits contendo objetos, imagens e informações diversas relacionadas a diferentes países e culturas, além de materiais para a preparação das apresentações, como cartolinas, marcadores, acesso à internet para pesquisa e dispositivos para visualização de vídeos ou apresentações digitais. A escola deverá providenciar um espaço adequado para as apresentações, podendo ser uma sala de aula convencional com datashow ou um auditório, se disponível.

  • Kits contendo objetos, imagens e informações
  • Materiais para preparação das apresentações (cartolinas, marcadores)
  • Computadores ou tablets com acesso à internet
  • Projetor multimídia (datashow) e tela
  • Espaço adequado para as apresentações

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo