A atividade 'Globalização na Roda: Diferentes Faces do Mesmo Mundo' visa proporcionar aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental um entendimento abrangente e crítico sobre a globalização, explorando suas diversas faces: econômica, política, cultural e ambiental. Iniciando com uma introdução teórica breve, a atividade se desenvolve através da formação de grupos, onde cada um assumirá a responsabilidade de investigar e apresentar os impactos e benefícios da globalização sob uma das perspectivas designadas. Empregando uma abordagem de pesquisa guiada, os alunos deverão buscar exemplos atuais e relevantes, como o papel das empresas multinacionais nas economias locais, a troca cultural entre países e as implicações políticas em um contexto globalizado. A culminância da atividade será uma Roda de Debate, proporcionando um espaço dinâmico para a apresentação das descobertas de cada grupo, estimulando a argumentação, a escuta ativa e a crítica construtiva entre os participantes. A atividade encerrará com uma reflexão coletiva sobre a interconexão das várias esferas da globalização e seu impacto direto na vida dos estudantes.
Os objetivos dessa atividade abrangem o desenvolvimento do pensamento crítico dos estudantes sobre a complexidade da globalização, reconhecendo suas diversas manifestações e influências em âmbitos econômico, político, cultural e ambiental. É intenção despertar a consciência sobre como essas forças globais moldam as sociedades locais, impactando diretamente suas vidas e comunidades. Além disso, a atividade fomenta habilidades de pesquisa, argumentação e comunicação eficiente, preparando os alunos para dialogarem sobre questões globais com propriedade e respeito às diversas opiniões.
Este projeto didático se alinha aos conteúdos programáticos de Geografia do Ensino Fundamental, centrando-se no conceito de globalização. O foco está na análise e compreensão dos diferentes impactos que este fenômeno apresenta nas esferas econômica, política, cultural e ambiental. Através de uma metodologia ativa, os estudantes serão incentivados a pesquisar, debater e refletir sobre a globalização, conectando o conteúdo teórico com exemplos do mundo real, promovendo assim uma aprendizagem significativa.
A metodologia ativa escolhida para esta atividade, a Roda de Debate, incentiva a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento. Esta abordagem promove o desenvolvimento de habilidades sociais, intelectuais e emocionais, ao fomentar a escuta ativa, o respeito pelas diferentes opiniões e a capacidade de argumentação. A pesquisa guiada antecede o debate, preparando os alunos para uma participação informada e crítica. O uso de recursos digitais como ferramentas de pesquisa e a elaboração de apresentações estimulam o engajamento e a criatividade.
A atividade será desenvolvida ao longo de duas aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, ocorrerá a formação dos grupos e a introdução à pesquisa. Na segunda aula, será realizada a Roda de Debate, seguida de uma reflexão coletiva. Este cronograma permite um equilíbrio entre a pesquisa, o desenvolvimento das apresentações e a discussão, maximizando o potencial de aprendizado.
A avaliação será baseada na participação ativa durante as pesquisas e debates, na qualidade da argumentação apresentada e na capacidade de trabalhar em equipe. Observar-se-á, também, o envolvimento na reflexão coletiva e a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos sobre a globalização. Critérios como criatividade nas apresentações, o uso adequado de fontes de pesquisa e a habilidade de estabelecer conexões entre as diferentes áreas da globalização e a vida dos estudantes serão considerados.
Para a realização da atividade, serão utilizadas ferramentas digitais, como computadores ou tablets, para a pesquisa de informações. Recursos audiovisuais, como projetor ou televisão, serão essenciais para as apresentações dos grupos. Materiais de papelaria (cartazes, canetas, post-its) poderão ser empregados para o registro de ideias e organização dos debates. Além disso, o acesso a bases de dados e websites confiáveis será crucial para a pesquisa guiada.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula