Jogo da Fronteira: Desafios dos Refugiados

Desenvolvida por: Alexsa… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências Humanas e Sociais
Temática: Refugiados e Deslocamentos Forçados

Esta atividade tem como objetivo sensibilizar os alunos do 9º ano sobre as dificuldades enfrentadas pelos refugiados em um contexto internacional. Utilizando um jogo de tabuleiro simulado digital, os estudantes irão se colocar no papel de refugiados, experimentando os desafios e decisões difíceis que muitos enfrentam ao tentar se refugiar em outros países. A dinâmica do jogo promoverá empatia e compreensão sobre questões como cruzar fronteiras, solicitar asilo e lidar com barreiras culturais e legais. Além disso, ao assumir o papel de 'governos' de outros países, os alunos também explorarão a importância de políticas de acolhimento e a complexidade das decisões políticas internacionais.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade se concentram em promover uma compreensão empática e informada sobre a situação dos refugiados em nível global. Ao participar do jogo, os alunos desenvolverão competências de tomada de decisão crítica, negociação e resolução de problemas em contextos complexos. Através da vivência dos desafios enfrentados pelos refugiados, espera-se que os estudantes adquiram um olhar mais humano e solidário sobre questões de deslocamento forçado e imigração.

  • Promover a empatia em relação à situação dos refugiados.
  • Desenvolver habilidades de resolução de problemas e tomada de decisões.
  • Compreender as complexidades das políticas de acolhimento de refugiados.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF09HI02: Analisar a situação dos direitos humanos no Brasil e no mundo, com relação às minorias e aos grupos vulneráveis.
  • EF09HG06: Comparar a organização de diferentes sociedades e suas dinâmicas culturais, econômicas e políticas.
  • EF09GE03: Analisar a função social dos diferentes tipos de migrações humanas.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade se estabelece em torno do estudo das migrações humanas, com ênfase nas dinâmicas que envolvem os refugiados. Serão abordados temas como direitos humanos, legislação internacional sobre imigração e refúgio, e as barreiras socioculturais que afetam a integração dos refugiados em novos países. Este conteúdo permitirá uma discussão crítica sobre o papel das políticas governamentais e a importância da cooperação internacional na acolhida de refugiados.

  • Dinâmicas das migrações e refúgios.
  • Direitos humanos e políticas internacionais.
  • Barreiras culturais e legais na acolhida de refugiados.

Metodologia

A metodologia adotada para esta atividade se apoia em um ensino significativo e contextualizado, utilizando o jogo de tabuleiro como ferramenta pedagógica central. O método de ensino participativo permite que os alunos construam conhecimento de forma ativa, explorando situações reais e exercitando o pensamento crítico. Ao serem colocados em cenários que simulam a realidade, os alunos irão praticar habilidades como negociação, cooperação e comunicação, essenciais para a compreensão e análise de problemas complexos.

  • Aprendizagem baseada em jogo.
  • Simulação e role-playing.
  • Discussão e reflexão em grupo.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está divido em duas aulas de 60 minutos. A primeira aula é destinada à introdução do tema e ao contexto do jogo, seguida pela formação de grupos e início da simulação. Na segunda aula, os alunos continuarão o jogo, concluindo as atividades e participando de uma discussão de fechamento, onde compartilharão suas experiências e reflexões sobre o processo.

  • Aula 1: Introdução e início do jogo.
  • Aula 2: Continuação do jogo e discussão final.

Avaliação

A avaliação dos alunos será contínua e formativa, enfocando a participação, envolvimento e as estratégias adotadas durante o jogo. Será observado o engajamento dos estudantes na simulação, sua capacidade de tomar decisões embasadas, além da habilidade em negociar e adaptar suas estratégias diante dos desafios apresentados. Exemplos de critérios incluem a capacidade de articular argumentos, desenvolver soluções criativas para problemas complexos e demonstrar empatia nas interações com outros grupos. A reflexão ao final da atividade também contribuirá para a avaliação, com os alunos compartilhando suas percepções e aprendizados.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade, serão necessários recursos tecnológicos para apoiar a simulação do jogo de tabuleiro, além de materiais impressos que abordem o tema dos refugiados com dados, estatísticas e estudos de caso. Tais materiais fornecerão um embasamento teórico e estatístico ao que for vivenciado no jogo, facilitando as discussões.

  • Computador com software de simulação de jogo de tabuleiro.
  • Material impresso sobre refugiados e políticas de imigração.
  • Projetor multimídia para apresentações.

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