Jogo do Intercâmbio Cultural

Desenvolvida por: Dalva … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Geografia e História
Temática: Industrialização e Intercâmbio Cultural

Neste jogo de intercâmbio cultural, inspirado na análise dos impactos do processo de industrialização na produção e circulação de produtos e culturas, os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de mergulhar na diversidade cultural e econômica de países da Europa, Ásia e Oceania. Cada aluno ou grupo representará um país específico e realizará pesquisas sobre como os sistemas econômicos, capitalismo ou socialismo, influenciaram a cultura e economia de sua nação designada. O culminar das atividades será uma feira cultural, onde os alunos compartilharão comida, música e artesanato típicos, além de apresentarem como cada sistema econômico influenciou seu país. Este projeto visa capacitar os alunos com habilidades de pesquisa, apresentação e interculturalidade, fornecendo uma plataforma para explorar e celebrar a diversidade global.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos uma compreensão profunda dos impactos do processo de industrialização na produção, circulação de produtos e culturas e na formação e influência dos sistemas econômicos sobre as sociedades em diferentes regiões do mundo, especialmente na Europa, Ásia e Oceania. Almejamos desenvolver habilidades de pesquisa, análise crítica, apresentação e interculturalidade, permitindo que os participantes compreendam a significância dos intercâmbios culturais e econômicos na configuração do mundo contemporâneo.

  • Compreender os impactos do processo de industrialização nas culturas e economias.
  • Analisar a influência dos sistemas econômicos capitalismo e socialismo nas sociedades.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa intercultural e apresentação.
  • Promover a apreciação pela diversidade cultural e econômica global.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF09GE01: Analisar criticamente de que forma a hegemonia europeia foi exercida em várias regiões do planeta, notadamente em situações de conflito, intervenções militares e/ou influência cultural em diferentes tempos e lugares.
  • EF09GE10: Analisar os impactos do processo de industrialização na produção e circulação de produtos e culturas na Europa, na Ásia e na Oceania.
  • EF09GE11: Relacionar as mudanças técnicas e científicas decorrentes do processo de industrialização com as transformações no trabalho em diferentes regiões do mundo e suas consequências no Brasil.

Conteúdo Programático

A atividade abordará o processo de industrialização e seu impacto global, focando nas transformações culturais, econômicas e sociais que ele acarretou, especialmente na Europa, Ásia e Oceania. Será dada ênfase aos sistemas econômicos capitalismo e socialismo e como cada um influenciou distintamente as nações sob sua adoção, moldando aspectos da vida cotidiana, cultura e economia.

  • Processo de industrialização e seus impactos globais.
  • Impacto dos sistemas econômicos na cultura e economia.
  • Revisão da hegemonia europeia e influência em outras regiões.
  • Transformações no trabalho e na produção decorrentes da industrialização.

Metodologia

Esta atividade será realizada através da metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Jogos, encorajando os alunos a se envolverem ativamente na pesquisa, discussão e apresentação. Cada grupo representará um país e explorará a fundo sua cultura, economia e o impacto dos sistemas econômicos, utilizando variadas fontes de informações. As apresentações na feira cultural servirão como plataforma para a troca de conhecimentos e celebração da diversidade cultural.

  • Pesquisa sobre o país designado.
  • Preparação de apresentações com foco em cultura e economia.
  • Realização de uma feira cultural para compartilhar descobertas.
  • Análise crítica e discussões em grupo sobre os temas abordados.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em dois encontros de 50 minutos cada. No primeiro encontro, os alunos serão introduzidos ao tema e iniciarão as pesquisas sobre os países designados. No segundo encontro, acontecerá a feira cultural com as apresentações dos grupos.

  • Aula 1: Introdução ao tema e início das pesquisas.
  • Aula 2: Realização da feira cultural e apresentação dos grupos.

Avaliação

A avaliação será baseada na profundidade da pesquisa realizada, na clareza e criatividade das apresentações, e na capacidade de envolvimento com o público durante a feira cultural. Também será considerado o esforço em entender e explicar como o sistema econômico influenciou a cultura e economia do país representado. Utilizaremos uma rubrica que considera os critérios de pesquisa, apresentação, engajamento e análise crítica, permitindo uma avaliação justa e abrangente.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade, serão necessários recursos como acesso à internet para pesquisa, materiais para confecção de artesanatos, ingredientes para preparo de comidas típicas, sistema de som para músicas e espaço adequado para a realização da feira cultural. Além disso, será estimulado o uso de vestimentas típicas durante as apresentações.

  • Acesso à internet para pesquisa.
  • Materiais para artesanatos.
  • Ingredientes para comidas típicas.
  • Sistema de som para músicas.
  • Espaço adequado para feira cultural.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo