Neste jogo de intercâmbio cultural, inspirado na análise dos impactos do processo de industrialização na produção e circulação de produtos e culturas, os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de mergulhar na diversidade cultural e econômica de países da Europa, Ásia e Oceania. Cada aluno ou grupo representará um país específico e realizará pesquisas sobre como os sistemas econômicos, capitalismo ou socialismo, influenciaram a cultura e economia de sua nação designada. O culminar das atividades será uma feira cultural, onde os alunos compartilharão comida, música e artesanato típicos, além de apresentarem como cada sistema econômico influenciou seu país. Este projeto visa capacitar os alunos com habilidades de pesquisa, apresentação e interculturalidade, fornecendo uma plataforma para explorar e celebrar a diversidade global.
O objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos uma compreensão profunda dos impactos do processo de industrialização na produção, circulação de produtos e culturas e na formação e influência dos sistemas econômicos sobre as sociedades em diferentes regiões do mundo, especialmente na Europa, Ásia e Oceania. Almejamos desenvolver habilidades de pesquisa, análise crítica, apresentação e interculturalidade, permitindo que os participantes compreendam a significância dos intercâmbios culturais e econômicos na configuração do mundo contemporâneo.
A atividade abordará o processo de industrialização e seu impacto global, focando nas transformações culturais, econômicas e sociais que ele acarretou, especialmente na Europa, Ásia e Oceania. Será dada ênfase aos sistemas econômicos capitalismo e socialismo e como cada um influenciou distintamente as nações sob sua adoção, moldando aspectos da vida cotidiana, cultura e economia.
Esta atividade será realizada através da metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Jogos, encorajando os alunos a se envolverem ativamente na pesquisa, discussão e apresentação. Cada grupo representará um país e explorará a fundo sua cultura, economia e o impacto dos sistemas econômicos, utilizando variadas fontes de informações. As apresentações na feira cultural servirão como plataforma para a troca de conhecimentos e celebração da diversidade cultural.
A atividade será dividida em dois encontros de 50 minutos cada. No primeiro encontro, os alunos serão introduzidos ao tema e iniciarão as pesquisas sobre os países designados. No segundo encontro, acontecerá a feira cultural com as apresentações dos grupos.
A avaliação será baseada na profundidade da pesquisa realizada, na clareza e criatividade das apresentações, e na capacidade de envolvimento com o público durante a feira cultural. Também será considerado o esforço em entender e explicar como o sistema econômico influenciou a cultura e economia do país representado. Utilizaremos uma rubrica que considera os critérios de pesquisa, apresentação, engajamento e análise crítica, permitindo uma avaliação justa e abrangente.
Para a realização da atividade, serão necessários recursos como acesso à internet para pesquisa, materiais para confecção de artesanatos, ingredientes para preparo de comidas típicas, sistema de som para músicas e espaço adequado para a realização da feira cultural. Além disso, será estimulado o uso de vestimentas típicas durante as apresentações.
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