Mapa Cultural: Explorando o Nordeste

Desenvolvida por: Carla … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Geografia e Artes
Temática: Diversidade Cultural no Nordeste

Esta atividade prática visa promover a imersão dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental no rico e diversificado patrimônio cultural dos estados do Nordeste brasileiro. Ao serem divididos em grupos, cada um recebendo um estado nordestino para investigar, os alunos serão incentivados a pesquisar as principais manifestações culturais dessa região, como música, dança, festas populares e culinária. Com base nessa pesquisa, cada grupo criará um 'Mapa Cultural' do Nordeste, empregando materiais recicláveis para representar os diferentes aspectos culturais estudados. Esta atividade promove o entendimento da diversidade cultural, estimula a criatividade, o trabalho em equipe, e fomenta o respeito mútuo e a valorização das diferentes culturas. A abordagem prática, por meio da criação do Mapa Cultural, busca uma compreensão mais profunda e significativa das culturas exploradas, trazendo os estudantes para mais perto das tradições que formam o tecido da sociedade nordestina.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é fomentar nos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental uma apreciação pela diversidade cultural presente na região Nordeste do Brasil. Ao participarem ativamente na investigação e representação das manifestações culturais nordestinas, os estudantes desenvolverão habilidades de pesquisa, trabalho em equipe, e pensamento crítico. Além disso, a atividade visa promover a criatividade na criação artística utilizando materiais recicláveis, assim como incitar um diálogo respeitoso sobre as diferenças culturais e a importância da preservação desses bens culturais. Espera-se que, por meio deste projeto, os alunos se tornem mais conscientes e apreciativos da riqueza cultural não apenas do Nordeste, mas do Brasil como um todo.

  • Estimular a pesquisa e o conhecimento sobre a diversidade cultural nordestina.
  • Promover habilidades de trabalho em equipe e criatividade na representação cultural.
  • Desenvolver uma apreciação e respeito pela riqueza das diferentes manifestações culturais.
  • Incentivar a utilização de materiais recicláveis em projetos artísticos.
  • Cultivar habilidades de apresentação e compartilhamento de informações pesquisadas.

Conteúdo Programático

Partindo do pressuposto que a diversidade cultural é um tema amplo e enriquecedor, o Conteúdo Programático desta atividade está desenhado para englobar diferentes aspectos das tradições do Nordeste brasileiro. Ao investigar música, dança, festas populares e culinária de cada estado nordestino, os alunos mergulharão nas diversas camadas que compõem o patrimônio cultural da região, entendendo sua importância tanto no contexto local quanto nacional. O uso de materiais recicláveis para representação dos elementos culturais visa também introduzir a noção de sustentabilidade e conscientização ambiental.

  • Manifestações culturais dos estados do Nordeste: música, dança, festas populares e culinária.
  • Identificação e uso de materiais recicláveis em projetos de arte.
  • Trabalho em equipe e desenvolvimento de habilidades sociais.
  • Técnicas de pesquisa e apresentação.
  • Análise crítica da importância da preservação cultural.

Metodologia

A metodologia desta atividade será centrada na abordagem Atividade Mão-na-massa e na Roda de Debate. Inicialmente, os alunos serão divididos em grupos e, após a pesquisa, empregarão materiais recicláveis para criar os Mapas Culturais representativos de cada estado do Nordeste. Esta abordagem prática visa estimular a criatividade e a aplicação direta dos conhecimentos adquiridos. Posteriormente, cada grupo apresentará seu Mapa Cultural em uma Roda de Debate, promovendo a troca de informações, reflexões sobre as diversidades culturais e a importância da sustentabilidade.

  • Divisão dos alunos em grupos, cada um responsável por um estado nordestino.
  • Pesquisa e preparação de materiais recicláveis para a criação do Mapa Cultural.
  • Construção dos Mapas Culturais utilizando os materiais coletados.
  • Apresentação dos trabalhos em uma Roda de Debate, promovendo a troca de conhecimentos e reflexões.

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade será realizada em 1.2 aulas de 100 minutos. Na primeira parte, os alunos serão introduzidos ao tema e divididos em grupos. O restante do tempo será destinado à pesquisa, preparação e construção dos Mapas Culturais. A última parte da atividade focará nas apresentações dos grupos em Rodas de Debate, permitindo a troca de informações e reflexões acerca do aprendizado.

  • Aula 1: Introdução, divisão de grupos e início da pesquisa.
  • Aula 2: Continuação da pesquisa, construção dos Mapas Culturais e Roda de Debate.

Avaliação

A avaliação desta atividade será baseada na participação ativa dos alunos em todas as etapas do projeto, desde a pesquisa até a construção e apresentação dos Mapas Culturais. Os critérios de avaliação incluirão a criatividade e originalidade na utilização de materiais recicláveis, a profundidade e precisão das informações pesquisadas, a coesão e colaboração dentro do grupo, bem como a qualidade da apresentação final. Exemplos de boas práticas incluirão projetos que demonstrem uma compreensão abrangente da cultura nordestina, uma apresentação clara e articulada, e um uso inovador de materiais recicláveis.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade, serão necessários recursos variados, incluindo acesso à internet para pesquisa, materiais de escrita para anotações, e uma gama de materiais recicláveis para a criação dos Mapas Culturais. Além disso, será importante dispor de um espaço adequado para a exposição e apresentação dos trabalhos, assim como recursos audiovisuais para auxiliar nas apresentações. A diversidade de recursos visa garantir uma experiência de aprendizagem rica e multifacetada.

  • Acesso à internet para pesquisa.
  • Materiais de escrita (papéis, canetas, lápis).
  • Materiais recicláveis (papéis, plásticos, tecidos, etc.).
  • Espaço para exposição dos Mapas Culturais.
  • Recursos audiovisuais (projetor, computador).

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo