Mapeando o Mundo: Diferenças Visíveis

Desenvolvida por: Marcel… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Geografia
Temática: Diferenças Sociopolíticas e Geopolíticas Mundiais

A atividade 'Mapeando o Mundo: Diferenças Visíveis' é projetada para envolver os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental no estudo das variações sociopolíticas e geopolíticas globais por meio da criação de mapas temáticos e gráficos. Os estudantes, organizados em pequenos grupos, selecionarão temas específicos, como densidade populacional, PIB per capita ou Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), para investigar. A pesquisa abrangerá a coleta de dados relevantes e sua respectiva análise. Com o auxílio de softwares de geoprocessamento ou plataformas online gratuitas, os alunos elaborarão mapas e gráficos que ilustrem suas descobertas. Esta metodologia ativa, baseada em projetos, não só promove o engajamento ativo dos alunos na aprendizagem, mas também estimula habilidades importantes como colaboração, análise crítica e uso de tecnologia digital. A atividade culminará com apresentações em grupo, onde os alunos compartilharão os resultados de seus trabalhos, discutindo as técnicas utilizadas e conclusões derivadas de suas análises.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem como objetivo proporcionar aos alunos uma compreensão profunda das diferenças sociopolíticas e geopolíticas que caracterizam o mundo atualmente. Através do processo de pesquisa, análise e apresentação, os estudantes desenvolverão habilidades em geoprocessamento e interpretação de dados, além de aprimorarem sua capacidade de trabalhar em equipe e comunicar descobertas complexas de forma eficaz. A atividade visa também a aplicação prática de conceitos geográficos, promovendo uma maior interação com a tecnologia e ferramentas digitais, e incentivando uma abordagem crítica e reflexiva sobre as disparidades globais.

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e análise de dados geográficos.
  • Aprender a utilizar softwares de geoprocessamento e plataformas online para criação de mapas e gráficos.
  • Fomentar o trabalho em equipe e aperfeiçoar habilidades de comunicação e apresentação.
  • Promover uma compreensão crítica das diferenças sociopolíticas e geopolíticas mundiais.
  • Estimular o uso de tecnologia e ferramentas digitais no estudo da Geografia.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF09GE07: Analisar os componentes físico-naturais da Eurásia e os determinantes histórico-geográficos de sua divisão em Europa e Ásia.
  • EF09GE09: Analisar características de países e grupos de países europeus, asiáticos e da Oceania em seus aspectos populacionais, urbanos, políticos e econômicos, e discutir suas desigualdades sociais e econômicas e pressões sobre seus ambientes físico-naturais.
  • EF09GE14: Elaborar e interpretar gráficos de barras e de setores, mapas temáticos e esquemáticos (croquis) e anamorfoses geográficas para analisar, sintetizar e apresentar dados e informações sobre diversidade, diferenças e desigualdades sociopolíticas e geopolíticas mundiais.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade envolve o estudo e análise dos aspectos sociopolíticos e geopolíticos mundiais, utilizando-se de ferramentas digitais modernas para a visualização de dados. Os alunos irão investigar como essas diferenças podem ser representadas visualmente por meio de mapas e gráficos, utilizando casos concretos como estudo. Esse processo de aprendizagem ativa estimula a compreensão das complexidades do mundo atual através de uma abordagem prática e interativa.

  • Conceitos básicos de geopolítica e sociologia.
  • Uso de softwares de geoprocessamento e plataformas online de mapeamento.
  • Métodos de coleta e análise de dados geográficos.
  • Práticas de representação visual de dados (mapas, gráficos, anamorfoses).
  • Apresentação e interpretação de dados e informações geográficas.

Metodologia

A metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Projetos será empregada, permitindo aos alunos assumir um papel ativo na sua própria aprendizagem. Por meio da escolha de temas, pesquisa de dados, e criação de representações visuais usando tecnologia, os estudantes poderão explorar e compreender as complexidades do tema escolhido. Grupos pequenos propiciarão uma atmosfera colaborativa, e a utilização de softwares específicos adiciona uma dimensão prática e moderna ao aprendizado de conceitos geográficos.

  • Divisão da classe em pequenos grupos.
  • Seleção de temas e plano de pesquisa.
  • Utilização de softwares de geoprocessamento e plataformas online.
  • Elaboração de mapas e gráficos.
  • Preparação e apresentação dos projetos para a turma.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida em duas aulas de 50 minutos. Na primeira aula, ocorrerá a introdução do projeto, divisão de grupos e início da pesquisa. A segunda aula será dedicada à finalização da pesquisa, criação dos mapas e gráficos, e preparação das apresentações.

  • Aula 1: Introdução do projeto, divisão de grupos, escolha dos temas e início da pesquisa.
  • Aula 2: Continuação da pesquisa, elaboração dos mapas e gráficos, preparação e realização das apresentações.

Avaliação

A avaliação será baseada na qualidade da pesquisa realizada, na criatividade e precisão dos mapas e gráficos produzidos, bem como na clareza e profundidade das apresentações. Critérios específicos incluirão a compreensão dos conceitos geográficos aplicados, a colaboração efetiva dentro do grupo, e a habilidade de comunicar os resultados da pesquisa. Exemplos de boas práticas, como o uso inovador de ferramentas digitais ou análises particularmente perspicazes, serão valorizados.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários incluem acesso a computadores com conexão à internet, softwares de geoprocessamento ou plataformas online gratuitas de mapeamento, materiais para pesquisa como livros e artigos, além de espaço adequado para as apresentações. Esses recursos permitirão aos alunos explorar, analisar e apresentar suas descobertas de forma eficaz e criativa.

  • Computadores com acesso à internet.
  • Softwares de geoprocessamento e plataformas de mapeamento online.
  • Acesso a bibliotecas e bases de dados online para pesquisa.
  • Data-show para apresentações.
  • Materiais para anotações e elaboração dos projetos.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo