Esta atividade engaja os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental em uma simulação envolvente, onde assumem o papel de representantes de países com interesses no Oriente Médio, incitando a prática de negociação, formação de alianças e resolução de conflitos. Ao receberem dossiês sobre seus respectivos países, que detalham políticas, economia e relações internacionais, os estudantes são preparados para iniciar negociações. Estas são baseadas em eventos reais, desafiando-os a buscar soluções diplomáticas para problemas simulados. A atividade é projetada para aprimorar habilidades de argumentação e negociação, além de promover uma compreensão profunda das complexas relações internacionais e da atualidade geopolítica, econômica e cultural da região do Oriente Médio. Os alunos serão encorajados a utilizar informações detalhadas e atuais para fundamentar suas decisões, preparando-se para as interações e negociações entre os diferentes representantes dos países.
Os principais objetivos desta atividade envolvem desenvolver competências em argumentação, negociação e resolução de conflitos, além de proporcionar aos alunos uma compreensão holística das questões geopolíticas, econômicas e culturais contemporâneas que influenciam o Oriente Médio e suas relações internacionais. Através desta simulação diplomática, os estudantes terão a oportunidade de engajar-se ativamente na gestão de políticas exteriores fictícias, aplicando conhecimentos sobre a região de forma crítica e estratégica, e desenvolvendo uma sensibilidade global acerca das complexidades das relações entre nações num contexto mundial interconectado.
O conteúdo programático da atividade abrange uma revisão detalhada da geopolítica, da economia e da cultura do Oriente Médio, focando nas dinâmicas de poder locais e internacionais que moldam a região. Será dada especial atenção às políticas externas dos países envolvidos, à história de conflitos e alianças, e às questões socioeconômicas que influenciam essas interações. Os alunos irão explorar como os interesses globais e locais se entrelaçam no cenário atual do Oriente Médio, preparando-os para as negociações e tomadas de decisão durante a simulação.
Esta simulação de diplomacia no Oriente Médio será conduzida através de uma metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Jogos. Os alunos receberão dossiês que fornecem informações fundamentais sobre os países que representarão. Eles terão que estudar e compreender bem seu conteúdo para poderem argumentar e negociar de maneira convincente. A atividade se desenvolverá em etapas claramente definidas, que incluem orientação, negociação entre os times (países), e uma sessão plenária para compartilhar resultados e reflexões. Essa abordagem promove a interação, o pensamento crítico, a solução de problemas em um cenário muito próximo ao das negociações internacionais reais.
A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos receberão uma introdução ao tema e aos seus dossiês, com tempo para estudo individual. A segunda aula será dedicada às negociações e à discussão plenária para compartilhamento de resultados e reflexões.
A avaliação desta atividade será baseada na participação ativa dos alunos, na qualidade de suas argumentações e na capacidade de negociar e encontrar soluções diplomáticas. Será considerado o quanto o aluno conseguiu aplicar os conhecimentos adquiridos sobre o Oriente Médio nas negociações e se conseguiu respeitar as características e políticas do país que representou. Feedbacks serão fornecidos após as negociações, destacando pontos fortes e áreas para melhoria. O envolvimento no debate plenário e as reflexões finais sobre o aprendizado também serão critérios importantes. A avaliação buscará ser formativa, promovendo o desenvolvimento das competências almejadas pela atividade.
Para a realização desta atividade, serão necessários dossiês sobre os países representados, contendo informações sobre sua economia, política e relações internacionais, além de dados atualizados sobre o Oriente Médio. Recursos adicionais incluem mapas da região, gráficos econômicos e sociopolíticos para auxiliar na compreensão das dinâmicas locais e globais. O uso de tecnologia, como computadores e projetores, facilitará a exibição de informações e a comunicação durante as negociações.
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