Urbanização e Agricultura: O Jogo da Transformação

Desenvolvida por: Iremar… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Geografia
Temática: Urbanização, Agricultura e Desenvolvimento Sustentável

Esta atividade prática simulada tem como objetivo colocar os estudantes nos papéis de agricultores, urbanistas e trabalhadores para investigar as transformações causadas pela urbanização. Utilizando uma abordagem de metodologia ativa, os participantes serão divididos em grupos, representando diferentes papéis sociais, para enfrentar desafios e tomar decisões com base em cenários que refletem mudanças históricas e contemporâneas em diferentes países, com ênfase no Brasil. A simulação visa promover uma compreensão crítica de como a urbanização impacta a produção agropecuária, contribui para o desemprego estrutural e influencia o capital financeiro. Discussões em grupo sobre as decisões tomadas e seus resultados ajudarão na integração da experiência vivenciada com conceitos teóricos, promovendo um aprendizado mais significativo sobre as complexas relações entre urbanização, agricultura e desenvolvimento sustentável.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade pretende que os estudantes ampliem sua compreensão sobre a complexa interação entre urbanização, agricultura e sustentabilidade. Esperamos que, através da participação ativa, eles consigam identificar e analisar os impactos sociais, econômicos e ambientais do avanço urbano sobre a produção agropecuária. Além disso, o jogo visa promover um entendimento mais aprofundado do desemprego estrutural como consequência da urbanização e como o capital financeiro interage com o desenvolvimento de áreas urbanas e rurais. Enfim, buscamos que os alunos desenvolvam habilidades para tomar decisões baseadas em cenários complexos e discutam suas escolhas de maneira crítica, integrando teoria e prática.

  • Analisar os impactos da urbanização na produção agropecuária e no meio ambiente.
  • Compreender o papel do capital financeiro no desenvolvimento urbano e rural.
  • Identificar os efeitos do desemprego estrutural decorrentes da urbanização.
  • Desenvolver habilidades de tomada de decisão e análise crítica em contextos complexos.
  • Integrar conhecimento teórico e prático sobre urbanização e suas implicações.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF09GE10: Analisar os impactos do processo de industrialização na produção e circulação de produtos e culturas na Europa, na Ásia e na Oceania.
  • EF09GE12: Relacionar o processo de urbanização às transformações da produção agropecuária, à expansão do desemprego estrutural e ao papel crescente do capital financeiro em diferentes países, com destaque para o Brasil.
  • EF09GE13: Analisar a importância da produção agropecuária na sociedade urbano-industrial ante o problema da desigualdade mundial de acesso aos recursos alimentares e à matéria-prima.

Conteúdo Programático

A abordagem pedagógica desta atividade foca no entendimento crítico das dinâmicas entre urbanização, produção agropecuária e desenvolvimento sustentável. Examina-se como a expansão urbana afeta não apenas a economia e a estrutura social, mas também o meio ambiente. A atividade irá proporcionar aos alunos as ferramentas necessárias para analisar os desafios e oportunidades dentro deste complexo cenário, permitindo uma compreensão profunda de temas como o desemprego estrutural, o papel do capital financeiro no desenvolvimento e a importância da sustentabilidade nos contextos urbano e agrícola.

  • Conceitos de urbanização e sua história.
  • Impactos da urbanização na agricultura e no meio ambiente.
  • O papel do capital financeiro e sua influência no desenvolvimento urbano.
  • Desemprego estrutural decorrente da urbanização.
  • Tomada de decisões em cenários complexos.

Metodologia

O Jogo da Transformação será implementado através de uma abordagem baseada em metodologia ativa, promovendo a participação direta dos estudantes. Eles serão agrupados em equipes, cada uma representando diferentes papéis sociais - agricultores, urbanistas e trabalhadores. O jogo utilizará cenários realistas que demandarão decisões estratégicas das equipes, refletindo a complexidade da urbanização e suas múltiplas facetas. A discussão em grupo após a simulação será essencial para aprofundar a compreensão dos conceitos envolvidos e avaliar criticamente as decisões tomadas durante o jogo.

  • Divisão da turma em grupos com papéis específicos.
  • Apresentação dos cenários e regras do jogo.
  • Simulação interativa com tomada de decisões.
  • Discussões em grupo para reflexão sobre as escolhas e resultados.
  • Integração da experiência do jogo com conceitos teóricos.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade é projetada para ser concluída em duas aulas de 50 minutos, totalizando 100 minutos. A primeira aula será dedicada à explicação do jogo, divisão de grupos e início da simulação. A segunda aula continuará a simulação e concluirá com discussões em grupo e reflexões sobre o aprendizado.

  • Aula 1: Introdução ao jogo, divisão de grupos e início da simulação.
  • Aula 2: Continuação da simulação, discussões em grupo e reflexões.

Avaliação

A avaliação desta atividade será baseada na participação ativa dos estudantes no jogo de simulação e nas discussões subsequentes. Será valorizada a capacidade de tomada de decisões informadas, análise crítica dos resultados e a habilidade de relacionar as experiências práticas com os conceitos teóricos discutidos em sala de aula. Além disso, os alunos serão incentivados a refletir sobre suas próprias decisões e como elas poderiam ter impactado diferentes aspectos da urbanização e desenvolvimento sustentável. Avaliações individuais e em grupo servirão como base para um feedback construtivo, promovendo uma compreensão aprofundada dos temas abordados.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a atividade incluem material impresso ou digital contendo os cenários do jogo, fichas para tomada de decisão dos grupos e um quadro ou mídia digital para registrar as decisões dos grupos e os resultados. Além disso, utilizar-se-á material didático de apoio sobre urbanização, agricultura e desenvolvimento sustentável para embasar as discussões e a análise crítica.

  • Material com cenários do jogo e regras.
  • Fichas ou cartões para decisões dos grupos.
  • Quadro ou software para visualização dos resultados.
  • Material didático sobre urbanização e desenvolvimento sustentável.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo