Caça ao Tesouro Global

Desenvolvida por: Erika … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Geografia
Temática: Cartografia Temática e Sistemática

Na atividade Caça ao Tesouro Global, os alunos do 1º ano do Ensino Médio terão a chance de explorar o mundo de maneira virtual e interativa. Utilizando um software de mapeamento geográfico online, as equipes serão desafiadas a resolver enigmas e encontrar locais escondidos ao redor do globo, aplicando conceitos de cartografia temática e sistemática. Esta atividade de 60 minutos incentiva os alunos a utilizar suas habilidades de trabalho em equipe, pensamento crítico e resolução de problemas de uma maneira lúdica e engajadora. Através de dicas e enigmas baseados em diferentes partes do mundo, os alunos precisarão aplicar seus conhecimentos teóricos de geografia, familiarizando-se com ferramentas digitais de mapeamento e conceitos geográficos importantes.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é proporcionar um aprendizado prático e significativo em geografia, especificamente em cartografia temática e sistemática. Através da Caça ao Tesouro Global, os alunos desenvolverão habilidades de colaboração e comunicação enquanto trabalham em equipe. A atividade visa também aprimorar a capacidade de pesquisa e análise de dados geográficos, promovendo um melhor entendimento das ferramentas de mapeamento digital. Espera-se que os alunos ampliem sua visão de mundo, compreendendo a complexidade geográfica e a diversidade cultural existente entre diferentes regiões.

  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e pensamento crítico.
  • Aplicar conhecimentos de cartografia temática e sistemática na prática.
  • Utilizar ferramentas digitais de mapeamento geográfico.
  • Resolver enigmas e problemas geográficos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13CHS101 - Analisar processos de produção do território, de circulação e de consumo, considerando as transformações técnicas e socioespaciais para explicar a organização dos espaços.
  • EM13CHS102 - Utilizar categorias geográficas (lugar, espaço, território, região, paisagem) para analisar contextos e problemas socioespaciais.

Conteúdo Programático

A atividade abordará a importância da cartografia na compreensão do espaço geográfico, diferenciando a cartografia temática da cartografia sistemática. Serão explorados conceitos essenciais, como o uso de mapas como ferramentas para representar visualmente aspectos variados do mundo além de promover a compreensão e análise crítica sobre como diferentes fenômenos geográficos são representados.

  • Conceitos básicos de cartografia temática e sistemática.
  • Utilização de software de mapeamento geográfico online.
  • Análise de dados e fenômenos geográficos por meio de mapas.

Metodologia

A metodologia da atividade será centrada na Aprendizagem Baseada em Jogos, utilizando a dinâmica de caça ao tesouro como meio para aplicar conhecimentos de cartografia. Os alunos serão divididos em equipes e receberão uma série de dicas e enigmas para resolver, utilizando um software de mapeamento geográfico. Essa abordagem prática propicia a imersão dos alunos no conteúdo, estimulando a pesquisa ativa, a colaboração entre pares e a utilização de tecnologias digitais como recursos educacionais.

  • Formação de equipes para promover o trabalho colaborativo.
  • Utilização de enigmas para estimular o pensamento crítico.
  • Aprendizagem baseada em problemas por meio de desafios geográficos.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade terá carga horária total de 2 horas, divididas em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira sessão, os alunos serão introduzidos aos conceitos de cartografia e ao software de mapeamento geográfico, recebendo as primeiras dicas. Na segunda sessão, continuarão a explorar os enigmas com maior profundidade, concluindo a caça ao tesouro.

  • Aula 1: Introdução à atividade e primeiros enigmas.
  • Aula 2: Resolução dos enigmas restantes e conclusão da caça ao tesouro.

Avaliação

A avaliação será baseada no desempenho das equipes ao longo da atividade. Serão considerados critérios como o grau de participação e colaboração entre os membros da equipe, a capacidade de aplicar conceitos de cartografia na prática, a eficácia na resolução dos enigmas e na localização dos tesouros escondidos. O uso adequado do software de mapeamento geográfico e a qualidade das justificativas apresentadas para as soluções dos problemas também serão avaliados. Esta avaliação visa não somente verificar o aprendizado teórico, mas também enfatizar a importância do trabalho em equipe e do pensamento crítico.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a realização da atividade incluem acesso a computadores com conexão à internet, projeção para visualização coletiva das dicas e enigmas, e acesso ao software de mapeamento geográfico online escolhido para a caça ao tesouro. Será essencial uma preparação prévia do professor para a seleção de enigmas e locais que se alinhem com o conteúdo programático da disciplina, além de um planejamento cuidadoso para a condução da atividade de forma dinâmica e engajadora.

  • Computadores com acesso à internet.
  • Projetor e tela para apresentações.
  • Software de mapeamento geográfico online.
  • Enigmas e dicas preparados previamente pelo professor.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo