Cinema-Mundo: Explorando a Diversidade Cultural através de Filmes

Desenvolvida por: Ana De… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
Temática: Diversidade Cultural

A atividade 'Cinema-Mundo: Explorando a Diversidade Cultural através de Filmes' propõe uma jornada imersiva pela diversidade cultural do planeta, utilizando o cinema como ferramenta educativa. Nesta iniciativa, os alunos do 1º ano do Ensino Médio assistem, antes da aula, a filmes representativos de diferentes culturas, longe do seu cotidiano e escolhidos de uma lista pré-selecionada pelo educador. O objetivo é que, ao visualizar essas produções, os alunos observem e reflitam sobre costumes, línguas, tradições e outras expressões culturais distintas. Em sala de aula, utilizando a metodologia ativa 'Sala de Aula Invertida', eles serão divididos em grupos para discutir suas observações e análises. Após essa troca de experiências, cada grupo elaborará uma apresentação para compartilhar suas descobertas, enfatizando a importância da apreciação da riqueza cultural global e promovendo a tolerância e o respeito pelas diferenças. Esta proposta pedagógica busca desenvolver nos alunos o respeito pela diversidade e a capacidade de valorizar e conviver de forma harmoniosa com o diferente.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é ampliar a compreensão dos alunos sobre a diversidade cultural presente no mundo, utilizando o cinema como recurso didático. Espera-se que, por meio da visualização e análise de filmes que retratam diferentes culturas, os estudantes desenvolvam habilidades de observação e reflexão sobre as diversas maneiras de viver, pensar e se expressar das pessoas ao redor do mundo. A metodologia ativa empregada possibilitará aos alunos assumirem um papel mais ativo no processo de aprendizagem, fomentando o pensamento crítico, a empatia, a tolerância e o respeito pela diversidade. Além disso, a atividade visa estimular habilidades de comunicação e colaboração, essenciais para o convívio em uma sociedade cada vez mais globalizada e multicultural.

  • Ampliar a compreensão e apreciação da diversidade cultural global.
  • Desenvolver habilidades de observação e reflexão crítica.
  • Promover a tolerância e o respeito pelas diferenças culturais.
  • Estimular habilidades de comunicação e colaboração.
  • Fomentar o pensamento crítico e a empatia.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13CHS503: Identificar diversas formas de violência (física, simbólica, psicológica etc.), suas principais vítimas, suas causas sociais, psicológicas e afetivas, seus significados e usos políticos, sociais e culturais, discutindo e avaliando mecanismos para combatê-las, com base em argumentos éticos.

Conteúdo Programático

O conteúdo central desta atividade reside na exploração e compreensão da diversidade cultural através do cinema. Durante as sessões, os alunos serão expostos a uma variedade de contextos culturais, permitindo a observação e reflexão sobre como diferentes culturas se manifestam, se organizam e celebram suas tradições. Por meio dessa imersão cinematográfica, os estudantes serão encorajados a comparar e contrastar as culturas apresentadas nos filmes com a sua própria, facilitando a reflexão sobre a diversidade cultural e os desafios e benefícios da convivência e interação entre diferentes povos.

  • Diversidade cultural e suas manifestações
  • Análise de filmes e sua representatividade cultural
  • Discussão sobre tolerância, respeito e valorização das diferenças
  • Estudo de caso de tradições, costumes e línguas

Metodologia

Utilizando a metodologia ativa 'Sala de Aula Invertida', esta atividade incorpõe um componente de visualização prévia de filmes por parte dos alunos, seguida por discussões em grupo e apresentações. Essa abordagem promove uma participação mais ativa dos estudantes, colocando-os no centro do processo de aprendizagem. Em sala de aula, os alunos compartilharão suas reflexões e análises, debatendo as diferenças e semelhanças culturais observadas. A construção conjunta de apresentações permitirá aos alunos sintetizar suas aprendizagens e promover uma reflexão coletiva sobre a importância da diversidade cultural.

  • Visualização prévia de filmes
  • Discussões em grupo sobre as diferenças culturais observadas
  • Elaboração de apresentações em grupo
  • Reflexão e debate sobre diversidade e tolerância

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total da atividade é de 2 horas, divididas em 3 aulas de 40 minutos. Na primeira aula, os alunos iniciarão as discussões em grupo sobre os filmes assistidos, identificando as principais diferenças culturais observadas. Na segunda aula, continuarão a elaboração de suas apresentações. Na última aula, cada grupo apresentará suas descobertas, com uma discussão final sobre a importância da apreciação da diversidade cultural.

  • Aula 1: Início das discussões em grupo sobre os filmes.
  • Aula 2: Continuação da elaboração das apresentações pelos grupos.
  • Aula 3: Apresentação dos grupos e discussão final.

Avaliação

A avaliação desta atividade será baseada na participação individual e no desempenho dos grupos nas discussões e nas apresentações. Serão considerados critérios como a capacidade de observação e reflexão sobre os filmes, a habilidade de identificar e discutir diferenças culturais, a qualidade da comunicação durante as apresentações e o envolvimento ativo nas discussões em sala de aula. Além disso, será avaliada a habilidade dos alunos de trabalhar colaborativamente no desenvolvimento das apresentações. Esses critérios ajudam a medir o grau de entendimento dos alunos sobre a diversidade cultural e sua capacidade de respeitar e valorizar as diferenças.

Materiais e ferramentas:

Para a realização dessa atividade, será necessário o uso de equipamentos para a visualização dos filmes selecionados, como data show e aparelho de som que garantam uma boa experiência. A lista de filmes pré-selecionados será disponibilizada pelo professor, contemplando obras que representem uma ampla gama de culturas. Será essencial também o acesso à internet para possíveis pesquisas complementares e para a obtenção dos filmes. Material de apoio para as discussões e apresentações, como quadro branco, marcadores e papel flip-chart, também serão utilizados, facilitando a expressão visual das idéias dos grupos.

  • Equipamento para visualização de filmes (data show, som)
  • Lista de filmes pré-selecionados representando diversidade cultural
  • Acesso à internet
  • Material de apoio para discussões e apresentações (quadro branco, marcadores, papel flip-chart)

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo