Nesta atividade educativa, os alunos do 1º ano do Ensino Médio serão convidados a participar de uma roda de debate para discutir temas globais prementes relacionados ao meio ambiente, como mudanças climáticas, perda de biodiversidade e poluição. A atividade começará com uma fase de pesquisa, onde cada grupo será responsável por investigar uma perspectiva específica (governamental, não-governamental, empresarial, comunitária) sobre o tema escolhido. Essa pesquisa deverá incluir dados reais, estudos de caso e exemplos que possam apoiar seus argumentos durante o debate. Posteriormente, os alunos se reunirão em uma roda de debate, onde cada grupo apresentará sua perspectiva, defendendo suas ideias e participando de um diálogo construtivo. A atividade será estruturada para incentivar a expressão de ideias diversas, o respeito às diferentes opiniões e o desenvolvimento de habilidades de argumentação, pesquisa e empatia. O objetivo é propiciar um aprofundamento no entendimento sobre as complexidades das questões ambientais globais e destacar a importância da colaboração e do diálogo na busca por soluções.
Esta atividade tem como principal objetivo estimular a conscientização e compreensão crítica sobre as questões ambientais globais entre os alunos do 1º ano do Ensino Médio. Busca-se desenvolver habilidades de argumentação, pesquisa e empatia, permitindo que os estudantes compreendam a importâncias das diferentes perspectivas e do diálogo na resolução de conflitos ambientais. Além disso, visa incentivar a participação ativa e engajada dos alunos no debate sobre sustentabilidade e as ações necessárias para a preservação do meio ambiente, fomentando uma cultura de responsabilidade e cooperação.
O conteúdo programático abrangido nesta atividade envolve a compreensão das complexidades e interdependências associadas aos desafios ambientais globais. Além do estudo de casos concretos relacionados à perda de biodiversidade, às mudanças climáticas e à poluição, os alunos serão incentivados a explorar e analisar diferentes perspectivas sobre essas questões, incluindo visões governamentais, empresariais, comunitárias e de organizações não governamentais. O objetivo é fornecer uma base sólida que permita aos alunos compreender a amplitude e profundidade dos temas discutidos, capacitando-os para o debate informado e construtivo.
A metodologia desta atividade incluirá a pesquisa independente, seguida de sessões de roda de debate. Inicialmente, os alunos serão divididos em grupos e cada grupo será responsável pela investigação de uma perspectiva específica sobre o tema ambiental escolhido. Essa fase de pesquisa será orientada por critérios previamente estabelecidos, incentivando o uso de fontes diversificadas e confiáveis. Após a pesquisa, os grupos participarão de rodas de debate, onde apresentarão suas descobertas e argumentos, engajando-se em um diálogo construtivo e respeitoso. Essa abordagem ativa permite o desenvolvimento de habilidades essenciais, promovendo a aprendizagem significativa e a reflexão crítica sobre os temas abordados.
A atividade será realizada ao longo de duas aulas de 50 minutos cada, totalizando 2 horas. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos aos temas e divididos em grupos para iniciar a pesquisa. Na segunda aula, ocorrerá a roda de debate, seguida de uma discussão conjunta e reflexão sobre o aprendizado obtido.
A avaliação desta atividade será realizada com base na participação ativa dos alunos na fase de pesquisa e no debate, na qualidade e profundidade dos argumentos apresentados e na capacidade de escuta e respeito pelas diferentes perspectivas. Será incentivado o uso de dados reais e referências confiáveis para sustentar os argumentos. Além da avaliação individual, haverá também uma avaliação coletiva, considerando a colaboração e o desempenho do grupo como um todo. Feedback construtivo será fornecido, enfatizando os pontos fortes e as áreas para melhoria.
Para a execução desta atividade, serão necessários recursos como acesso à internet para pesquisa, materiais para tomada de notas e preparação para o debate (por exemplo, papéis, cartolinas, canetas), espaço adequado para a realização da roda de debate e um quadro para o registro de ideias e conclusões. Além disso, podem ser utilizadas plataformas digitais para apoio à pesquisa e à organização da atividade.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula