Os alunos do 1º ano do Ensino Médio serão divididos em grupos e realizarão uma saída de campo em um parque local para observar, analisar e registrar os diferentes microclimas presentes. Munidos de tablets ou smartphones, eles coletarão dados sobre a vegetação, corpos d'água, áreas pavimentadas e áreas verdes. Com o auxílio de mapas e aplicativos climáticos, relacionarão essas observações ao conceito de ilha de calor e às mudanças climáticas globais, discutindo as influências antrópicas e naturais na configuração climática local. Essa experiência prática visa desenvolver habilidades de pesquisa em campo, uso de tecnologia e trabalho em equipe, além de fomentar a capacidade de elaborar hipóteses e argumentar com base em evidências reais. Ao final do projeto, os alunos irão elaborar um relatório grupal, aplicando as habilidades adquiridas e os conceitos estudados para propor soluções ou reflexões sobre os problemas climáticos observados.
Esta atividade tem como objetivo principal promover a compreensão dos conceitos de microclimas, ilhas de calor e mudanças climáticas globais, por meio de observações em um contexto real e tangível. Pretende-se que os alunos desenvolvam habilidades de pesquisa e investigação científica, aprendam a trabalhar eficazmente em equipe e aprimorem a habilidade de usar tecnologia como ferramenta de aprendizado. Além disso, a atividade visa estimular o pensamento crítico e a capacidade dos alunos de elaborar hipóteses, argumentar com base em evidências e realizar análises críticas sobre as interações entre atividades humanas e o ambiente, contribuindo assim para sua formação como cidadãos conscientes e responsáveis perante o meio ambiente.
O conteúdo programático desta atividade inclui um estudo detalhado sobre microclimas, focando na identificação e análise das variáveis que influenciam a formação de microclimas em um parque. Também aborda o conceito de ilha de calor, evidenciando como as alterações no ambiente causadas pela urbanização podem afetar o clima local. A relação entre atividades humanas e mudanças climáticas globais será discutida, permitindo aos alunos estabelecer conexões entre o micro e o macro no estudo do clima. Utilizando tecnologia e metodologia ativa de saída de campo, os estudantes poderão aplicar os conceitos teóricos em um contexto prático, fomentando uma compreensão holística dos tópicos abordados.
A metodologia aplicada será a saída de campo, permitindo que os alunos realizem observações diretas no ambiente natural e urbano do parque. Em preparação para a saída, haverá uma aula introdutória para familiarizar os alunos com os conceitos teóricos e as ferramentas tecnológicas a serem utilizadas. No parque, cada grupo terá tarefas específicas de observação e registro de dados usando tablets ou smartphones. Eles aplicarão mapas e aplicativos climáticos para correlacionar suas observações com conceitos climáticos. Após a coleta de dados, os alunos trabalharão em equipe para analisar as informações, elaborar hipóteses e argumentar com base em suas descobertas, culminando na elaboração de um relatório grupal.
A atividade será realizada em três encontros de 50 minutos cada, totalizando uma carga horária de 3 horas. No primeiro encontro, ocorrerá a aula introdutória com revisão teórica e planejamento da saída de campo. O segundo encontro será destinado à saída de campo no parque, onde os alunos realizarão as observações e coletarão dados. No terceiro encontro, os alunos trabalharão na análise dos dados coletados e na elaboração do relatório grupal.
A avaliação desta atividade será baseada no engajamento dos alunos durante a saída de campo, na qualidade das observações e dados coletados, e na profundidade de análise apresentada no relatório grupal. Observaremos a capacidade de trabalhar em equipe, a aplicação correta das metodologias de pesquisa de campo e o uso efetivo de tecnologias digitais na coleta e análise de dados. O relatório deverá demonstrar compreensão dos conceitos discutidos, apresentar hipóteses bem fundamentadas e argumentos coerentes com as evidências coletadas. Serão valorizadas a criatividade nas soluções propostas e a clareza na comunicação das ideias.
Para a realização desta atividade, serão necessários tablets ou smartphones com acesso à internet para cada grupo de alunos, aplicativos climáticos e ferramentas de mapeamento digital, além de materiais para anotações, como cadernos e canetas. Será também importante o acesso a mapas físicos e digitais do parque e arredores, e a literatura de apoio que forneça informações sobre os conceitos de microclimas, ilhas de calor e mudanças climáticas. Estes recursos irão facilitar a coleta e análise de dados, o registro de observações e a elaboração do relatório final.
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