Clima em Ação: Uma Expedição ao Parque

Desenvolvida por: José R… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Geografia
Temática: Microclimas e Influências Antrópicas na Configuração Climática Local

Os alunos do 1º ano do Ensino Médio serão divididos em grupos e realizarão uma saída de campo em um parque local para observar, analisar e registrar os diferentes microclimas presentes. Munidos de tablets ou smartphones, eles coletarão dados sobre a vegetação, corpos d'água, áreas pavimentadas e áreas verdes. Com o auxílio de mapas e aplicativos climáticos, relacionarão essas observações ao conceito de ilha de calor e às mudanças climáticas globais, discutindo as influências antrópicas e naturais na configuração climática local. Essa experiência prática visa desenvolver habilidades de pesquisa em campo, uso de tecnologia e trabalho em equipe, além de fomentar a capacidade de elaborar hipóteses e argumentar com base em evidências reais. Ao final do projeto, os alunos irão elaborar um relatório grupal, aplicando as habilidades adquiridas e os conceitos estudados para propor soluções ou reflexões sobre os problemas climáticos observados.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem como objetivo principal promover a compreensão dos conceitos de microclimas, ilhas de calor e mudanças climáticas globais, por meio de observações em um contexto real e tangível. Pretende-se que os alunos desenvolvam habilidades de pesquisa e investigação científica, aprendam a trabalhar eficazmente em equipe e aprimorem a habilidade de usar tecnologia como ferramenta de aprendizado. Além disso, a atividade visa estimular o pensamento crítico e a capacidade dos alunos de elaborar hipóteses, argumentar com base em evidências e realizar análises críticas sobre as interações entre atividades humanas e o ambiente, contribuindo assim para sua formação como cidadãos conscientes e responsáveis perante o meio ambiente.

  • Compreender os conceitos de microclimas, ilhas de calor e mudanças climáticas globais
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e investigação científica
  • Aprimorar a capacidade de trabalho em equipe
  • Utilizar tecnologias digitais como ferramentas de aprendizado e pesquisa
  • Elaborar hipóteses e argumentos baseados em observações e evidências

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade inclui um estudo detalhado sobre microclimas, focando na identificação e análise das variáveis que influenciam a formação de microclimas em um parque. Também aborda o conceito de ilha de calor, evidenciando como as alterações no ambiente causadas pela urbanização podem afetar o clima local. A relação entre atividades humanas e mudanças climáticas globais será discutida, permitindo aos alunos estabelecer conexões entre o micro e o macro no estudo do clima. Utilizando tecnologia e metodologia ativa de saída de campo, os estudantes poderão aplicar os conceitos teóricos em um contexto prático, fomentando uma compreensão holística dos tópicos abordados.

  • Definição e identificação de microclimas
  • Conceito e causas de ilhas de calor
  • Relação entre atividades humanas e mudanças climáticas globais
  • Metodologia de pesquisa de campo na análise climática
  • Uso de tecnologia na coleta e análise de dados climáticos

Metodologia

A metodologia aplicada será a saída de campo, permitindo que os alunos realizem observações diretas no ambiente natural e urbano do parque. Em preparação para a saída, haverá uma aula introdutória para familiarizar os alunos com os conceitos teóricos e as ferramentas tecnológicas a serem utilizadas. No parque, cada grupo terá tarefas específicas de observação e registro de dados usando tablets ou smartphones. Eles aplicarão mapas e aplicativos climáticos para correlacionar suas observações com conceitos climáticos. Após a coleta de dados, os alunos trabalharão em equipe para analisar as informações, elaborar hipóteses e argumentar com base em suas descobertas, culminando na elaboração de um relatório grupal.

  • Aula introdutória com revisão teórica e preparação para a saída de campo
  • Observação e registro de dados em ambiente natural e urbano
  • Uso de tecnologia para coleta e análise de dados
  • Trabalho em equipe para elaboração de hipóteses e argumentação
  • Elaboração de relatório grupal apresentando as descobertas

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em três encontros de 50 minutos cada, totalizando uma carga horária de 3 horas. No primeiro encontro, ocorrerá a aula introdutória com revisão teórica e planejamento da saída de campo. O segundo encontro será destinado à saída de campo no parque, onde os alunos realizarão as observações e coletarão dados. No terceiro encontro, os alunos trabalharão na análise dos dados coletados e na elaboração do relatório grupal.

  • Aula 1: Revisão teórica e planejamento da saída de campo
  • Aula 2: Saída de campo para observação e coleta de dados
  • Aula 3: Análise de dados e elaboração do relatório grupal

Avaliação

A avaliação desta atividade será baseada no engajamento dos alunos durante a saída de campo, na qualidade das observações e dados coletados, e na profundidade de análise apresentada no relatório grupal. Observaremos a capacidade de trabalhar em equipe, a aplicação correta das metodologias de pesquisa de campo e o uso efetivo de tecnologias digitais na coleta e análise de dados. O relatório deverá demonstrar compreensão dos conceitos discutidos, apresentar hipóteses bem fundamentadas e argumentos coerentes com as evidências coletadas. Serão valorizadas a criatividade nas soluções propostas e a clareza na comunicação das ideias.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários tablets ou smartphones com acesso à internet para cada grupo de alunos, aplicativos climáticos e ferramentas de mapeamento digital, além de materiais para anotações, como cadernos e canetas. Será também importante o acesso a mapas físicos e digitais do parque e arredores, e a literatura de apoio que forneça informações sobre os conceitos de microclimas, ilhas de calor e mudanças climáticas. Estes recursos irão facilitar a coleta e análise de dados, o registro de observações e a elaboração do relatório final.

  • Tablets ou smartphones com acesso à internet
  • Aplicativos climáticos e de mapeamento
  • Materiais para anotações (cadernos, canetas)
  • Mapas físicos e digitais do parque
  • Literatura de apoio sobre microclimas, ilhas de calor e mudanças climáticas

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