Cultura em Movimento: O Impacto das Informações

Desenvolvida por: Horles… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências Humanas
Temática: Cultura e informação

A atividade 'Cultura em Movimento: O Impacto das Informações' visa proporcionar aos alunos uma compreensão aprofundada de como as informações moldaram diferentes culturas ao longo do tempo e em distintos contextos geográficos. Divididos em grupos, os alunos devem selecionar uma sociedade específica de sua escolha para análise, analisando como as informações disponíveis naquela época impactaram a cultura e os modos de vida desse grupo. Através de uma roda de debate, os alunos discutirão como essas interações e transformações culturais informacionais deram margem ao surgimento de novas formas de trabalho e padrões sociais, comparando e contrastando diversas épocas e localizações geográficas. Esta atividade incentiva a análise crítica, a pesquisa acadêmica e o trabalho colaborativo, permitindo uma exploração mais ampla do movimento cultural resultante do fluxo informacional.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade incluem desenvolver a habilidade dos alunos de analisar criticamente o impacto das informações nas culturas ao longo do tempo. Os alunos serão incentivados a identificar e examinar as transformações nas sociedades em resposta ao fluxo de informações. Eles também irão comparar diferentes contextos históricos e sociais, compreendendo como as tecnologias e informações disponíveis em épocas distintas moldaram as culturas e os modos de vida.

  • Desenvolver habilidades de análise crítica sobre o impacto de informações nas culturas.
  • Compreender transformações culturais em resposta ao fluxo de informações.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13CHS401: Identificar e analisar as relações entre sujeitos, grupos, classes sociais e sociedades com culturas distintas diante das transformações técnicas, tecnológicas e informacionais e das novas formas de trabalho ao longo do tempo, em diferentes espaços (urbanos e rurais) e contextos.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático enfatiza a análise das relações entre informações e culturas ao longo do tempo, destacando as transformações culturais e sociais resultantes da troca de informações. Os alunos serão expostos a uma diversidade de contextos históricos e geográficos, explorando como as trocas de informações facilitaram mudanças significativas nas sociedades.

  • Relações entre informações e transformações culturais.
  • Impacto histórico das trocas informacionais em sociedades distintas.
  • Análise de contextos geográficos diversos em relação à informação.

Metodologia

Para a execução da atividade, será aplicada uma metodologia que incentiva a pesquisa colaborativa e o debate crítico entre grupos de alunos. Os alunos terão a oportunidade de realizar uma investigação detalhada sobre sociedades e contextos escolhidos, apresentando suas conclusões em uma roda de debate. Esta abordagem metodológica ajuda a desenvolver habilidades de pesquisa e comunicação, além de incentivar o pensamento crítico e a cooperação.

  • Divisão dos alunos em grupos para pesquisa colaborativa.
  • Apresentação e discussão dos resultados em roda de debate.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está organizado em duas aulas de 60 minutos cada, totalizando duas horas. Na primeira aula, os alunos serão divididos em grupos e direcionados a iniciar suas pesquisas sobre as sociedades escolhidas. Na segunda aula, os grupos apresentarão suas descobertas e participarão de uma roda de debate para discutir as influências identificadas, promovendo uma troca construtiva de ideias e percepções.

  • Aula 1: Introdução e início das pesquisas em grupos.
  • Aula 2: Apresentação dos achados e roda de debate.

Avaliação

Os alunos serão avaliados com base em sua capacidade de realização de pesquisa e no envolvimento durante a roda de debate. O professor deve considerar a profundidade da análise apresentada, a relevância dos exemplos utilizados e a qualidade da argumentação durante as discussões. Um exemplo prático pode ser avaliar quão bem os alunos conectam os impactos informacionais discutidos aos contextos históricos e sociais escolhidos, demonstrando compreensão e capacidade crítica.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para esta atividade incluem materiais de pesquisa, como livros e acesso à internet, bem como ferramentas para apresentação, como projetores ou quadros brancos. Tais recursos possibilitam que os alunos conduzam suas investigações de forma eficaz e compartilhem suas descobertas de maneira visualmente clara durante o debate.

  • Acesso a livros e materiais de pesquisa.
  • Computadores com acesso à internet.
  • Equipamentos audiovisuais para apresentações.

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