Debate Climático: Fogo Cruzado das Opiniões

Desenvolvida por: Igor D… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências da Natureza
Temática: Mudanças Climáticas e Ações Humanas

Esta aula tem como objetivo promover um entendimento aprofundado das mudanças climáticas e do papel da atividade humana nesse fenômeno. Os alunos participarão de uma roda de debate, onde abordarão acontecimentos ambientais atuais, como desmatamento, derretimento das calotas polares e poluição atmosférica. A intenção é incentivar os estudantes a se tornarem críticos e conscientes sobre o impacto de suas ações no ambiente, além de propor soluções baseadas nas informações pesquisadas individualmente e em grupos. Durante o processo, espera-se que os alunos desenvolvam habilidades de pesquisa, argumentação e resolução de problemas, aplicando conhecimentos de diferentes disciplinas para propor soluções viáveis.

Objetivos de Aprendizagem

A atividade tem como objetivo principal desenvolver a consciência crítica dos alunos acerca das mudanças climáticas e o impacto das ações humanas em escala global e local. Busca-se fomentar a capacidade de pesquisa e análise de dados ambientais recentes, incentivando a argumentação fundamentada e a proposição de soluções sustentáveis.

  • Desenvolver a compreensão sobre mudanças climáticas globais e locais.
  • Promover habilidades de pesquisa e análise de informações ambientais.
  • Incentivar a discussão crítica e fundamentada sobre questões ambientais.
  • Estabelecer a conexão entre atividades humanas e impactos ambientais.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LP48: Argumentar em defesa de ideias sobre temas polêmicos, com base em exames críticos de informações, fontes e argumentos, organizando o texto com encadeamento coerente de coordenadas e subordinações, quando necessário.
  • EM13CN18: Aplicar conceitos, procedimentos e estratégias das ciências da natureza para propor explicações, previsões, inovações ou tecnologias que visem à solução de problemas do mundo natural e tecnológico.
  • EM13CHS16: Analisar criticamente as ações humanas e as práticas socioculturais visando propor formas de uso sustentável dos recursos naturais e da preservação ambiental.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade abrange temas centrais que relacionam conhecimentos científicos com práticas sociais para entender e mitigar os impactos ambientais. Complementar aos conhecimentos das ciências naturais, integra-se uma abordagem social e ética, proporcionando um entendimento holístico da complexidade do tema.

  • Conceitos sobre mudanças climáticas.
  • Impactos do desmatamento e poluição.
  • Aquecimento global e derretimento das calotas polares.
  • Soluções sustentáveis e mitigação de impactos ambientais.

Metodologia

A metodologia aplicada centraliza-se na pesquisa ativa e na comunicação oral estruturada. Com a orientação do professor, os alunos trabalham em grupos para pesquisar temas específicos e elaborar argumentos para a discussão. As práticas de pesquisa são seguidas por debate, permitindo a troca de ideias e o desenvolvimento da argumentação crítica. A prática da metodologia colaborativa e investigativa promove um ambiente de aprendizagem aberto e cooperativo.

  • Pesquisa em grupo sobre temas ambientais.
  • Discussão em roda de debate.
  • Elaboração e apresentação de argumentos.
  • Proposição de soluções criativas e fundamentadas.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade é cuidadosamente planejado para otimizar o tempo de aula, oferecendo uma experiência educativa estruturada. Com uma carga horária de 1.2 horas, o conteúdo é distribuído de forma que alunos possam explorar, discutir e consolidar suas descobertas e aprendizagens.

  • Aula 1: Introdução e organização dos grupos de pesquisa (50 minutos).
  • Aula 2: Apresentação dos resultados e roda de debate (20 minutos).

Avaliação

A avaliação será contínua e formativa, com foco na participação, engagement e qualidade das contribuições durante o debate. Os alunos serão avaliados pela capacidade de apresentar argumentos consistentes, uso adequado das fontes de pesquisa e a habilidade de propor soluções criativas e sustentáveis. Exemplos de critérios incluem a clareza da comunicação, pertinência dos argumentos apresentados e a relevância das soluções propostas em relação aos problemas discutidos. Além disso, a avaliação considera o trabalho em equipe e a capacidade de integração dos conhecimentos de diversas áreas.

Materiais e ferramentas:

Os recursos selecionados para esta atividade oferecem suporte tanto para a fase de pesquisa como para a facilitação do debate. É essencial integrar diferentes fontes e tecnologias, promovendo o acesso a informações atualizadas e diversificadas.

  • Acesso à internet para pesquisas.
  • Materiais impressos sobre temas de pesquisa.
  • Quadro branco e marcadores para anotações.

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