Debate Mundial: Sustentabilidade em Jogo

Desenvolvida por: Júlio … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
Temática: Práticas Sustentáveis em Agropecuária e Exploração de Recursos Naturais

O 'Debate Mundial: Sustentabilidade em Jogo' é uma atividade pedagógica que busca estimular a análise crítica e a compreensão dos impactos das práticas sustentáveis na agropecuária e na exploração de recursos naturais. Nesta dinâmica, os alunos do 1º ano do Ensino Médio se dividem em grupos, cada um representando um país, para discutir suas realidades e práticas sustentáveis. A atividade incentiva os estudantes a avaliarem as cadeias produtivas e suas consequências econômicas e socioambientais. A interpretação das diversidades culturais e a adoção de políticas globais e locais são abordadas, buscando fomentar a conscientização sobre o equilíbrio ecológico. Ao representar diferentes nações, os alunos são motivados a desenvolver argumentos embasados, compreendendo as complexidades e os desafios enfrentados por diversas sociedades na busca por práticas sustentáveis.

Objetivos de Aprendizagem

A atividade tem como objetivo promover a capacidade dos alunos de investigar e argumentar sobre as questões políticas, econômicas e socioambientais ligadas às práticas sustentáveis globais e locais. Através da simulação de um debate internacional, busca-se desenvolver o pensamento crítico em relação às cadeias produtivas e suas repercussões na sustentabilidade. Pretende-se que os alunos compreendam a importância da diversidade cultural e da implementação de políticas de sustentabilidade que respeitem as particularidades locais.

  • Analisar criticamente as cadeias produtivas sob o prisma da sustentabilidade.
  • Compreender a diversidade cultural e sua influência nas práticas sustentáveis.
  • Desenvolver habilidades argumentativas a partir de dados e cenários reais.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13CHS103: Elaborar hipóteses, selecionar evidências e compor argumentos relativos a processos políticos, econômicos, sociais, ambientais, culturais e epistemológicos, com base na sistematização de dados e informações de diversas naturezas (expressões artísticas, textos filosóficos e sociológicos, documentos históricos e geográficos, gráficos, mapas, tabelas, tradições orais, entre outros).
  • EM13CHS302: Analisar e avaliar criticamente os impactos econômicos e socioambientais de cadeias produtivas ligadas à exploração de recursos naturais e às atividades agropecuárias em diferentes ambientes e escalas de análise, considerando o modo de vida das populações locais - entre elas as indígenas, quilombolas e demais comunidades tradicionais -, suas práticas agroextrativistas e o compromisso com a sustentabilidade.
  • EM13CHS401: Identificar e analisar as relações entre sujeitos, grupos, classes sociais e sociedades com culturas distintas diante das transformações técnicas, tecnológicas e informacionais e das novas formas de trabalho ao longo do tempo, em diferentes espaços (urbanos e rurais) e contextos.

Conteúdo Programático

Os conteúdos abordados na atividade abrangem a análise das cadeias produtivas sustentáveis, envolvendo discussão sobre os impactos econômicos e socioambientais. Serão exploradas as práticas agropecuárias sustentáveis e a exploração de recursos naturais em consonância com as características culturais e sociais de diferentes países. A originalidade das práticas sustentáveis locais e as influências externas formam um ponto crucial para a compreensão das políticas globais de sustentabilidade.

  • Cadeias produtivas sustentáveis.
  • Impactos econômicos e socioambientais.
  • Influência das diversidades culturais nas práticas sustentáveis.
  • Políticas globais e locais de sustentabilidade.

Metodologia

A metodologia da atividade é baseada na técnica de simulação em formato de debate. Este tipo de abordagem promove o desenvolvimento de habilidades argumentativas e o trabalho em equipe, incentivando a pesquisa e a análise de dados reais sobre as práticas sustentáveis de diferentes países. A divisão de alunos em grupos de representação internacional proporciona uma visão mais abrangente e crítica das conclusões obtidas por meio da comparação e do contraste dos modelos adotados por cada país.

  • Simulação de debate internacional.
  • Pesquisas e análises de dados.
  • Divisão dos alunos em grupos representativos.
  • Discussão crítica e coletiva.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está estruturado em 4 aulas de 50 minutos, totalizando 4 horas. A distribuição das aulas contempla desde apresentação e organização dos grupos até a conclusão do debate e reflexões finais. A primeira aula será dedicada à introdução do tema e formação dos grupos. A segunda aula se concentrará na pesquisa e organização dos

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