O 'Debate Mundial: Sustentabilidade em Jogo' é uma atividade pedagógica que busca estimular a análise crítica e a compreensão dos impactos das práticas sustentáveis na agropecuária e na exploração de recursos naturais. Nesta dinâmica, os alunos do 1º ano do Ensino Médio se dividem em grupos, cada um representando um país, para discutir suas realidades e práticas sustentáveis. A atividade incentiva os estudantes a avaliarem as cadeias produtivas e suas consequências econômicas e socioambientais. A interpretação das diversidades culturais e a adoção de políticas globais e locais são abordadas, buscando fomentar a conscientização sobre o equilíbrio ecológico. Ao representar diferentes nações, os alunos são motivados a desenvolver argumentos embasados, compreendendo as complexidades e os desafios enfrentados por diversas sociedades na busca por práticas sustentáveis.
A atividade tem como objetivo promover a capacidade dos alunos de investigar e argumentar sobre as questões políticas, econômicas e socioambientais ligadas às práticas sustentáveis globais e locais. Através da simulação de um debate internacional, busca-se desenvolver o pensamento crítico em relação às cadeias produtivas e suas repercussões na sustentabilidade. Pretende-se que os alunos compreendam a importância da diversidade cultural e da implementação de políticas de sustentabilidade que respeitem as particularidades locais.
Os conteúdos abordados na atividade abrangem a análise das cadeias produtivas sustentáveis, envolvendo discussão sobre os impactos econômicos e socioambientais. Serão exploradas as práticas agropecuárias sustentáveis e a exploração de recursos naturais em consonância com as características culturais e sociais de diferentes países. A originalidade das práticas sustentáveis locais e as influências externas formam um ponto crucial para a compreensão das políticas globais de sustentabilidade.
A metodologia da atividade é baseada na técnica de simulação em formato de debate. Este tipo de abordagem promove o desenvolvimento de habilidades argumentativas e o trabalho em equipe, incentivando a pesquisa e a análise de dados reais sobre as práticas sustentáveis de diferentes países. A divisão de alunos em grupos de representação internacional proporciona uma visão mais abrangente e crítica das conclusões obtidas por meio da comparação e do contraste dos modelos adotados por cada país.
O cronograma da atividade está estruturado em 4 aulas de 50 minutos, totalizando 4 horas. A distribuição das aulas contempla desde apresentação e organização dos grupos até a conclusão do debate e reflexões finais. A primeira aula será dedicada à introdução do tema e formação dos grupos. A segunda aula se concentrará na pesquisa e organização dos
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