Debate Regional: Perspectivas e Desafios do Brasil

Desenvolvida por: Tati (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
Temática: Diversidade Regional e Desafios Contemporâneos do Brasil

Esta atividade propõe um mergulho investigativo e reflexivo sobre as diversas realidades regionais do Brasil, confrontando os alunos com os desafios contemporâneos de desenvolvimento econômico, questões ambientais, conflitos territoriais e culturais que marcam cada uma das cinco regiões brasileiras. A partir da divisão da classe em grupos que representam as regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul, os alunos serão estimulados a elaborar uma apresentação que retrate os principais desafios enfrentados por sua região, utilizando dados de pesquisa, análises demográficas, econômicas, socioculturais e ambientais. O objetivo central é fomentar um debate enriquecedor entre os grupos, onde possam ser discutidas e propostas soluções para os problemas apresentados, incentivando assim a pesquisa, o trabalho em equipe e a capacidade de argumentação dos alunos. A metodologia ativa 'Mão-na-massa' será o eixo condutor desta atividade, permitindo que os alunos atuem ativamente na construção do conhecimento, através da pesquisa, discussão, criação e compartilhamento de suas descobertas com o restante da turma.

Objetivos de Aprendizagem

O propósito desta atividade é propiciar aos alunos um entendimento mais aprofundado sobre a complexidade dos desafios enfrentados por cada região do Brasil, promovendo o desenvolvimento de habilidades de pesquisa, síntese de informações, trabalho colaborativo, comunicação eficaz e argumentação crítica. Além disso, pretende-se estimular a empatia e o respeito à diversidade cultural e territorial, sensibilizando os estudantes para a importância de políticas inclusivas e sustentáveis que respeitem as particularidades regionais em prol do desenvolvimento equitativo do país.

  • Identificar e analisar os principais desafios enfrentados pelas regiões do Brasil
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e síntese de informações
  • Estimular o trabalho em equipe e a comunicação eficaz
  • Promover a capacidade de argumentação e debate crítico
  • Sensibilizar para a importância do respeito às diversidades e a busca por soluções sustentáveis

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13CHS502: Analisar situações da vida cotidiana, estilos de vida, valores, condutas etc., desnaturalizando e problematizando formas de desigualdade, preconceito, intolerância e discriminação, e identificar ações que promovam os Direitos Humanos, a solidariedade e o respeito às diferenças e às liberdades individuais.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abordará aspectos demográficos, econômicos, socioculturais e ambientais das cinco regiões brasileiras, explorando as disparidades regionais e os desafios específicos de cada uma. Além disso, discutirá a importância da solidariedade, do respeito às liberdades individuais e ao meio ambiente, com o intuito de fomentar uma visão crítica e construtiva sobre o desenvolvimento do Brasil.

  • Desafios econômicos das regiões brasileiras
  • Impactos ambientais e sustentabilidade regional
  • Diversidade cultural e conflitos territoriais
  • Políticas públicas e direitos humanos
  • Desenvolvimento inclusivo e equitativo

Metodologia

A metodologia 'Mão-na-massa' será empregada para engajar os alunos na aprendizagem ativa, incentivando-os a pesquisar, analisar e compartilhar conhecimentos sobre os desafios de suas regiões. A atividade será dividida em etapas que incluem a formação de grupos, pesquisa e elaboração da apresentação, seguindo-se de um debate orientado que permitirá a troca de ideias e a construção colaborativa de soluções.

  • Formação dos grupos e definição das regiões
  • Pesquisa e análise de dados sobre os desafios de cada região
  • Elaboração da apresentação em grupo
  • Realização do debate entre os grupos
  • Reflexão conjunta sobre as soluções apresentadas

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, haverá a formação dos grupos e o início da pesquisa e elaboração da apresentação. A segunda aula será dedicada à finalização e apresentação dos trabalhos, seguida do debate entre os grupos.

  • Aula 1: Formação dos grupos, definição dos temas e início da pesquisa
  • Aula 2: Apresentação dos trabalhos e realização do debate

Avaliação

A avaliação será baseada na qualidade e profundidade da pesquisa realizada, na clareza e coerência da apresentação, assim como na participação ativa no debate. Serão valorizados a originalidade na abordagem dos temas, a argumentação crítica e a capacidade de propor soluções criativas e viáveis. A participação efetiva de todos os membros do grupo também será considerada, incentivando assim o trabalho colaborativo e a comunicação eficaz.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, será necessário acesso à internet para a pesquisa de informações, além de recursos para a elaboração das apresentações (computadores, programas de edição de texto e apresentação, projetor). Materiais de apoio, como artigos, relatórios e estudos sobre as regiões do Brasil, também serão disponibilizados para orientar a pesquisa dos alunos.

  • Acesso à internet
  • Computadores e programas de edição
  • Projetor para as apresentações
  • Materiais de apoio sobre as regiões

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