Esta atividade propõe um mergulho investigativo e reflexivo sobre as diversas realidades regionais do Brasil, confrontando os alunos com os desafios contemporâneos de desenvolvimento econômico, questões ambientais, conflitos territoriais e culturais que marcam cada uma das cinco regiões brasileiras. A partir da divisão da classe em grupos que representam as regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul, os alunos serão estimulados a elaborar uma apresentação que retrate os principais desafios enfrentados por sua região, utilizando dados de pesquisa, análises demográficas, econômicas, socioculturais e ambientais. O objetivo central é fomentar um debate enriquecedor entre os grupos, onde possam ser discutidas e propostas soluções para os problemas apresentados, incentivando assim a pesquisa, o trabalho em equipe e a capacidade de argumentação dos alunos. A metodologia ativa 'Mão-na-massa' será o eixo condutor desta atividade, permitindo que os alunos atuem ativamente na construção do conhecimento, através da pesquisa, discussão, criação e compartilhamento de suas descobertas com o restante da turma.
O propósito desta atividade é propiciar aos alunos um entendimento mais aprofundado sobre a complexidade dos desafios enfrentados por cada região do Brasil, promovendo o desenvolvimento de habilidades de pesquisa, síntese de informações, trabalho colaborativo, comunicação eficaz e argumentação crítica. Além disso, pretende-se estimular a empatia e o respeito à diversidade cultural e territorial, sensibilizando os estudantes para a importância de políticas inclusivas e sustentáveis que respeitem as particularidades regionais em prol do desenvolvimento equitativo do país.
O conteúdo programático abordará aspectos demográficos, econômicos, socioculturais e ambientais das cinco regiões brasileiras, explorando as disparidades regionais e os desafios específicos de cada uma. Além disso, discutirá a importância da solidariedade, do respeito às liberdades individuais e ao meio ambiente, com o intuito de fomentar uma visão crítica e construtiva sobre o desenvolvimento do Brasil.
A metodologia 'Mão-na-massa' será empregada para engajar os alunos na aprendizagem ativa, incentivando-os a pesquisar, analisar e compartilhar conhecimentos sobre os desafios de suas regiões. A atividade será dividida em etapas que incluem a formação de grupos, pesquisa e elaboração da apresentação, seguindo-se de um debate orientado que permitirá a troca de ideias e a construção colaborativa de soluções.
A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, haverá a formação dos grupos e o início da pesquisa e elaboração da apresentação. A segunda aula será dedicada à finalização e apresentação dos trabalhos, seguida do debate entre os grupos.
A avaliação será baseada na qualidade e profundidade da pesquisa realizada, na clareza e coerência da apresentação, assim como na participação ativa no debate. Serão valorizados a originalidade na abordagem dos temas, a argumentação crítica e a capacidade de propor soluções criativas e viáveis. A participação efetiva de todos os membros do grupo também será considerada, incentivando assim o trabalho colaborativo e a comunicação eficaz.
Para a realização desta atividade, será necessário acesso à internet para a pesquisa de informações, além de recursos para a elaboração das apresentações (computadores, programas de edição de texto e apresentação, projetor). Materiais de apoio, como artigos, relatórios e estudos sobre as regiões do Brasil, também serão disponibilizados para orientar a pesquisa dos alunos.
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