Debatendo o Futuro Verde: O impacto da tecnologia na agricultura sustentável

Desenvolvida por: Rosele… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências Humanas e suas Tecnologias
Temática: Tecnologias Verdes e Agricultura Sustentável

Na atividade 'Debatendo o Futuro Verde: O impacto da tecnologia na agricultura sustentável', os alunos do 1º ano do Ensino Médio serão convidados a explorar, debater e refletir sobre o papel transformador das novas tecnologias na agricultura, especialmente em práticas que promovam a sustentabilidade ambiental, social e econômica. Os estudantes serão divididos em grupos representando diversas perspectivas – biólogos, agricultores, ecologistas, empresários, e políticos – para debater os benefícios, desafios, e impactos dessas tecnologias no setor agrícola. Através de uma abordagem multidisciplinar, envolvendo saídas de campo, rodas de debate, sala de aula invertida e aprendizagem baseada em jogos, os alunos terão a oportunidade de analisar criticamente como as decisões em relação às tecnologias verdes podem influenciar tanto o meio ambiente quanto a sociedade. Este debate se concentrará não apenas nas questões tecnológicas, mas também nas éticas, econômicas, sociais e políticas, incentivando uma busca por soluções inovadoras e sustentáveis.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é capacitar os alunos a compreenderem as complexidades e interconexões entre tecnologia, agricultura, e sustentabilidade. Visa desenvolver habilidades argumentativas, críticas e reflexivas acerca das escolhas tecnológicas e suas repercussões no meio ambiente e na sociedade. Além disso, busca-se incentivar o pensamento inovador para solucionar problemas relacionados à agricultura sustentável, promovendo a conscientização sobre a importância da sustentabilidade nas práticas agrícolas.

  • Analisar o impacto de tecnologias verdes na agricultura sustentável
  • Debater os desafios e benefícios da implementação dessas tecnologias
  • Desenvolver habilidades argumentativas e críticas
  • Promover o pensamento inovador para soluções sustentáveis

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13CHS202: Analisar e avaliar os impactos das tecnologias na estruturação e nas dinâmicas de grupos, povos e sociedades contemporâneos (fluxos populacionais, financeiros, de mercadorias, de informações, de valores éticos e culturais etc.), bem como suas interferências nas decisões políticas, sociais, ambientais, econômicas e culturais.
  • EM13CHS205: Analisar a produção de diferentes territorialidades em suas dimensões culturais, econômicas, ambientais, políticas e sociais, no Brasil e no mundo contemporâneo, com destaque para as culturas juvenis.
  • EM13CHS206: Analisar a ocupação humana e a produção do espaço em diferentes tempos, aplicando os princípios de localização, distribuição, ordem, extensão, conexão, arranjos, casualidade, entre outros que contribuem para o raciocínio geográfico.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade engloba uma revisão da atualidade e inovação no setor agrícola, com ênfase em tecnologia e sustentabilidade. Além disso, inclui conceitos-chave de agronomia, ecologia, socioeconomia e ética ambiental. Os debates e análises guiadas terão como base estudos de caso relevantes, dados atuais e exemplos práticos de implementação de tecnologias verdes.

  • Tecnologia e inovação na agricultura
  • Conceitos de agronomia sustentável
  • Ecologia e práticas agrícolas
  • Socioeconomia e ética ambiental

Metodologia

A metodologia proposta para esta atividade combina abordagens inovadoras e interativas, como a sala de aula invertida, saídas de campo, rodas de debate e aprendizagem baseada em jogos. Esta combinação busca engajar os alunos de maneira ativa em sua aprendizagem, incentivando a participação, reflexão crítica e colaboração. As saídas de campo proporcionarão contato direto com práticas agrícolas sustentáveis, enquanto as rodas de debate e sala de aula invertida promoverão a aprofundamento dos conhecimentos prévios e a síntese das ideias discutidas.

  • Saída de Campo para observação direta
  • Roda de Debate sobre perspectivas
  • Sala de Aula Invertida para preparação prévia
  • Aprendizagem Baseada em Jogos para fixação de conteúdos

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total será de 2 horas, divididas em duas aulas de 60 minutos. Na primeira aula, realizaremos as saídas de campo e introduziremos os conceitos via sala de aula invertida. Na segunda aula, promoveremos a roda de debates e a aplicação de jogos educativos, visando a síntese e aprofundamento do conteúdo abordado.

  • Aula 1: Saída de Campo e introdução de conceitos
  • Aula 2: Roda de debates e Aprendizagem Baseada em Jogos

Avaliação

A avaliação da atividade será baseada na participação ativa, na capacidade de argumentação e na contribuição individual e coletiva nas rodas de debate. Além disso, será considerada a reflexão crítica manifestada nas conclusões dos jogos e na habilidade de aplicar os conhecimentos adquiridos para propor soluções inovadoras e sustentáveis. Exemplos de desempenho destacado serão o uso de evidências para sustentar opiniões e a apresentação de argumentos bem estruturados refletindo compreensão profunda dos tópicos discutidos.

Materiais e ferramentas:

Para o desenvolvimento desta atividade, serão utilizados recursos variados como artigos científicos, estudos de caso, vídeos educativos, plataformas de jogos educacionais, além do acesso à locais para as saídas de campo. Estes recursos visam apoiar uma aprendizagem imersiva e baseada na prática, facilitando a compreensão dos conceitos e a participação ativa dos alunos.

  • Artigos científicos e estudos de caso
  • Vídeos educativos
  • Plataformas de jogos educacionais
  • Locais para saídas de campo

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