Debates Sobre a Terra: Conflitos Agrários em Foco

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Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
Temática: Questões Agrárias e Conflitos de Terra

Nesta atividade, o objetivo é proporcionar aos estudantes do 1º ano do Ensino Médio uma compreensão aprofundada sobre as questões agrárias e os conflitos relacionados ao uso da terra que afetam diversas partes do mundo. Após uma breve introdução feita pelo professor sobre o panorama global dos conflitos agrários e questões relacionadas ao uso da terra, os alunos serão divididos em grupos, onde cada um representará diferentes stakeholders, tais como agricultores locais, grandes corporações agrícolas, governos e ONGs ambientalistas. Através de uma roda de debate simulado, os alunos terão a oportunidade de investigar, argumentar e defender os pontos de vista de seus personagens, promovendo uma compreensão multifacetada das complexidades que envolvem as questões agrárias. Esta atividade visa incentivar o pensamento crítico, a empatia e a habilidade de argumentação, além de proporcionar um ambiente para a prática de diálogos respeitosos e produtivos.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é estimular nos alunos do 1º ano do Ensino Médio a capacidade de compreensão crítica sobre as dinâmicas globais do uso da terra e os conflitos agrários. Espera-se que, ao representar diferentes stakeholders, os estudantes desenvolvam uma percepção mais ampla e diversificada sobre as questões agrárias, fomentando um entendimento de como diferentes grupos são afetados por e respondem a tais desafios. Esta atividade visa também aprimorar habilidades de pesquisa, argumentação e debate, promovendo o respeito mútuo e a empatia ao considerar perspectivas distintas.

  • Compreender as questões agrárias globais e os conflitos de terra.
  • Desenvolver habilidades de argumentação e debate fundamentado.
  • Estimular a empatia e o respeito por diferentes perspectivas.
  • Aprimorar a capacidade de pesquisa e análise crítica sobre questões socioambientais.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13CHS101: Identificar, analisar e comparar diferentes fontes e narrativas expressas em diversas linguagens, com vistas à compreensão de ideias filosóficas e de processos e eventos históricos, geográficos, políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais.
  • EM13CHS102: Identificar, analisar e discutir as circunstâncias históricas, geográficas, políticas, econômicas, sociais, ambientais e culturais de matrizes conceituais (etnocentrismo, racismo, evolução, modernidade, cooperativismo/desenvolvimento etc.), avaliando criticamente seu significado histórico e comparando-as a narrativas que contemplem outros agentes e discursos.
  • EM13CHS103: Elaborar hipóteses, selecionar evidências e compor argumentos relativos a processos políticos, econômicos, sociais, ambientais, culturais e epistemológicos, com base na sistematização de dados e informações de diversas naturezas (expressões artísticas, textos filosóficos e sociológicos, documentos históricos e geográficos, gráficos, mapas, tabelas, tradições orais, entre outros).

Conteúdo Programático

O programa desta atividade aborda temáticas chave como a estrutura agrária mundial, conflitos de terra, desigualdade social no campo e o impacto da ação de grandes corporações no uso sustentável da terra. Além disso, investiga o papel dos governos e ONGs na mediação e resolução de conflitos, promovendo uma análise crítica sobre as soluções propostas para o uso da terra, sustentabilidade e proteção do meio ambiente. Este conteúdo proporciona aos alunos um panorama abrangente dos desafios contemporâneos relacionados às questões agrárias, estimulando a reflexão e o debate qualificado.

  • Estrutura agrária e distribuição de terra
  • Conflitos agrários globais e locais
  • Impacto das corporações no uso da terra
  • Papel dos governos e ONGs em conflitos de terra
  • Sustentabilidade e uso da terra

Metodologia

A metodologia desta atividade envolve uma abordagem imersiva, na qual os alunos participam ativamente do processo de aprendizagem através da representação de diferentes stakeholders em um debate simulado. Inicialmente, será realizada uma introdução pelo professor para contextualizar os alunos sobre as questões agrárias globais, seguida de pesquisa e preparação dos grupos para o debate. A atividade se valerá da metodologia ativa, incluindo Saída de Campo (contextual), Atividade Mão-na-massa (preparação do debate), Roda de Debate (execução), e Aprendizagem Baseada em Projetos (desenvolvimento do conhecimento sobre o tema), promovendo uma experiência de aprendizado dinâmica e engajadora.

  • Introdução às questões agrárias pelo professor
  • Divisão de grupos e atribuição de stakeholders
  • Pesquisa e preparação para o debate
  • Execução do debate simulado
  • Reflexão e discussão pós-debate

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, ocorrerá a introdução às questões agrárias, divisão dos grupos e início da pesquisa. A segunda aula será dedicada ao debate simulado, seguido de uma reflexão coletiva sobre os aprendizados.

  • Aula 1: Introdução e preparação para o debate
  • Aula 2: Debate simulado e reflexão

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos, qualidade e fundamentação dos argumentos apresentados durante o debate, além da capacidade de trabalhar em equipe e respeitar diferentes pontos de vista. Serão considerados também os esforços na pesquisa e compreensão das questões agrárias representadas. Feedback individual e coletivo será fornecido, enfatizando pontos fortes e áreas para desenvolvimento. Exemplos de argumentação, evidências de pesquisa e cooperação entre os membros da equipe serão aspectos chave para uma avaliação positiva.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para esta atividade incluem acessos à internet para pesquisa, material de leitura sobre questões agrárias e conflitos de terra fornecido pelo professor, espaço adequado para a realização da roda de debates, e equipamento audiovisual para apresentações. Considerando a metodologia ativa aplicada, é fundamental que os alunos tenham acesso a uma variedade de fontes de informação para uma preparação eficiente e participação qualificada.

  • Acesso à internet para pesquisa
  • Material de leitura sobre questões agrárias
  • Espaço adequado para a realização dos debates
  • Equipamento audiovisual para apresentações

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