A atividade 'Detetives de Desastres' é uma proposta multidisciplinar que busca engajar os alunos do 1º ano do Ensino Médio na análise de impactos ambientais causados por eventos catastróficos, utilizando imagens de satélite. Os estudantes serão divididos em grupos, e a cada um será atribuído um conjunto de imagens antes e depois de eventos como enchentes e deslizamentos de terra. O objetivo é analisar essas imagens em um contexto geográfico e ambiental, identificar as mudanças significativas no terreno e propor medidas preventivas ou de mitigação de danos. A atividade enfatizará a importância da observação, do pensamento crítico e da colaboração em equipe, ao mesmo tempo que introduz conceitos de geoecologia, vulnerabilidade ambiental e gestão de riscos. Os grupos serão encorajados a apresentar suas análises e soluções, facilitando a troca de ideias e estimulando um debate construtivo sobre a prevenção e reação diante de desastres naturais.
Esta atividade visa proporcionar aos alunos uma compreensão mais aprofundada sobre os desastres naturais e suas consequências no meio ambiente e nas sociedades humanas. Os alunos aprenderão a analisar imagens de satélite para identificar mudanças ambientais significativas e a desenvolver propostas para a mitigação de impactos de eventos catastróficos. Será incentivada a aplicação de conceitos geográficos e a utilização de métodos científicos, promovendo habilidades de observação, análise crítica, trabalho em equipe, e comunicação eficaz. Através deste exercício prático, espera-se que os estudantes desenvolvam uma compreensão mais robusta sobre a necessidade de estratégias de prevenção e um planejamento efetivo na gestão de riscos ambientais
O conteúdo programático abrange conceitos fundamentais de geografia e ciências ambientais, focando em eventos catastróficos como enchentes e deslizamentos de terra. Adicionalmente, serão exploradas metodologias para a análise de imagens de satélite, princípios de vulnerabilidade ambiental e estratégias de mitigação de desastres. Os alunos também discutirão sobre a importância de medidas preventivas e a necessidade de políticas públicas eficazes na gestão de riscos ambientais.
Utilizando a metodologia ativa, os alunos serão protagonistas do seu aprendizado. Serão divididos em grupos e cada grupo receberá imagens de satélite de diferentes áreas, antes e depois de eventos catastróficos. Através da observação, discussão em grupo e pesquisa, os estudantes identificarão as alterações causadas pelos desastres e proporão medidas de mitigação. A colaboração e o debate serão incentivados para promover uma análise crítica e soluções inovadoras. As apresentações das descobertas e soluções de cada grupo fomentarão um ambiente de aprendizagem colaborativo e dinâmico.
A carga horária total da atividade será de 2 horas, divididas em três aulas de 40 minutos cada. Na primeira aula, os conceitos iniciais serão introduzidos e os grupos formados. Na segunda, ocorrerá a análise das imagens e discussão em grupo. Na terceira, os grupos apresentarão suas descobertas e propostas, seguido de debates em classe.
A avaliação será baseada na participação ativa, na qualidade das análises realizadas a partir das imagens de satélite, na viabilidade e criatividade das soluções propostas pelos grupos para mitigar os impactos dos desastres naturais, bem como na capacidade de comunicação durante as apresentações. Serão consideradas também a colaboração entre os membros do grupo e a contribuição para os debates em classe. A avaliação pretende ser formativa, oferecendo feedback construtivo para estimular o aprofundamento e a reflexão sobre os temas abordados.
Para a realização da atividade, serão necessários computadores com acesso à internet para a pesquisa de informações adicionais, projetor para apresentações, imagens de satélite de áreas antes e depois de desastres naturais e material para anotações. A seleção de imagens de qualidade e relevância será crucial para o sucesso da atividade, assim como a disposição dos recursos tecnológicos para facilitar o processo de aprendizagem.
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