Nessa atividade prática, os alunos do 1º ano do Ensino Médio se engajarão como detetives geopolíticos, aplicando uma abordagem investigativa para explorar conflitos internacionais atuais. Cada grupo receberá um dossiê inicial sobre um conflito específico, que incluirá informações básicas, mas insuficientes para uma compreensão completa. Assim, eles precisarão realizar pesquisas adicionais, buscando entender as raízes do conflito, os principais atores envolvidos, bem como as consequências regionais e globais resultantes. Ao final, os grupos apresentarão suas descobertas, fornecendo uma análise aprofundada do conflito e sugerindo possíveis caminhos para sua resolução. Esta atividade promove o desenvolvimento de habilidades essenciais como pensamento crítico, pesquisa, trabalho em equipe e capacidade de argumentação, ao mesmo tempo em que proporciona aos alunos uma compreensão mais rica dos complexos fenômenos geopolíticos que moldam o mundo contemporâneo.
O objetivo desta atividade é engajar os alunos em uma compreensão profunda dos conflitos internacionais contemporâneos, movendo-se além da superfície para explorar as causas subjacentes, os principais atores, e as amplas repercussões desses conflitos. Os alunos aprimorarão suas habilidades de pesquisa, crítica e análise ao investigar diferentes perspectivas e fontes de informação. Além disso, ao apresentarem suas descobertas, eles terão a oportunidade de desenvolver habilidades de comunicação e argumentação. Trabalhando em equipe, também aprenderão a colaborar efetivamente, compartilhando tarefas e integrando conhecimentos.
O conteúdo programático desta atividade foi cuidadosamente planejado para abordar aspectos multidisciplinares de conflitos internacionais, incluindo história, geografia, política, economia e relações internacionais. Ao designar diferentes conflitos a diferentes grupos, esperamos abranger uma variedade de contextos geopolíticos e estimular uma rica troca de conhecimentos e perspectivas entre os alunos. A análise destes conflitos permitirá aos estudantes compreender a complexidade das relações internacionais e o impacto desses conflitos no cenário global.
Esta atividade será realizada através de metodologias ativas de aprendizagem, onde os alunos terão um papel central em sua própria educação. O trabalho será iniciado com a formação de grupos e a distribuição dos dossiês sobre os conflitos designados. Os grupos deverão então desenvolver suas pesquisas de maneira autônoma, mas com orientação e suporte do educador. A utilização de fontes diversas será incentivada, assim como a discussão interna no grupo para a análise das informações coletadas. As apresentações finais servirão como uma oportunidade para que os alunos compartilhem suas descobertas, análises e sugestões com os colegas, promovendo um ambiente de aprendizado colaborativo e interativo.
A atividade será desenvolvida ao longo de duas aulas de 60 minutos. Na primeira aula, os grupos receberão os dossiês e iniciarão suas pesquisas. Na segunda aula, as apresentações ocorrerão, com tempo para feedback e discussão após cada grupo apresentar.
A avaliação desta atividade se dará por meio de critérios claros e estabelecidos previamente, como a profundidade e amplitude da pesquisa realizada, qualidade da análise crítica, criatividade nas soluções propostas, eficácia na comunicação durante a apresentação, e capacidade de trabalho em equipe. Será dado um feedback construtivo a cada grupo, apontando pontos de destaque e áreas para melhoria. O objetivo é incentivar o pensamento crítico, aprofundar o conhecimento sobre o tema e desenvolver habilidades de pesquisa e apresentação.
Para a execução desta atividade, serão necessários recursos como acesso à internet para pesquisa, materiais para a produção dos dossiês (e.g., papel, impressora), além de um projetor para as apresentações finais. Ferramentas digitais como plataformas de pesquisa online e software de apresentações também serão úteis. O educador deve preparar os dossiês com antecedência, incluindo informações básicas sobre cada conflito.
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