Esta atividade 'Disputa dos Biomas' tem como objetivo engajar os alunos do 1º ano do Ensino Médio numa aprendizagem ativa sobre conservação ambiental e biodiversidade, por meio de um debate estruturado. Serão formados grupos, cada um representando um bioma diferente (Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica, Caatinga, Pampa, Pantanal). Os alunos terão que pesquisar intensamente sobre o bioma designado, abordando aspectos como biodiversidade, ameaças, importância para o equilíbrio ecológico global e estratégias de preservação. O debate em rodadas promove um ambiente dinâmico onde os alunos devem apresentar argumentos sólidos, responder a questionamentos e refutar incoerências ou erros de interpretação dos adversários. A atividade estimula o desenvolvimento de competências como trabalho em equipe, pesquisa, capacidade crítica, e especialmente, conscientização sobre a urgência da preservação ambiental.
Os objetivos dessa atividade pedagógica são promover a compreensão dos estudantes sobre a diversidade dos biomas brasileiros e sua importância para a sustentabilidade do planeta. Espera-se que os alunos desenvolvam habilidades de pesquisa e síntese de informações, além de fomentar a capacidade de argumentação e debate. A atividade visa também estimular a consciência ambiental dos estudantes e a importância de ações conservacionistas. Ao final, espera-se que os alunos possam não apenas discutir de forma crítica os desafios enfrentados pelos biomas mas também propor soluções viáveis para a conservação ambiental.
O conteúdo programático envolverá a apresentação dos principais biomas brasileiros, suas características, biodiversidade, desafios para conservação e a relevância ecológica e social de cada um. Será importante abordar as ameaças atuais a esses biomas, como desmatamento, mudança climática e poluição, para que os alunos possam fundamentar suas argumentações durante o debate. O programa inclui ainda o estudo de políticas públicas de conservação e o papel da sociedade civil na proteção do meio ambiente.
A metodologia ativa aplicada nesta atividade engaja os alunos no aprendizado por meio da problematização, pesquisa e debate. Inicialmente, os alunos receberão uma introdução geral sobre o tema. Após a formação dos grupos, cada um irá pesquisar sobre o bioma que representa, focando em dados, estudos de caso e propostas de conservação. A fase de debate será estruturada em rodadas temáticas, permitindo a exposição de ideias, contra-argumentação e discussão em grupo. Esta abordagem promove a participação ativa dos alunos, incentivando a pesquisa individual e coletiva, além do desenvolvimento de habilidades de comunicação e argumentação.
A atividade se desenrola em 1.5 aulas de 40 minutos. Na primeira aula, será realizada a introdução ao tema e a formação dos grupos. O restante da aula, juntamente com a primeira metade da aula seguinte, será dedicado à pesquisa e preparação. A segunda metade da aula subsequente será utilizada para o debate.
A avaliação será baseada na qualidade da pesquisa realizada, na clareza e consistência dos argumentos apresentados e na capacidade de responder a questionamentos e refutar argumentos opostos de forma respeitosa e fundamentada. Será considerada também a participação indivídual e em grupo durante a fase de preparação. Pontos extras podem ser concedidos pela criatividade na apresentação do material e pela capacidade de envolver e persuadir a audiência. O professor pode utilizar uma rubrica de avaliação para garantir a objetividade dos critérios.
Para a execução dessa atividade, será necessário o acesso à internet para pesquisa, utilização de livros e artigos científicos sobre o tema, além de materiais para apresentação dos argumentos como cartazes, slides ou vídeos. A organização das rodadas de debate pode se beneficiar do uso de um cronômetro e sistema de sonorização para gerenciar o tempo de fala.
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