A atividade EcoDebate é elaborada para que os alunos do 1º ano do Ensino Médio discutam as complexidades e as divergências sobre os impactos humanos no meio ambiente. Eles serão introduzidos aos temas desmatamento, poluição e aquecimento global, com um foco especial na responsabilidade humana nas mudanças climáticas. Divididos em grupos, cada um representará uma perspectiva diferente em relação ao problema proposto. Para isso, os estudantes deverão realizar pesquisas preliminares utilizando dados recentes e artigos científicos que sustentem seus argumentos. Após esta preparação, cada grupo apresentará sua posição, abrindo espaço para um debate construtivo que permitirá a troca de ideias e fomentará a capacidade de argumentação e pensamento crítico sobre os desafios ambientais contemporâneos.
O principal objetivo desta atividade é desenvolver nos alunos a capacidade de articulação, argumentação e reflexão crítica diante das mudanças climáticas e impactos ambientais decorrentes da ação humana. Visa também aprimorar habilidades de pesquisa, interpretação de dados e análise crítica de fontes científicas, capacitando os estudantes a formar e defender opiniões fundamentadas sobre as questões ambientais globais. Além disso, a atividade promove o entendimento da importância da sustentabilidade e da responsabilidade individual e coletiva na preservação do meio ambiente.
Neste módulo, os estudantes serão introduzidos aos principais conceitos relacionados aos impactos humanos no meio ambiente, com ênfase em desmatamento, poluição e aquecimento global. Serão apresentadas estatísticas recentes, estudos de caso e perspectivas científicas sobre o tema, fomentando uma visão ampla e aprofundada. O debate se centrará na interseção entre desenvolvimento humano e conservação ambiental, problematizando aspectos de responsabilidade e medida de impacto.
A metodologia da Roda de Debate será aplicada com enfoque na participação ativa dos alunos e na exploração do tema proposto. Após a divisão em grupos, será conduzida uma preparação com pesquisa e compilação de dados relevantes. Cada grupo, munido de argumentos sustentados por fontes científicas, terá a oportunidade de apresentar sua perspectiva, seguida de um debate aberto. As trocas de ideias promoverão uma reflexão coletiva, valorizando a diversidade de opiniões e o respeito mútuo entre os participantes.
A atividade terá uma duração total de 1,2 aulas de 50 minutos, organizadas da seguinte maneira: Aula 1 - Introdução aos temas e divisão de grupos (20 minutos), Pesquisa e preparação dos argumentos pelos grupos (20 minutos), Preparação para o debate (10 minutos). Aula 2 - Apresentação dos argumentos pelos grupos (20 minutos), Debate aberto (20 minutos), Conclusões e reflexões finais (10 minutos).
A avaliação será baseada na participação, no engajamento, na capacidade de argumentação e na utilização de dados e fontes confiáveis durante a apresentação e o debate. Os aspectos a serem avaliados incluirão: qualidade e profundidade da pesquisa realizada, clareza e coerência dos argumentos, habilidade de escuta ativa e respeito pelas opiniões alheias, e capacidade de síntese e reflexão nas conclusões finais. Será incentivado um feedback construtivo entre os alunos, a fim de fomentar não apenas o desenvolvimento acadêmico, mas também habilidades socioemocionais.
Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como acesso à internet para a pesquisa de dados e artigos científicos, projetor para apresentações, whiteboard ou flipchart para anotações e brainstorming, além de materiais básicos de escritório para os alunos. É recomendável o uso de plataformas digitais que favoreçam a organização e compartilhamento de informações entre os grupos.
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