Na atividade 'Expedição Cartográfica: Mapeando o Desconhecido', os alunos do 1º ano do Ensino Médio serãao divididos em grupos e terão o desafio de mapear uma área imaginária ou pouco conhecida da escola utilizando conceitos básicos de cartografia e orientação. Cada grupo escolherá uma área, como um jardim externo ou o entorno imediato da escola, para investigar e documentar. Usando técnicas de observação direta e ferramentas simples de mapeamento, os alunos irão criar um mapa que inclua elementos como escala, legendas e pontos de referência. A finalização da atividade envolverá uma apresentação de cada grupo, explicando as decisões tomadas durante o processo de mapeamento e como aplicaram os conceitos cartográficos aprendidos. Esta experiência prática pretende não apenas ensinar os alunos a criar e interpretar mapas, mas também desenvolver habilidades cruciais como trabalho em equipe, comunicação eficaz, e pensamento crítico sobre espaços físicos.
O principal objetivo desta atividade é permitir que os alunos desenvolvam habilidades práticas e teóricas relacionadas à cartografia, orientação e representação espacial. Os alunos aprenderão a aplicar conceitos básicos de cartografia como escala, legendas, e pontos de referência de maneira prática. Adicionalmente, através do trabalho em grupo e da apresentação de seus mapas, os estudantes irão aprimorar suas capacidades de observação, colaboração, e comunicação. Este projeto também busca incentivar uma percepção crítica sobre a representação de espaços e a importância da precisão e clareza em mapas. Por fim, espera-se que os alunos desenvolvam um maior senso de localização e familiaridade com seu entorno imediato.
Durante a realização da atividade 'Expedição Cartográfica: Mapeando o Desconhecido', os alunos irão explorar conceitos fundamentais da cartografia e geografia, como escala, simbologia (legendas), e orientação por pontos de referência. Além disso, habilidades de observação direta do ambiente e sua correta representação em mapas serão abordadas, enfatizando a importância da precisão e clareza. A experiência visa também fomentar a discussão sobre como os espaços são percebidos e representados, introduzindo os estudantes às noções de percepção espacial e localização geográfica.
A metodologia adotada para essa atividade se baseia na Aprendizagem Baseada em Projetos, em que os alunos terão a experiência prática de criar mapas de áreas escolhidas por eles próprios dentro ou nas proximidades da escola. O processo envolve pesquisa in loco, coleta de dados, aplicação dos conceitos de cartografia e colaboração em equipe para a construção do mapa final. A apresentação dos mapas para a classe almeja não só validar o aprendizado adquirido como também fomentar a troca de experiências e percepções entre os grupos.
A atividade será realizada em 4 horas, divididas em sessões de aproximadamente 50 minutos cada. Inicialmente, os conceitos de cartografia serão revisados. Nas sessões seguintes, os alunos farão o trabalho de campo e a criação dos mapas. A última sessão será dedicada à apresentação dos mapas para a classe.
A avaliação desta atividade se dará por meio da análise dos mapas produzidos pelos grupos, levando em conta a precisão e aplicação dos conceitos cartográficos, a qualidade da apresentação e a habilidade de comunicar as decisões tomadas durante o processo de mapeamento. Será considerado também o trabalho em equipe, avaliando como os membros do grupo colaboraram entre si. A participação individual durante as etapas da atividade e a apresentação final também serão critérios de avaliação, permitindo uma análise abrangente do engajamento e compreensão dos alunos sobre a temática.
Para a realização da atividade 'Expedição Cartográfica: Mapeando o Desconhecido', serão necessários materiais básicos para a criação dos mapas, como papel, lápis, réguas e compassos. Recursos digitais como smartphones ou tablets podem ser utilizados para a pesquisa in loco e documentação das áreas. Além disso, será providenciado acesso à biblioteca da escola e à internet para consultas e pesquisa sobre conceitos de cartografia. A sala de aula terá uma lousa ou um projetor para as revisões teóricas e as apresentações finais dos mapas.
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