Expedição Urbana: Será que a Acessibilidade é real?

Desenvolvida por: Lucas … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Geografia
Temática: Desigualdades sociais e distribuição espacial na cidade

Nesta atividade pedagógica, os alunos do 1º ano do Curso Técnico em Administração explorarão as possibilidades de acessibilidade através de uma saída de campo, objetivando identificar e analisar as disparidades sociais e a distribuição de serviços e infraestruturas. Divididos em grupos, irão visitar firmas, escritórios e empresas onde se tenha o cargo de Técnico em Administração. O registro dessas observações permitirá aos estudantes comparar as realidades vivenciadas pelos alunos com deficiências, estimulando uma compreensão mais aprofundada sobre as desigualdades sociais e sua manifestação espacial dentro do contexto urbano. Posteriormente, as descobertas serão compartilhadas em sala mediante apresentações e debates, visando a construção coletiva de conhecimento, além de estimular o pensamento crítico e a articulação de possíveis soluções.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem por objetivos promover nos alunos a capacidade de observação crítica do espaço urbano, fomentar a compreensão das dinâmicas sociais que configuram as desigualdades presentes na cidade, e desenvolver habilidades de pesquisa e apresentação. Espera-se também que os estudantes possam estabelecer conexões entre o conteúdo teórico abordado em sala e a realidade observada durante a saída de campo, além de incentivá-los a refletir sobre as possibilidades de intervenção social em seus próprios contextos urbanos.

  • Desenvolver a percepção e compreensão crítica sobre as dificuldades de acessibilidades e possíveis avanços encontrados em seus futuros locais de trabalho. 
  • Identificar e analisar as desigualdades sociais presentes nesses ambientes.                                                                      
  • Promover habilidades de pesquisa de campo, coleta de dados e síntese de informações
  • Estimular a articulação do conhecimento teórico com a prática
  • Fomentar a discussão sobre possíveis ações para mitigar as desigualdades urbanas observadas

Conteúdo Programático

O programa desta atividade envolve a compreensão dos conceitos de desigualdade social, estrutura urbana e serviços públicos, além da análise espacial. Os alunos aprenderão a observar criticamente o espaço urbano, distinguindo os aspectos que contribuem para as desigualdades sociais. Serão introduzidas metodologias ativas como a saída de campo e a roda de debates, enfatizando a importância da experiência prática na construção do conhecimento.

  • Conceitos de desigualdade social e distribuição espacial
  • Observação e análise da infraestrutura urbana e dos serviços públicos
  • Métodos de pesquisa de campo e coleta de dados
  • Discussão sobre intervenções urbanas e políticas públicas

Metodologia

A metodologia desta atividade compreende uma abordagem prática e interativa, iniciando com uma saída de campo seguida de um trabalho em grupo para análise e síntese das informações coletadas. Será finalizada com uma roda de debates, onde os alunos terão a oportunidade de apresentar suas descobertas e discutir as observações feitas em grupo. Esta abordagem incentiva o aprendizado ativo, a troca de experiências entre os alunos e a construção colaborativa do conhecimento.

  • Saída de campo para observação e registro
  • Trabalho em grupo para análise das informações
  • Roda de debates para discussão e compartilhamento das descobertas

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será distribuída em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, ocorrerá a saída de campo, seguida da coleta de dados. Nesta saída de campo, levaremos os alunos a Empresa X, para uma imersão no ambiente de trabalho que os esperam. Um funcionário da empresa nos apresentará o lugar, e explicará a missão da empresa e as atividades realizadas, com foco no técnico em administração. Os alunos deverão observar e questionar sobre a acessibilidade da qual a empresa dispõe. Na segunda aula, os alunos irão preparar e apresentar as descobertas em sala, culminando em uma rica roda de debates sobre as observações e suas implicações.

  • Aula 1: Saída de campo para coleta de dados
  • Aula 2: Preparação, apresentação das descobertas e debate

Avaliação

A avaliação desta atividade será baseada na participação ativa dos alunos durante a saída de campo, na qualidade das observações e dados coletados, bem como na análise crítica apresentada nas discussões. Será considerado também o esforço na preparação e apresentação das informações, e a capacidade de trabalhar em grupo. Exemplo: Grupos que forem capazes de identificar aspectos únicos das regiões visitadas e propor reflexões pertinentes sobre as desigualdades observadas receberão maior pontuação.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade serão necessários mapas da cidade, notebooks ou tablets para o registro de dados, câmeras fotográficas ou smartphones com câmera, além de materiais para anotação. O recurso ao ambiente virtual para compartilhamento e análise dos dados coletados também será fundamental.

  • Ônibus de transporte com recurso para cadeirantes.                                                                     
  • Notebooks ou tablets
  • Câmeras fotográficas ou smartphones
  • Materiais para anotação
  • Ambiente virtual para compartilhamento e análise de dados. Ambiente este com recursos assistivos:               - Leitores de tela - Ampliadores de tela - Mudança no esquema de cores - Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) - Alternativas para mouse - Alternativas para teclado - Conversor de fala para texto - Conversor de texto para áudio - Tradutores de Língua Portuguesa para Libras - Facilitar a leitura na web - Atalhos de acessibilidade dos sistemas operacionais - Ferramenta para gerar modelos 3D de plascas Braille                      

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