Exploradores do Território Brasileiro

Desenvolvida por: Rosilé… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Geografia
Temática: Formação territorial e regionalização do Brasil

A atividade 'Exploradores do Território Brasileiro' tem como objetivo proporcionar aos alunos do 1º ano do Ensino Médio uma compreensão aprofundada sobre os diversos aspectos que influenciaram a formação territorial e a regionalização do Brasil. Através de uma metodologia ativa, os estudantes serão divididos em grupos e receberão um mapa mudo do Brasil. A tarefa será pesquisar e marcar no mapa aspectos variados como ciclos econômicos (cana-de-açúcar, ouro, café), grandes migrações e políticas de integração nacional. A pesquisa será conduzida em sala de aula, com o auxílio de tablets ou computadores, fomentando assim a pesquisa autônoma e colaborativa entre os estudantes. Após a fase de pesquisa, cada grupo apresentará suas descobertas para os demais alunos, promovendo uma discussão enriquecedora sobre como esses aspectos influenciaram a formação social, econômica e política das diferentes regiões brasileiras. Esta atividade busca não apenas o conhecimento factual, mas também o desenvolvimento de habilidades de pesquisa, trabalho em equipe e apresentação em público.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade visa desenvolver no aluno a capacidade de investigar e analisar criticamente os diversos aspectos que contribuíram para a formação territorial e regionalização do Brasil. Pretende-se, com isso, fomentar o desenvolvimento de habilidades como pesquisa autônoma, interpretação de dados históricos e geográficos, trabalho em equipe, e capacidade de argumentação e apresentação em público. A ênfase na pesquisa e discussão em grupo visa também aprimorar habilidades sociais e comunicativas dos alunos, preparando-os para debates acadêmicos e profissionais mais amplos.

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e síntese de informações.
  • Compreender as dinâmicas históricas, econômicas e sociais que influenciaram a formação territorial e regionalização do Brasil.
  • Aprimorar habilidades de trabalho em equipe e comunicação.
  • Fomentar a capacidade de argumentação e apresentação em público.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13CHS101 - Analisar processos, eventos e movimentos de continuidade e ruptura, com base na contextualização e na comparação de aspectos políticos, econômicos, sociais, culturais, ambientais, territoriais, científicos e tecnológicos.
  • EM13CHS102 - Analisar criticamente fatores e processos que contribuem para a desigualdade socioespacial, de acesso a bens, serviços e poder, bem como estratégias que promovam a justiça socioambiental, em diferentes escalas.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade envolve o entendimento da formação territorial e regionalização do Brasil, abarcando os diversos ciclos econômicos, como o da cana-de-açúcar, do ouro e do café, além das grandes migrações internas e políticas de integração nacional. Através dessa lente, os alunos poderão compreender como esses aspectos moldaram a diversidade social, cultural, econômica e política das regiões brasileiras. A atividade se baseia na interdisciplinaridade, conectando conhecimentos de geografia, história e economia, e encoraja uma abordagem crítica e questionadora sobre o tema.

  • Ciclos econômicos no Brasil: cana-de-açúcar, ouro, café.
  • Grandes migrações e sua influência na configuração territorial.
  • Políticas de integração nacional e seu impacto no território.
  • Formação social, econômica e política das regiões brasileiras.

Metodologia

A metodologia desta atividade se baseia na aprendizagem ativa, onde os alunos têm papel central no processo educativo. Iniciando com uma breve introdução pelos educadores, os alunos serão divididos em grupos para a pesquisa autônoma, utilizando tablets ou computadores disponíveis na sala de aula. Essa pesquisa será guiada por questionamentos previamente elaborados pelo professor, induzindo os alunos a explorarem, sintetizarem e discutirem informações sobre a formação territorial brasileira. Posteriormente, cada grupo apresentará suas descobertas, propiciando um debate rico e construtivo baseado na argumentação e evidências pesquisadas.

  • Uso de mapas mudos para identificação territorial.
  • Pesquisa em grupo com auxílio de tecnologia.
  • Apresentação das descobertas e discussão em grupo.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade terá uma duração total de 2 horas, divididas em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será realizada a introdução ao tema e a divisão dos alunos em grupos, seguida pelo início da pesquisa. A segunda aula será dedicada à conclu­são da pesquisa, preparação e realização das apresentações pelos grupos, com tempo para discussão e feedback dos colegas e do professor.

  • Aula 1: Introdução ao tema, formação dos grupos e início da pesquisa.
  • Aula 2: Conclusão da pesquisa, preparação e apresentação dos trabalhos.

Avaliação

A avaliação desta atividade será baseada em critérios de pesquisa, colaboração, qualidade da apresentação e capacidade de argumentação. Os alunos serão avaliados pelo seu engajamento no processo de pesquisa, eficácia na comunicação das informações coletadas, colaboração dentro dos grupos e capacidade de responder e debater questionamentos durante as apresentações. Será dada uma ênfase especial à originalidade na análise e apresentação das informações, bem como na qualidade da discussão gerada entre os grupos. Exemplos de boas práticas e de áreas a melhorar serão compartilhados ao final para reforçar o aprendizado.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade, serão necessários mapas mudos do Brasil para cada grupo, além de tablets ou computadores com acesso à internet para a pesquisa. Recomenda-se também o uso de projetor ou quadro interativo para as apresentações finais. Materiais adicionais como marcadores, lápis de cor e papel podem ser providenciados para auxiliar na marcação dos mapas. Os professores podem preparar uma lista de recursos online confiáveis para auxiliar na pesquisa dos alunos.

  • Mapas mudos do Brasil.
  • Tablets ou computadores com acesso à internet.
  • Projetor ou quadro interativo para apresentações.
  • Materiais para marcação dos mapas (marcadores, lápis de cor)
  • Lista de recursos online confiáveis para pesquisa.

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