Jogo do Impacto: Consumo x Meio Ambiente

Desenvolvida por: Cleper… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências Humanas
Temática: Consciência Ambiental e Responsabilidade Individual

Nesta atividade, intitulada 'Jogo do Impacto: Consumo x Meio Ambiente', os alunos do 1º ano do Ensino Médio serão incentivados a participar de um jogo de tabuleiro customizado que simula o impacto de decisões de consumo no meio ambiente. Através desta experiência lúdica, os estudantes, divididos em grupos, estarão imersos em situações do cotidiano que exigirão escolhas práticas quanto ao uso de água, energia, transporte, entre outros recursos. Cada decisão tomada afetará o 'impacto ambiental' associado aos seus respectivos grupos. O objetivo principal é que, ao final da atividade, o grupo que tiver buscado as alternativas mais sustentáveis, resultando no menor impacto ambiental, será premiado. Esta dinâmica não só visa a conscientização a respeito do papel do consumo diário sobre o meio ambiente mas também ressalta a importância da responsabilidade tanto individual quanto coletiva para a construção de um futuro mais sustentável.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo da atividade 'Jogo do Impacto: Consumo x Meio Ambiente' é fomentar nos alunos a capacidade de reconhecer e avaliar as consequências de suas decisões de consumo no contexto ambiental. A iniciativa propõe uma reflexão crítica sobre o uso responsável de recursos naturais, incentivando atitudes que promovam a sustentabilidade. Espera-se que, ao final da experiência, os estudantes tenham desenvolvido uma compreensão mais profunda sobre como escolhas cotidianas podem ser adaptadas para beneficiar o meio ambiente a longo prazo.

  • Promover a conscientização sobre o impacto do consumo individual no ambiente.
  • Desenvolver a habilidade de tomada de decisão em prol da sustentabilidade.
  • Estabelecer conexões entre práticas diárias e suas consequências ambientais.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13CHS104: Analisar objetos e vestígios da cultura material e imaterial de modo a identificar conhecimentos, valores, crenças e práticas que caracterizam a identidade e a diversidade cultural de diferentes sociedades inseridas no tempo e no espaço.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade envolve temas fundamentais relacionados ao consumo consciente e a sustentabilidade. Os alunos serão orientados a analisar criticamente suas práticas diárias, compreendendo as implicações ambientais de ações como o consumo de energia e recursos naturais. Esta análise promove uma educação integral, alinhada aos princípios da sustentabilidade, e prepara os discentes para tomarem decisões fundamentadas em conhecimento e responsabilidade ecológica.

  • Consumo consciente de recursos naturais.
  • Implicações ambientais do consumo energético.
  • Práticas sustentáveis no dia a dia.

Metodologia

A metodologia adotada nesta atividade prática é pautada na aprendizagem experiencial e colaborativa, onde os alunos, por meio de uma simulação de jogo de tabuleiro, colaboram em grupos para resolver problemas reais relacionados ao consumo e meio ambiente. Este formato participativo reforça a importância de atitudes proativas e estimula a capacidade de análise crítica e atuação conjunta dos estudantes.

  • Aprendizagem experiencial através de simulação.
  • Trabalho em grupo para resolução de problemas.
  • Reflexão coletiva sobre práticas sustentáveis.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma está distribuído em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos às regras do jogo e farão as primeiras simulações. Na segunda aula, haverá uma continuidade das simulações, seguida pela discussão dos resultados e aprofundamento das reflexões sobre as práticas observadas.

  • Aula 1: Introdução ao jogo e início das simulações.
  • Aula 2: Continuação das simulações e discussão dos resultados.

Avaliação

A avaliação dos alunos será baseada na observação de sua participação durante o jogo e na habilidade de tomar decisões que minimizem o impacto ambiental. Critérios como proatividade, capacidade de trabalhar em grupo, e aplicação dos conceitos discutidos serão considerados. Exemplos de critérios incluem a quantidade de recursos economizados e a criatividade nas soluções propostas pelos grupos. Ao final, será realizada uma autoavaliação reflexiva, onde os alunos compartilham o aprendizado adquirido e como o jogo influenciou sua visão sobre o consumo responsável.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade, uma série de recursos e materiais será necessária, todos selecionados para enriquecer a experiência prática dos estudantes. Os recursos incluem o próprio tabuleiro customizado do jogo, além de fichas, dados, cartas de atividade, e materiais de suporte para a condução das discussões pós-jogo. Essas ferramentas são fundamentais para a total compreensão e envolvimento dos alunos no tema trabalhado.

  • Tabuleiro customizado do jogo.
  • Fichas e dados para simulação.
  • Cartas de atividade e apoio à discussão.

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