Mapa da Sustentabilidade Energética

Desenvolvida por: Zuleid… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Geografia
Temática: Fontes de Energias Renováveis

A atividade desafiadora e colaborativa proposta visa mergulhar os alunos em um processo investigativo e analítico sobre as fontes de energias renováveis distribuídas pelo mundo. A intenção é que, inicialmente, a turma seja dividida em grupos, cada qual responsável por estudar determinados aspectos geográficos, políticos, econômicos e sociais de diferentes regiões globais. Isso permitirá uma análise multifacetada sobre as condições que influenciam a adoção de energias limpas em cada lugar. Por conseguinte, os grupos devem compilar suas descobertas e representá-las digitalmente em um mapa interativo. Este exercício não pretende apenas identificar as fontes renováveis de energia, mas encorajar uma abordagem crítica e comparativa sobre a acessibilidade e a distribuição dessas fontes nas diversas regiões mundiais, realçando ainda as possíveis disparidades e similaridades presentes no cenário energético global.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem dessa atividade são diversos, com ênfase no desenvolvimento de competências investigativas e críticas relacionadas com o estudo das energias renováveis. Propõe-se que os alunos aprendam a identificar e analisar variações regionais nas fontes de energia renovável, entendendo as razões culturais, políticas, econômicas e geográficas por trás dessas diferenças. Outro objetivo importante é capacitá-los a utilizar ferramentas tecnológicas e plataformas digitais para criar apresentações interativas e visualmente informativas, que transmitam suas descobertas de forma clara e atraente.

  • Compreender a distribuição geográfica das fontes de energia renováveis.
  • Analisar a influência de contextos econômicos, políticos e sociais na adoção de energias limpas.
  • Desenvolver habilidades no uso de tecnologias digitais para criação de mapas e apresentações interativas.
  • Fomentar a habilidade de trabalho em equipe por meio de atividades colaborativas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13CHS101: Identificar, analisar e comparar diferentes fontes e narrativas expressas em diversas linguagens, com vistas à compreensão de ideias filosóficas e de processos e eventos históricos, geográficos, políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade abrange aspectos fundamentais da geografia econômica e ambiental, com foco nas energias renováveis. Considera-se essencial que os alunos compreendam os conceitos básicos relacionados às diversas fontes de energia limpa, tais como solar, eólica, biomassa e hidrelétrica, e sua distribuição no geopolítico global. Esta abordagem permite que eles explorem como fatores regionais influenciam o desenvolvimento e a adoção dessas fontes, promovendo uma aprendizagem contextualizada e relevante para o cenário atual de mudanças climáticas e políticas energéticas.

  • Conceitos de energias renováveis: solar, eólica, biomassa e hidrelétrica.
  • Distribuição geográfica das fontes de energia no mundo.
  • Impactos políticos e econômicos na adoção de fontes renováveis.
  • A importância das energias renováveis na sustentabilidade ambiental.

Metodologia

A metodologia adotada nesta atividade baseia-se em práticas colaborativas e uso de tecnologias digitais, fornecendo aos alunos uma experiência de aprendizagem ativa e participativa. Ao serem divididos em grupos, os alunos são incentivados a pesquisar e discutir sobre aspectos variados das fontes energéticas renováveis, promovendo uma educação integrativa que incentiva a troca de conhecimentos e opiniões. A escolha por utilizar mapas interativos permite que, além da pesquisa, os discentes desenvolvam habilidades de comunicação e apresentação digital, que são essenciais em um mundo voltado cada vez mais para ambientes eletrônicos e de rede.

  • Divisão dos alunos em grupos para promover colaboração.
  • Pesquisa sobre aspectos geográficos, políticos e econômicos das energias renováveis.
  • Uso de plataformas digitais para criação de mapas interativos.
  • Apresentação dos resultados de pesquisa em seminários.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma dessa atividade está organizado para ser executado ao longo de duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os grupos deverão se organizar e iniciar suas pesquisas com base nos temas e regiões atribuídos. Ainda nesse período, eles devem começar a estruturar o layout de seus mapas interativos. Na segunda aula, o foco será a finalização das pesquisas e a apresentação dos mapas. Dessa forma, cada grupo terá a oportunidade de apresentar e discutir suas conclusões com a turma, abrindo espaço para debates e refinamento do aprendizado colaborativo.

  • Primeira Aula: Introdução à atividade, divisão dos grupos e início da pesquisa e estruturação do mapa.
  • Segunda Aula: Conclusão do mapa interativo e apresentações dos grupos.

Avaliação

A avaliação dos alunos nessa atividade será do tipo formativa, contemplando tanto o processo quanto o produto final do trabalho em grupo. Os critérios incluirão a qualidade da pesquisa e das informações apresentadas, a habilidade de trabalhar em conjunto com os colegas e a eficácia na comunicação das ideias durante as apresentações. Exemplos de avaliação incluem verificar a precisão dos dados representados no mapa interativo, a clareza da explicação de cada grupo sobre suas escolhas de representação das informações e o quanto foram bem-sucedidos em engajar os colegas em discussão pertinentes. Avaliações auto e heteroavaliativas também serão propostas, permitindo que os alunos reflitam sobre suas contribuições pessoais e as dos seus pares no grupo.

Materiais e ferramentas:

Para alcançar uma execução exitosa dessa atividade, os alunos necessitarão de uma variedade de materiais e recursos que vão desde tecnologias digitais até fontes de pesquisa confiáveis. Esses materiais sustentam tanto o processo investigativo quanto a criação dos mapas interativos, facilitando um ambiente de aprendizado rico e diversificado. Ferramentas digitais específicas permitem que alunos exercitem suas habilidades de TI, enquanto recursos bibliográficos garantem robustez e precisão nas informações apresentadas.

  • Computadores ou tablets com acesso à internet para pesquisa.
  • Software ou plataformas de mapeamento digital (ex: Google Earth, ArcGIS).
  • Acesso a bibliotecas online e bases de dados confiáveis.
  • Materiais de apoio (documentos, artigos e vídeos explicativos sobre energias renováveis).

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