Nesta atividade, os alunos do 1º ano do Ensino Médio explorarão diferentes regiões do mundo afetadas por conflitos geopolíticos atuais, utilizando um mapa interativo online. O professor selecionará previamente os conflitos a serem estudados e dividirá a turma em pequenos grupos. Cada grupo será responsável por investigar as causas, os principais atores envolvidos e as possíveis consequências desses conflitos para as regiões afetadas e para o mundo. Esta investigação incluirá a pesquisa de notícias recentes, artigos acadêmicos, e relatórios de organizações internacionais. Após a fase de pesquisa, cada grupo apresentará suas descobertas para a classe, utilizando o mapa interativo para ilustrar suas explanações. Esta atividade busca promover uma compreensão crítica sobre como a geopolítica mundial influencia as relações internacionais, estimulando o pensamento crítico e a capacidade de argumentação dos alunos.
O objetivo principal desta atividade é desenvolver nos alunos uma compreensão crítica sobre os conflitos geopolíticos atuais e sua influência nas relações internacionais. Ao trabalhar em grupos, os alunos também aprimorarão suas habilidades de pesquisa, colaboração e comunicação. Eles serão encorajados a analisar as causas e consequências desses conflitos de maneira crítica, identificar os principais atores envolvidos e refletir sobre possíveis soluções ou impactos futuros. A atividade também visa aumentar a consciência global dos alunos e incentivar a empatia pelas pessoas afetadas por esses conflitos.
Este plano de aula aborda a compreensão dos conflitos geopolíticos atuais sob a ótica da análise crítica das suas causas, das partes envolvidas e das consequências para as populações locais e para o mundo. A metodologia ativa aplicada incentiva os alunos a se aprofundarem na investigação de eventos complexos da geopolítica mundial, utilizando ferramentas digitais interativas, como mapas online, para enriquecer sua aprendizagem.
A metodologia ativa será utilizada para engajar os alunos na aprendizagem através da exploração interativa e análise crítica. A atividade será centrada na investigação orientada pelo aluno, onde os grupos deverão utilizar recursos online para a pesquisa e análise dos conflitos selecionados. A fase de apresentação permitirá aos estudantes utilizar o mapa interativo como uma ferramenta visual para apoiar suas descobertas, promovendo uma aprendizagem significativa e colaborativa.
A atividade será realizada em uma aula de 50 minutos. Os primeiros 10 minutos serão dedicados à introdução da atividade pelo professor e à formação dos grupos. Os próximos 30 minutos serão destinados à pesquisa dos temas em grupos. Os últimos 10 minutos da aula serão reservados para a organização do material coletado para as apresentações que ocorrerão na próxima aula.
A avaliação será realizada com base na qualidade da pesquisa realizada, na análise crítica desenvolvida pelos grupos sobre os conflitos geopolíticos estudados, e na clareza e profundidade das apresentações. Será valorizada a habilidade de trabalhar em equipe, a capacidade de argumentação e a utilização efetiva do mapa interativo para suportar as explanações. Além disso, a participação ativa durante as apresentações dos outros grupos também será considerada como critério de avaliação.
Para a realização desta atividade, serão necessários acesso à internet e um datashow (ou similar) para as apresentações. O professor deverá fornecer aos alunos uma lista de recursos digitais recomendados para a pesquisa, incluindo bases de dados, artigos, relatórios de organizações internacionais e notícias. Além disso, o professor preparará um mapa interativo online sobre os conflitos geopolíticos atuais para ser utilizado como ferramenta de apoio durante as apresentações.
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