Mapa Interativo: O Relevo Cearense

Desenvolvida por: Márcia… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Geografia
Temática: Relevo do Ceará e Tecnologias Digitais

Esta atividade foi planejada para engajar estudantes do 1º ano do Ensino Médio em um projeto prático de criação de um mapa interativo digital que retrata o relevo do estado do Ceará. Iniciando com uma exposição sobre as características fundamentais do relevo cearense, a atividade estimula a pesquisa e análise dos alunos em equipe sobre as várias formas de relevo presentes no território cearense. Utilizando ferramentas de georreferenciamento, os estudantes trabalharão em grupos para desenvolver um mapa interativo que destaque pontos significativos do relevo, acompanhados por descrições que elucidam suas origens e características. Este projeto visa fomentar não só o entendimento dos aspectos geográficos do Ceará mas também promover habilidades de colaboração, pesquisa e uso efetivo das tecnologias digitais, estimulando assim uma aprendizagem significativa e ativa.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é promover uma compreensão aprofundada e contextualizada do relevo do Ceará, integrando conhecimento geográfico com habilidades digitais. Os estudantes irão desenvolver competências fundamentais como trabalho em equipe, pesquisa, análise crítica e uso ético e eficaz de tecnologias da informação. Espera-se que, ao final da atividade, os alunos sejam capazes de reconhecer as variadas formas de relevo do estado, compreender suas origens e impactos ambientais e socioeconômicos, além de adquirir fluência na utilização de plataformas de georreferenciamento como instrumentos de estudo e apresentação geográfica.

  • Compreender as principais características do relevo do Ceará.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e análise de dados geográficos.
  • Praticar o trabalho em equipe e a comunicação eficaz.
  • Utilizar tecnologias digitais de georreferenciamento para criar mapas interativos.
  • Promover a consciência sobre os impactos socioambientais do relevo no desenvolvimento local.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade abrange a geografia física do Ceará, com um foco especial nas suas formas de relevo, como planaltos, serras e depressões. Será dada ênfase às tecnologias digitais de informação e comunicação, particularmente ferramentas de georreferenciamento e criação de mapas interativos. Os alunos também serão introduzidos ao estudo dos impactos ambientais e socioeconômicos associados às características do relevo.

  • Geografia física do Ceará: formas de relevo
  • Introdução a plataformas de georreferenciamento
  • Criação de mapas interativos
  • Análise dos impactos socioambientais do relevo cearense

Metodologia

A metodologia desta atividade combina a exposição teórica inicial com a aprendizagem baseada em projetos e a abordagem mão-na-massa. Após a introdução feita pelo professor sobre o relevo do Ceará, os alunos serão divididos em grupos para a fase de pesquisa e coleta de dados. Utilizando recursos online e plataformas de georreferenciamento, os grupos desenvolverão seus mapas interativos, promovendo assim um aprendizado colaborativo e interativo.

  • Exposição inicial sobre o relevo cearense
  • Formação de grupos para pesquisa e coleta de dados
  • Desenvolvimento de mapas interativos utilizando tecnologias digitais
  • Apresentação dos mapas e debate com a turma

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade será desenvolvida ao longo de 4 aulas, cada uma com a duração de 50 minutos. Na primeira aula, será feita a exposição inicial e a divisão dos grupos. As duas aulas seguintes serão dedicadas à pesquisa, coleta de dados, e ao início da criação dos mapas. A última aula será reservada para a finalização dos mapas e para as apresentações dos grupos.

  • Aula 1: Introdução ao relevo do Ceará e formação dos grupos.
  • Aula 2 e 3: Pesquisa, coleta de dados e início da criação dos mapas.
  • Aula 4: Finalização dos mapas e apresentações.

Avaliação

A avaliação desta atividade será baseada tanto no processo quanto no produto final. Será avaliada a capacidade dos alunos de trabalhar em equipe, sua participação ativa na pesquisa e coleta de dados, a eficácia na utilização das ferramentas tecnológicas e a qualidade geral do mapa interativo produzido. A criatividade na apresentação e a clareza na comunicação das informações também serão consideradas. Os critérios específicos incluirão: pesquisa e coleta de dados consistentes e relevantes, uso eficiente das tecnologias digitais, exatidão e detalhamento do mapa, apresentação criativa e informativa.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade serão necessários: acesso à internet, computadores ou tablets para a pesquisa e utilização das plataformas de georreferenciamento, acesso a bases de dados geográficos e imagens de satélite do Ceará, softwares ou aplicativos de criação de mapas interativos. Será útil também a disponibilização de materiais de apoio como artigos, vídeos e tutoriais sobre o uso das ferramentas tecnológicas empregadas.

  • Computadores ou tablets com acesso à internet
  • Plataformas de georreferenciamento (ex: Google Earth, ArcGIS Online)
  • Bases de dados geográficos e imagens de satélite
  • Materiais de apoio sobre relevo e uso das ferramentas

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