Nesta atividade, alunos do 1º ano do Ensino Médio participarão de um projeto prático investigativo denominado Projeto Mundo Sustentável. Organizados em grupos, os estudantes escolherão uma cadeia produtiva relacionada à exploração de recursos naturais para análise crítica dos seus impactos econômicos e socioambientais e como poderemos trabalhar para realizarmos projetos de preservaçaõ. O projeto propõe o desenvolvimento da consciência sustentável ao integrar aspectos como a sustentabilidade e o modo de vida das populações locais amazônicos, incluindo comunidades indígenas e quilombolas. Cada grupo deverá apresentar os resultados da investigação e propor soluções inovadoras para minimizar impactos negativos. A atividade estimula a autonomia, a cooperação e a capacidade crítica dos alunos ao abordar questões intrinsecamente ligadas à realidade socioeconômica e ambiental
O objetivo deste projeto é engajar os alunos na análise crítica de cadeias produtivas, promovendo a conscientização sobre a importância da sustentabilidade. Ao concluir a atividade, espera-se que os estudantes compreendam de maneira aprofundada os impactos econômicos e socioambientais das atividades humanas em diferentes contextos, desenvolvendo um olhar crítico sobre a exploração de recursos naturais e as consequências para comunidades tradicionais.
O conteúdo programático da atividade visa explorar diferentes aspectos das cadeias produtivas, enfatizando a inter-relação entre economia, sociedade e meio ambiente. Aborda também a importância de práticas sustentáveis, considerando as especificidades locais e culturais das comunidades impactadas. Os alunos estudarão casos de sustentabilidade e desenvolverão soluções inovadoras para mitigar impactos negativos identificados durante a investigação das cadeias produtivas escolhidas.
A metodologia deste projeto é centrada no aprendizado ativo e colaborativo, estimulando os alunos a trabalharem em grupos para pesquisar e discutir sobre cadeias produtivas. Os estudantes utilizarão diversas fontes de informação, como artigos, documentários e entrevistas, para embasar suas análises e proposições. Assim, a atividade promove a pesquisa, o diálogo e a construção coletiva do conhecimento.
O cronograma da atividade está planejado para ocorrer ao longo de duas aulas, com atividades interativas e envolventes que permitam aos alunos desenvolver seus projetos e trabalhar em suas apresentações. O primeiro encontro focará na introdução ao tema e início da pesquisa, enquanto o segundo será dedicado à finalização das propostas e apresentações dos grupos.
A avaliação dos alunos será baseada em diversos critérios, incluindo a participação e colaboração em grupo, a profundidade e originalidade da análise crítica realizada, e a qualidade das soluções propostas para mitigar impactos negativos. Exemplos de avaliações incluem: um rubrica que considere a clareza da apresentação, a argumentação e a criatividade das soluções; uma autoavaliação em que os alunos reflitam sobre seu envolvimento e aprendizado; e comentários e feedbacks entre os grupos para promover a reflexão e a melhoria contínua.
Os recursos necessários para a realização desta atividade incluem acesso a material bibliográfico, dispositivos com internet para pesquisa, ferramentas de apresentação e espaço para debates e discussões em grupo. Esses recursos suportam o ambiente colaborativo e investigativo que a atividade pretende instaurar, oferecendo aos alunos múltiplas formas de interação e aprendizagem.
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