Missão: Sustentabilidade na Vida Real

Desenvolvida por: Clauci… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: [Ciências Humanas e Sociais]
Temática: [Sustentabilidade e Gestão de Recursos]

Nesta atividade, os alunos serão divididos em grupos para identificar e investigar práticas locais de descarte e reaproveitamento de resíduos. Cada grupo fará uma pesquisa de campo na comunidade ou nas suas casas, registrando o ciclo dos resíduos. Através deste exercício, os alunos terão a oportunidade de compreender a importância do manejo adequado de resíduos e das práticas de sustentabilidade no cotidiano. A atividade culmina na apresentação de um painel com propostas de ações para melhorar o manejo de resíduos, promover o consumo responsável e aprimorar a sustentabilidade na região, incorporando práticas socioambientais adequadas. Este processo de investigação permite que os alunos desenvolvam habilidades críticas e criativas para abordar problemas reais, cultivando um entendimento sobre o papel individual e coletivo na promoção de um ambiente mais sustentável.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo principal da atividade é promover a compreensão dos alunos sobre as práticas de manejo de resíduos na comunidade e incentivá-los a desenvolver propostas viáveis para melhorar tais práticas. Espera-se que eles reconheçam a importância do consumo responsável e do reaproveitamento de materiais, desenvolvam habilidades de pesquisa de campo, e aprimorem suas capacidades de análise crítica e trabalho em equipe. Além de aumentar a conscientização sobre sustentabilidade, a atividade visa integrar práticas pedagógicas interdisciplinares que façam conexão entre teorias e práticas do dia a dia.

  • Compreender o ciclo dos resíduos em uma comunidade.
  • Desenvolver propostas para ações de melhoria do manejo de resíduos.
  • Incentivar o consumo responsável.
  • Aprimorar práticas de sustentabilidade.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13CHS301: Problematizar hábitos e práticas individuais e coletivos de produção, reaproveitamento e descarte de resíduos em metrópoles, áreas urbanas e rurais, e comunidades com diferentes características socioeconômicas, e elaborar e/ou selecionar propostas de ação que promovam a sustentabilidade socioambiental, o combate à poluição sistêmica e o consumo responsável.
  • EM13CHS306: Contextualizar, comparar e avaliar os impactos de diferentes modelos socioeconômicos no uso dos recursos naturais e na promoção da sustentabilidade econômica e socioambiental do planeta (como a adoção dos sistemas da agrobiodiversidade e agroflorestal por diferentes comunidades, entre outros).

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade abrange o ciclo dos resíduos, práticas de descarte e reaproveitamento, e as técnicas de gestão sustentável. Além disso, explorará o impacto econômico e ecológico dessas práticas. Os alunos irão investigar o ciclo de vida dos produtos, analisando desde a produção até o descarte, para entender a complexidade das cadeias de consumo e os benefícios do reaproveitamento de materiais.

  • Ciclo dos resíduos.
  • Práticas de descarte e reaproveitamento.
  • Gestão sustentável.
  • Impacto econômico e ecológico do descarte.

Metodologia

A metodologia adotada será participativa e prática, com ênfase em pesquisa de campo e trabalho colaborativo em grupos. Serão promovidas visitas a locais de descarte e reaproveitamento de resíduos, entrevistas com membros da comunidade local, elaboração de relatórios e debates. Os alunos serão guiados a estruturar suas pesquisas e reflexões de forma crítica, enquanto desenvolvem propostas inovadoras para problemas reais.

  • Trabalho em grupo.
  • Pesquisa de campo.
  • Entrevistas e interação com a comunidade.
  • Relatórios e apresentação de painéis.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está dividido em duas aulas de uma hora cada. A primeira aula é focada na introdução do tema e organização dos grupos para a pesquisa de campo. Na segunda aula, os alunos apresentarão os resultados de suas pesquisas e discutirão suas propostas de ação.

  • Aula 1: Introdução e organização dos grupos.
  • Aula 2: Apresentação de resultados e propostas.

Avaliação

A avaliação será contínua e baseada na participação ativa dos alunos, qualidade da pesquisa de campo e das propostas apresentadas. Será levada em consideração a capacidade de articulação dos alunos ao expor suas ideias, a pertinência das propostas em relação à melhora do manejo de resíduos e o trabalho em equipe. Exemplos de critérios incluem a clareza e organização do painel, a coerência das propostas com as pesquisas realizadas e a participação nos debates.

Materiais e ferramentas:

Os materiais e ferramentas necessários para a atividade incluem recursos básicos como papel, canetas, cartolinas para o painel, bem como dispositivos para registro de informações, como câmeras fotográficas e smartphones. As visitas em campo necessitarão de transporte, caso o local seja distante da escola, e a atividade poderá requerer o uso de computadores para compilar e apresentar dados.

  • Papéis, canetas e cartolinas.
  • Câmeras fotográficas ou smartphones.
  • Transporte para visitas.
  • Computadores para apresentação.

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