Paisagens em 360°

Desenvolvida por: Antoni… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Geografia
Temática: Geografia Física e Impacto Humano

Esta atividade envolve um passeio virtual utilizando a realidade aumentada através do Google Earth, permitindo que os alunos explorem paisagens naturais ao redor do mundo. Divididos em grupos, os alunos selecionarão uma paisagem para investigar suas características físicas e discutirão o impacto da atividade humana sobre ela. Através da investigação, os alunos desenvolverão habilidades de pesquisa e análise crítica, culminando em uma apresentação em que destacarão as interações entre o espaço físico e as atividades humanas. A proposta desta aula é enriquecer a compreensão dos alunos sobre a complexidade do mundo natural e das implicações das intervenções humanas sobre o meio ambiente.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade buscam aprimorar a compreensão dos alunos sobre a geografia física do planeta e os efeitos causados pelas atividades humanas nas paisagens. Através do uso de ferramentas digitais modernas, os alunos poderão desenvolver habilidades críticas de pesquisa e análise, bem como praticar a formulação de argumentos coerentes para sustentar suas observações. O enfoque em autonomia e trabalho colaborativo visa fortalecer as competências socioemocionais, enquanto a apresentação final encoraja a capacidade de comunicação eficaz e o uso de linguagens diversas para transmitir informações.

  • Desenvolver a capacidade de pesquisa e análise crítica de informações geográficas.
  • Aprimorar a compreensão das interações entre paisagens físicas e atividades humanas.
  • Estimular o uso de ferramentas digitais para exploração geográfica.
  • Fortalecer a habilidade de comunicação e argumentação.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13CHS101: Analisar e interpretar informações de natureza geográfica, com o apoio de diferentes linguagens e fontes digitais, para compreender e explicar fenômenos e suas interações.
  • EM13CHS102: Avaliar intervenções humanas no espaço geográfico, formulando propostas de ação para problemas socioambientais em diferentes contextos.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade concentra-se em temas essenciais da geografia física, como formação de relevo, hidrográficas, vegetação e clima, além das atividades humanas e seus impactos ambientais. A análise profunda dessas interações permitirá aos alunos compreenderem as dinâmicas complexas que moldam o mundo natural. Através da investigação prática e da discussão em grupo, os alunos desenvolverão habilidades de síntese e crítica, fundamentais para a compreensão dos desafios contemporâneos globais.

  • Formação e características do relevo.
  • Bacias hidrográficas e seus impactos ambientais.
  • Tipos de vegetação e zonas climáticas.
  • Impacto das atividades humanas no meio ambiente.

Metodologia

A metodologia adotada favorece a aprendizagem ativa e colaborativa, em que os alunos são coautores do próprio processo de descoberta. Utilizando a realidade aumentada e ferramentas como o Google Earth, os alunos expandem sua capacidade de observação e análise de paisagens reais em um formato virtual. Essa abordagem garante uma experiência de aprendizagem envolvente e interativa, incentivando o engajamento dos alunos e o desenvolvimento de habilidades digitais. O enfoque no trabalho em grupo não apenas promove a colaboração, mas também aprimora a resolução de problemas e a comunicação entre pares.

  • Exploração virtual de paisagens naturais.
  • Pesquisa em grupo para investigar características físicas.
  • Discussões sobre impactos ambientais causados pelo ser humano.
  • Apresentação dos resultados de pesquisa.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma de atividades está organizado em duas aulas de 60 minutos, dedicadas a maximizar o envolvimento dos alunos e o aprofundamento nas temáticas propostas. Na primeira aula, os alunos são introduzidos às ferramentas digitais e iniciam a exploração e análise das paisagens. A segunda aula é destinada à finalização da pesquisa, discussão dos resultados e preparação da apresentação. Essa distribuição de tempo permite um equilíbrio entre a descoberta autônoma, a reflexão em grupo e a apresentação consolidada, garantindo que os objetivos de aprendizagem sejam atingidos de maneira eficaz.

  • Aula 1: Introdução ao Google Earth e seleção de paisagens. Início da pesquisa em grupo sobre características físicas.
  • Aula 2: Conclusão da pesquisa e discussão dos impactos humanos. Preparação e apresentação dos resultados.

Avaliação

A avaliação dos alunos será baseada em diversos critérios que incluem a qualidade da pesquisa realizada, a coerência e profundidade das análises apresentadas, e a eficiência na comunicação de ideias durante a apresentação final. A utilização eficaz das ferramentas digitais para explorar e ilustrar as paisagens será também um fator relevante na avaliação. Serão considerados critérios como a colaboração dentro do grupo, onde aspectos como a divisão de tarefas e a capacidade de resolução de conflitos poderão ser avaliados. Exemplos incluem a apresentação de argumentos sólidos embasados em dados coletados virtualmente e a capacidade de relacionar conceitos geográficos com a realidade das paisagens estudadas. O professor pode usar rubricas com descritores claros para garantir uma avaliação justa e uniforme entre os grupos.

Materiais e ferramentas:

Os materiais e recursos para esta atividade incluem acesso a computadores ou tablets com conexão à internet, além de dispositivos que suportem realidade aumentada. O uso do Google Earth como principal ferramenta permite uma navegabilidade acessível e eficiente para os estudantes, garantindo que tenham a flexibilidade de explorar diversas regiões mundiais. O professor deve também garantir acesso a recursos didáticos complementares que esclareçam dúvidas e aprofundem a discussão em sala de aula.

  • Computadores ou tablets com internet.
  • Acesso ao Google Earth.
  • Recursos didáticos adicionais sobre geografia física.
  • Materiais para a apresentação (cartolina, projetor, etc.).

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo