A atividade 'Planeta em Ação: Moldando o Clima do Amanhã' propõe uma abordagem prática e interativa para o engajamento dos alunos do 1º ano do Ensino Médio nas questões relativas às mudanças climáticas e sustentabilidade. Utilizando materiais recicláveis, cartolinas, tintas, entre outros, os estudantes serão desafiados a formar grupos para construir maquetes que apresentem soluções inovadoras com o potencial de mitigar os efeitos adversos das mudanças climáticas. Cada grupo deverá focar em uma temática específica — seja ela energia renovável, reflorestamento, redução da poluição, ou outras iniciativas sustentáveis — e, posteriormente, apresentar sua maquete juntamente com uma explanação sobre como tal solução contribuiria para a melhora do clima no cenário global. Esta atividade não somente estimula a consciência ambiental e responsabilidade social entre os alunos, mas também promove habilidades de pesquisa, trabalho em equipe, criatividade e comunicação.
O principal objetivo desta atividade é engajar os alunos no 1º ano do Ensino Médio com as temáticas de sustentabilidade e mudanças climáticas, proporcionando um entendimento prático e crítico sobre como ações locais podem impactar globalmente o clima do planeta. Busca-se desenvolver nos estudantes a capacidade de investigação científica e técnica mediante a pesquisa e aplicação de conhecimentos para solucionar problemas reais relacionados ao meio ambiente. Além disso, a atividade visa fomentar habilidades socioemocionais importantes como trabalho em equipe, liderança, comunicação eficaz e pensamento criativo, essenciais para a formação integral dos jovens.
Durante a execução desta atividade, os alunos serão convidados a explorar conceitos fundamentais relacionados às mudanças climáticas, focando em sua origem, consequências e possíveis soluções. Através da construção de maquetes representando soluções para a mitigação desses efeitos, como o uso de energias renováveis e iniciativas de reflorestamento, propõe-se uma análise crítica de como diferentes abordagens podem ser implementadas para combater as mudanças climáticas. Será um momento propício para a discussão de temas transversais como inovação, sustentabilidade e responsabilidade social, incentivando os alunos a pensarem globalmente enquanto agem localmente.
Esta atividade adota a metodologia ativa 'Atividade Mão-na-massa', visando uma aprendizagem experiencial por parte dos alunos. A metodologia se baseia na ideia de que os estudantes aprendem melhor quando estão diretamente envolvidos no processo de aprendizagem, neste caso, através da construção de maquetes. Esse formato permite que os alunos apliquem criatividade e conhecimentos previamente adquiridos para solucionar problemas complexos, fortalecendo a conexão entre teoria e prática. Além disso, favorece o desenvolvimento de habilidades como trabalho em equipe, planejamento e execução de projetos, pesquisa e apresentação de resultados.
Esta atividade será dividida em duas etapas, totalizando 2 horas de duração. Na primeira aula, os alunos se dedicarão à pesquisa e ao planejamento de suas maquetes. A segunda aula será destinada à construção das maquetes e à preparação das apresentações.
A avaliação desta atividade será baseada tanto no processo quanto no produto final. Serão considerados critérios como a originalidade e viabilidade da solução proposta, a qualidade e criatividade da maquete, a coerência e clareza da apresentação, além da capacidade de trabalho em equipe. A avaliação será realizada mediante observação direta do professor durante as etapas de pesquisa, desenvolvimento e apresentação das maquetes. Propõe-se também a realização de uma autoavaliação e avaliação pelos pares, incentivando uma reflexão crítica sobre o trabalho desenvolvido e a contribuição individual e coletiva para o projeto.
Para a realização desta atividade, serão providenciados diversos materiais como cartolinas, tintas, colas, tesouras, materiais recicláveis (papéis, plásticos, metais) e acesso à internet para pesquisas. Além disso, utilizaremos salas de aula que permitam a organização dos alunos em grupos e espaços adequados para a construção das maquetes. Recursos digitais também podem ser incorporados para a pesquisa e apresentação das soluções.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula