Neste projeto, os estudantes trabalharão em grupos para explorar e analisar a trajetória de poluentes em uma região específica, focando em um curso de água, desde sua nascente até a foz. A atividade será apoiada pelo uso do Google Earth Pro, uma ferramenta que oferece imagens via satélite detalhadas de qualquer ponto do planeta. Os alunos serão encorajados a investigar dados geográficos, estudar as indústrias na proximidade do rio escolhido e compreender os impactos da poluição na flora e fauna locais. Com base em suas descobertas, cada grupo criará um documentário virtual, incorporando imagens satélite, dados ambientais coletados durante a pesquisa e entrevistas com especialistas, reais ou simulados, para discutir as possíveis medidas para reduzir a poluição. Este projeto não só permitirá aos alunos entender melhor os aspectos geográficos e ambientais envolvidos na poluição dos rios, mas também desenvolverá suas habilidades de pesquisa, trabalho em equipe, pensamento crítico e comunicação.
O principal objetivo desta atividade é engajar os estudantes do 1º ano do Ensino Médio no processo de aprendizagem ativa sobre os impactos ambientais causados pela poluição, utilizando uma abordagem de Aprendizagem Baseada em Projetos. Os alunos serão capazes de aplicar conhecimentos geográficos e ambientais na investigação da origem e trajeto dos poluentes de um rio específico, desenvolvendo habilidades analíticas e de pesquisa. Também aprenderão a usar ferramentas digitais, como o Google Earth Pro, para coletar e analisar dados geográficos. Na conclusão do projeto, espera-se que os alunos tenham melhorado sua capacidade de trabalhar em equipe, realizar entrevistas e apresentar suas descobertas de maneira criativa e informativa através de um documentário.
Durante a atividade, será explorada a temática da poluição hídrica e seu impacto nos ecossistemas. Os alunos estudarão os processos naturais e antrópicos que influenciam a qualidade da água, observando como indústrias e outras atividades humanas contribuem para a deterioração dos recursos hídricos. Além disso, o projeto incluirá o desenvolvimento de habilidades digitais, como a utilização do Google Earth Pro para mapear e analisar dados geográficos. Serão discutidas estratégias práticas e sustentáveis para a mitigação da poluição dos rios, incorporando aspectos de ciências ambientais, geografia e ciências sociais.
O projeto será conduzido através da metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos, incentivando os estudantes a investigarem ativamente e a resolverem problemas reais relacionados à poluição hídrica. Trabalhando em grupos, os alunos utilizarão o Google Earth Pro como principal ferramenta para localizar e analisar a região do rio escolhido. Pesquisa online, análise de dados e entrevistas com especialistas complementarão o estudo, culminando na criação de um documentário virtual que sintetize suas descobertas e propostas de solução.
A atividade será dividida em três sessões de 50 minutos. Na primeira sessão, os alunos serão apresentados ao projeto e receberão instruções sobre o uso do Google Earth Pro. Na segunda sessão, os grupos realizarão a pesquisa e a coleta de dados. Na última sessão, os alunos finalizarão e apresentarão seus documentários.
A avaliação será realizada com base na participação dos alunos em todas as etapas do projeto, qualidade da pesquisa realizada, habilidade de análise e interpretação dos dados coletados, criatividade e qualidade técnica do documentário, e eficácia na comunicação das soluções propostas. A participação ativa no trabalho em grupo e a colaboração entre os membros serão também critérios importantes. Serão utilizados instrumentos de avaliação como rubricas para avaliar objetivamente os diversos componentes do projeto, garantindo uma avaliação justa e transparente de todos os aspectos do trabalho.
Os principais recursos necessários para a realização desta atividade incluem acesso a computadores com internet e ao software Google Earth Pro. Além disso, será útil contar com acesso a bibliotecas ou bases de dados online para a pesquisa de dados secundários. Materiais para gravação de entrevistas e edição de vídeos também serão necessários para a produção do documentário virtual.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula