Nesta atividade, intitulada 'Roda de debate: o impacto humano no clima ao longo do tempo', os alunos do 1º ano do Ensino Médio formarão grupos para investigar e apresentar mudanças climáticas ocorridas nas últimas décadas, colocando ênfase na interferência humana, como ações econômicas e políticas. A tarefa exigirá que os alunos preparem apresentações utilizando recursos audiovisuais e tecnologias digitais, abordando temas como aquecimento global e desmatamento. O objetivo central é fomentar a discussão crítica durante uma roda de debate, onde os participantes analisarão como as escolhas econômicas e políticas influenciam essas mudanças e debaterão soluções para mitigar os efeitos negativos dessas ações.
Os objetivos de aprendizagem desta atividade visam desenvolver o pensamento crítico dos alunos sobre as mudanças climáticas, incentivando uma compreensão profunda das implicações econômicas, políticas e sociais. Oportunizando o trabalho em grupo, a atividade amplia a habilidade de comunicação e a capacidade de síntese dos alunos, permitindo que eles articulem suas ideias e argumentos de forma coerente e embasada.
O conteúdo programático abrange um amplo espectro de conceitos relacionados a mudanças climáticas, com foco na compreensão das influências antrópicas sobre o clima global. A atividade prevê o aprofundamento em temas específicos como aquecimento global e desmatamento, oferecendo uma visão crítica sobre a interação entre ações humanas e meio ambiente.
A abordagem metodológica desta atividade é centrada na aprendizagem ativa, promovendo um ambiente colaborativo e interdisciplinar. Ao empregar tecnologias digitais e recursos audiovisuais, os alunos podem explorar diferentes perspectivas, facilitando o desenvolvimento de habilidades tecnológicas e de comunicação crítica, essenciais para o debate informado e argumentado.
A atividade será realizada ao longo de quatro horas, dividida em 4 sessões de 50 minutos. Este cronograma permite um tempo adequado para a pesquisa, preparação de materiais audiovisuais e a conclusão com o debate e discussão em grupos. Durante cada etapa, os alunos terão a oportunidade de refletir e aperfeiçoar suas apresentações.
A avaliação será composta por três critérios principais: pesquisa e qualidade das informações apresentadas; clareza e eficácia na comunicação durante as apresentações; e engajamento e capacidade crítica demonstradas no debate. Os alunos devem ser capazes de apresentar argumentos sólidos, demonstrando compreensão dos impactos humanos nas mudanças climáticas. Exemplos incluem avaliar a precisão de dados apresentados, a originalidade das soluções propostas durante as discussões e a capacidade de argumentar com base em fatos.
Os recursos essenciais para a realização da atividade incluem tecnologias digitais, como computadores, softwares de apresentação e acesso à internet, além de materiais audiovisuais que os alunos devem integrar em suas apresentações. Esses recursos são fundamentais para que os alunos adquiram familiaridade com ferramentas digitais, facilitando a pesquisa e a comunicação eficaz de suas ideias.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula