Roda de debate: o impacto humano no clima ao longo do tempo

Desenvolvida por: Israel… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Geografia
Temática: Mudanças Climáticas e Interferência Humana

Nesta atividade, intitulada 'Roda de debate: o impacto humano no clima ao longo do tempo', os alunos do 1º ano do Ensino Médio formarão grupos para investigar e apresentar mudanças climáticas ocorridas nas últimas décadas, colocando ênfase na interferência humana, como ações econômicas e políticas. A tarefa exigirá que os alunos preparem apresentações utilizando recursos audiovisuais e tecnologias digitais, abordando temas como aquecimento global e desmatamento. O objetivo central é fomentar a discussão crítica durante uma roda de debate, onde os participantes analisarão como as escolhas econômicas e políticas influenciam essas mudanças e debaterão soluções para mitigar os efeitos negativos dessas ações.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade visam desenvolver o pensamento crítico dos alunos sobre as mudanças climáticas, incentivando uma compreensão profunda das implicações econômicas, políticas e sociais. Oportunizando o trabalho em grupo, a atividade amplia a habilidade de comunicação e a capacidade de síntese dos alunos, permitindo que eles articulem suas ideias e argumentos de forma coerente e embasada.

  • Desenvolver a capacidade de pesquisa crítica sobre mudanças climáticas.
  • Fomentar a habilidade de trabalhar em grupo e comunicar ideias de forma clara e estruturada.
  • Analisar criticamente a influência humana em mudanças climáticas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13CHS102: Identificar, analisar e discutir as circunstâncias históricas, geográficas, políticas, econômicas, sociais, ambientais e culturais de matrizes conceituais (etnocentrismo, racismo, evolução, modernidade, cooperativismo/desenvolvimento etc.), avaliando criticamente seu significado histórico e comparando-as a narrativas que contemplem outros agentes e discursos.
  • EM13CHS106: Utilizar as linguagens cartográfica, gráfica e iconográfica, diferentes gêneros textuais e tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais, incluindo as escolares, para se comunicar, acessar e difundir informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abrange um amplo espectro de conceitos relacionados a mudanças climáticas, com foco na compreensão das influências antrópicas sobre o clima global. A atividade prevê o aprofundamento em temas específicos como aquecimento global e desmatamento, oferecendo uma visão crítica sobre a interação entre ações humanas e meio ambiente.

  • Estudo das mudanças climáticas ao longo das últimas décadas.
  • Análise do impacto humano em fenômenos climáticos globais como o aquecimento global.
  • Discussão sobre desmatamento e suas consequências ambientais.

Metodologia

A abordagem metodológica desta atividade é centrada na aprendizagem ativa, promovendo um ambiente colaborativo e interdisciplinar. Ao empregar tecnologias digitais e recursos audiovisuais, os alunos podem explorar diferentes perspectivas, facilitando o desenvolvimento de habilidades tecnológicas e de comunicação crítica, essenciais para o debate informado e argumentado.

  • Aprendizagem baseada em projetos, com foco em pesquisa de campo.
  • Utilização de tecnologias digitais e plataformas de apresentação.
  • Roda de debate para discussão crítica e refinamento de ideias.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada ao longo de quatro horas, dividida em 4 sessões de 50 minutos. Este cronograma permite um tempo adequado para a pesquisa, preparação de materiais audiovisuais e a conclusão com o debate e discussão em grupos. Durante cada etapa, os alunos terão a oportunidade de refletir e aperfeiçoar suas apresentações.

  • Aula 1: Introdução ao tema e formação dos grupos de trabalho.
  • Aula 2: Pesquisa e coleta de dados sobre mudanças climáticas.
  • Aula 3: Preparação da apresentação com apoio de tecnologias digitais.
  • Aula 4: Apresentações dos grupos e roda de debate.

Avaliação

A avaliação será composta por três critérios principais: pesquisa e qualidade das informações apresentadas; clareza e eficácia na comunicação durante as apresentações; e engajamento e capacidade crítica demonstradas no debate. Os alunos devem ser capazes de apresentar argumentos sólidos, demonstrando compreensão dos impactos humanos nas mudanças climáticas. Exemplos incluem avaliar a precisão de dados apresentados, a originalidade das soluções propostas durante as discussões e a capacidade de argumentar com base em fatos.

Materiais e ferramentas:

Os recursos essenciais para a realização da atividade incluem tecnologias digitais, como computadores, softwares de apresentação e acesso à internet, além de materiais audiovisuais que os alunos devem integrar em suas apresentações. Esses recursos são fundamentais para que os alunos adquiram familiaridade com ferramentas digitais, facilitando a pesquisa e a comunicação eficaz de suas ideias.

  • Computadores com acesso à internet.
  • Softwares de apresentação, como PowerPoint ou Google Slides.
  • Recursos audiovisuais, incluindo vídeos e infográficos.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo