Nessa atividade, os alunos do 1º ano do Ensino Médio sairão da sala de aula para explorar o ambiente urbano em busca de iniciativas de sustentabilidade. Durante o safari urbano, eles farão uso de câmeras, smartphones ou gravadores para documentar projetos relacionados à exploração sustentável de recursos naturais e a práticas agropecuárias sustentáveis. Essa exploração permitirá aos alunos observar e entender melhor como a sustentabilidade pode ser aplicada em seu próprio contexto urbano. A atividade envolve a preparação para a saída, a exploração em si e, posteriormente, a compilação das informações coletadas em uma exposição coletiva na escola, utilizando posters ou mídias digitais. Esse exercício não apenas promove conhecimento sobre iniciativas locais de sustentabilidade, mas também fomenta o desenvolvimento de habilidades analíticas, críticas e criativas ao incentivar a observação atenta do entorno e a reflexão sobre a importância das práticas sustentáveis.
O objetivo dessa atividade é estimular nos alunos a capacidade de observar, analisar e avaliar iniciativas de sustentabilidade dentro de seu próprio contexto urbano, fomentando uma compreensão integrada sobre como tais práticas impactam positivamente o meio ambiente e a sociedade. Busca-se, através dessa metodologia ativa, incentivar uma postura crítica e reflexiva acerca dos recursos naturais e práticas agropecuárias focadas na sustentabilidade, enquanto promove a valorização de soluções locais que visem o desenvolvimento sustentável. Dessa forma, a atividade contribui para o aprimoramento do pensamento analítico, da capacidade crítica e da criatividade, habilidades indispensáveis para a formação cidadã e profissional dos alunos.
A proposta aborda conceitos fundamentais relacionados à sustentabilidade, exploração sustentável de recursos naturais e práticas agropecuárias imbuídas de preocupações ambientais. Os alunos terão a oportunidade de conectar teoria e prática ao explorar seu entorno, observando como tais conceitos se manifestam na realidade e como contribuem para o desenvolvimento sustentável da comunidade. Esse enfoque nos permite abordar a sustentabilidade de maneira integrada, relacionando-a com a economia, sociedade, cultura e meio ambiente.
A metodologia 'Mão-na-massa' será empregada, encorajando os alunos a atuarem diretamente na coleta de dados através de um safari urbano. Essa abordagem prática possibilita uma imersão profunda nos temas de estudo, à medida que os próprios estudantes realizam a investigação. A atividade será dividida em três fases: preparação, exploração e compartilhamento dos achados. Essa estrutura metodológica destina-se a promover a autonomia dos alunos no processo de aprendizagem, além de engajar e incentivar a aplicação de conhecimento de forma prática.
A atividade será realizada em um período de duas aulas de 50 minutos, ocupando 1.2 aulas. A primeira aula será destinada à preparação e planejamento do safari. Na sequência, os alunos sairão para a exploração do entorno, dedicando-se à documentação das iniciativas de sustentabilidade. A compilação dos dados e preparação da exposição ocorrerão ao fim da exploração, no espaço restante da segunda aula.
Os alunos serão avaliados com base em sua participação nas discussões e na qualidade dos registros produzidos durante o safari urbano. Isso inclui a relevância das informações coletadas, a análise crítica das iniciativas observadas e a criatividade na apresentação dos dados na exposição final. A avaliação também considerará o envolvimento e contribuição de cada aluno para o trabalho em equipe durante a preparação e realização da atividade, bem como na compilação e apresentação dos resultados.
Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como câmeras fotográficas ou smartphones com capacidade de gravação, cadernos ou dispositivos para anotações e gravadores de áudio para registros de depoimentos. Materiais para a criação dos posters ou recursos digitais para compilação das informações em formatos digitais também são essenciais, além de acessos à biblioteca ou internet para pesquisa e contextualização do tema.
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