Territórios do Rei Leão: Além da Savana

Desenvolvida por: Virna … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Geografia e Sociologia
Temática: Território e Fronteiras na Savana Africana

Nesta atividade, os alunos serão divididos em grupos e assistirão a trechos selecionados do filme 'Rei Leão'. O propósito é explorar os significados de território e fronteiras na savana africana, contextualizando as dualidades entre civilização e barbárie, nomadismo e sedentarismo mostradas no filme. Os alunos discutirão em uma roda de debate, comparando os aspectos do filme com sociedades africanas reais e suas dinâmicas culturais e espaciais. Isso proporciona uma contextualização prática sobre como diferentes sociedades lidam com conceitos de território e fronteiras, promovendo a compreensão crítica dos temas e suas implicações na realidade africana contemporânea.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem incluem o desenvolvimento da habilidade de análise crítica dos conceitos de território e fronteiras, bem como a compreensão das dualidades civilização/barbárie e nomadismo/sedentarismo. Através da comparação com situações apresentadas no filme 'Rei Leão', os alunos serão instigados a relacionar essas ideias com a realidade das sociedades africanas. A atividade busca fomentar habilidades de pensamento crítico e análise contextual de fenômenos sociais e culturais.

  • Analisar os significados de território e fronteiras em contextos culturais diversos.
  • Relacionar dualidades culturais e espaciais com realidades africanas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13CHS203: Comparar os significados de território, fronteiras e vazio (espacial, temporal e cultural) em diferentes sociedades, contextualizando e relativizando visões dualistas (civilização/barbárie, nomadismo/sedentarismo, esclarecimento/obscurantismo, cidade/campo, entre outras).
  • EM13CHS504: Analisar e avaliar os impasses ético-políticos decorrentes das transformações culturais, sociais, históricas, científicas e tecnológicas no mundo contemporâneo e seus desdobramentos nas atitudes e nos valores de indivíduos, grupos sociais, sociedades e culturas.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abrange a análise dos conceitos de território e fronteiras, a discussão sobre a dualidade civilização e barbárie, bem como as diferenças entre nomadismo e sedentarismo. Esses temas são ampliados através do contexto cultural e espacial da savana africana, usando o filme 'Rei Leão' como base comparativa e exploratória. Os alunos investigarão como essas questões são retratadas no filme e discutirão paralelos com a diversidade cultural da África.

  • Conceitos de território e fronteiras.
  • Dualidade civilização/barbárie.
  • Nomadismo e sedentarismo nas culturas africanas.

Metodologia

A metodologia adotada envolve uma combinação de atividades audiovisuais e debate em grupo. Os alunos assistirão a partes selecioneadas do 'Rei Leão' para basear a discussão sobre os temas propostos. A roda de debate permitirá a expressão de pontos de vista diversos e estimulará o pensamento crítico, além de encorajar os alunos a fazer conexões com a realidade das sociedades africanas por meio de um olhar crítico e contextual.

  • Uso de filme para introdução temática.
  • Debate em grupo para discussão e análise crítica.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está planejado para ser executado em uma aula de 60 minutos. Esse tempo será dividido entre a exibição dos trechos do filme e a roda de debate. Desta forma, garante-se que os alunos tenham tempo adequado para absorver o conteúdo e participar de discussões profundas e reflexivas.

  • Aula 1: Exibição dos trechos e realização da roda de debate – 60 minutos.

Avaliação

A avaliação dos alunos será baseada em sua participação no debate e na capacidade de articular suas ideias durante a discussão. Critérios incluem a clareza ao expor conceitos aprendidos, a capacidade de relacionar o conteúdo do filme com a realidade social apresentada e o respeito aos colegas ao ouvir e responder seus pontos de vista. Exemplos de avaliação incluem anotações feitas durante a sessão de debate e autoavaliação reflexiva sobre o que foi discutido.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a realização da atividade incluirão os equipamentos audiovisuais para a exibição do filme, materiais para anotações e o uso de um espaço adequado para a roda de debate. Esses recursos são essenciais para garantir o engajamento dos estudantes e a eficácia da atividade proposta.

  • Filme 'Rei Leão'.
  • Equipamentos audiovisuais (projetor e áudio).
  • Bloco de notas e canetas.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo