A atividade 'Vozes do Presente: Podcast dos Povos Originários' tem como principal objetivo fazer com que os alunos do 1º ano do Ensino Médio se engajem na compreensão da história, cultura, lutas e condições atuais de povos indígenas, utilizando a ferramenta moderna e acessível que é o podcast. Esta iniciativa visa promover o uso consciente da tecnologia para a disseminação de conhecimento, ao mesmo tempo que destaca a importância da preservação e divulgação da cultura de povos originários. Os estudantes trabalharão em grupos para pesquisar sobre um povo indígena específico, mergulhando em sua rica história, cultura, e lutas, e posteriormente produzirão um episódio de podcast. Este deverá incluir roteiro, entrevistas (caso seja possível), efeitos sonoros e trilhas musicais que enriqueçam a narrativa. A expectativa é que, por meio da produção e compartilhamento desta mídia, os alunos não apenas ampliem seus conhecimentos, mas também desenvolvam habilidades críticas sobre como as tecnologias impactam na preservação e difusão das culturas.
Esta atividade tem como meta engajar os alunos na exploração e produção de conhecimento sobre povos indígenas por meio do podcast, um formato moderno e acessível. Objetiva-se que os alunos desenvolvam habilidades de pesquisa, síntese de informações e produção audiovisual, bem como promovam a reflexão sobre o papel das tecnologias na sociedade, sobretudo em relação aos modos como contribuem para a preservação e divulgação de culturas minoritárias. Além disso, espera-se que os alunos aprimorem sua capacidade de trabalho em equipe, critério na seleção de fontes confiáveis e habilidades comunicativas na elaboração e apresentação dos podcasts.
Os conteúdos programáticos da atividade são centrados na história, cultura e condições atuais dos povos indígenas, além do uso de tecnologias digitais como meio de pesquisa e disseminação de conhecimento. Através da atividade prática, os alunos irão aplicar conhecimentos teóricos na produção de conteúdo digital, envolvendo técnicas de roteirização, edição de áudio e uso ético e responsável de informações.
A abordagem metodológica para esta atividade é baseada na metodologia ativa 'Atividade Mão-na-massa', permitindo aos alunos aprender fazendo. Os estudantes serão divididos em grupos e orientados a escolher um povo indígena como tema de pesquisa. Eles deverão então coletar dados, organizar as informações e produzir um episódio de podcast. O processo de aprendizagem será orientado pelo professor, mas fortemente focado na autonomia dos grupos, estimulando a pesquisa ativa, seleção crítica de informações e colaboração entre os estudantes.
A carga horária total desta atividade será de 1 hora, dividida em uma aula de 60 minutos. Esta sessão única será aproveitada para explicar o projeto, orientar sobre a divisão dos trabalhos, iniciar a pesquisa e planejamento. Além disso, será discutida a importância dos temas e da metodologia adotada.
A avaliação da atividade será realizada considerando a profundidade e abrangência da pesquisa realizada, a criatividade e originalidade do podcast, a coerência e clareza do roteiro, a qualidade técnica da gravação e edição, e a capacidade de trabalhar em equipe. Serão atribuídos pontos por cada critério e a nota final será a soma desses pontos. Feedback construtivo será dado após o compartilhamento dos podcasts para que os alunos possam refletir sobre seus trabalhos e o processo de aprendizagem.
Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como acesso a internet para pesquisa, computadores com software de edição de áudio (por exemplo, Audacity), microfones e fones de ouvido. A escola deve providenciar um espaço adequado para que os alunos possam realizar gravações sem interferências externas. Adicionalmente, recomenda-se a utilização de plataformas de hospedagem de podcaster para o compartilhamento dos trabalhos finais.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula